Re: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES
Enviado: 06 Jun 2015, 12:48
Acabei de comprar um capacete bell, e hoje sou um feliz proprietário. Opa, nem tanto... Explico.
Em outro tópico citei, rapidamente, meu histórico com capacetes baratos, adquiridos por acreditar em uma proteção equivalente a capacetes "caros", erroneamente induzido pela certificação do imetro. Superada esta concepção, adquiri um MT optimus (articulado) para mim e um ls2 pra minha mulher. O LS2 da chefa, M, foi amaldiçoado por ser "apertado", e eu fiquei responsável por laceá-los, usando em viagens, passando literais sufocos, de forma que hoje ele está quase bom em mim e ela não reclama como antes ( tentamos encontrar um meio termo).
O meu capacete MT, tamanho L ( 59-60), entrava justo, era usado sem desconforto absurdo no inicio, mas por conta da laceada pelo uso, tenho dúvidas se eu deveria ter comprado o capacete M (58), por conta da experiência em ter usado o capacete de minha mulher. Falo isso pensando, exclusivamente - ou quase - , no quesito segurança, pois o conforto deste capacete é excelente, e não fica sambando em minha cabeça. OBS: meu crânio mede 59,5 de acordo com os tutoriais de medição indicada para aferição anterior a compra de capacetes.
Logo após os esclarecimentos sobre os materiais, níveis de segurança internacionais, objetivei comprar, primeiramente um articulado e depois um tricomposto excelente, a principio o Bell m4R pelo custo benefício e pelo silencio propagado. Nota-se que o tal silêncio é propagado tanto oficialmente pelo marketing da marca, quanto pela narrativa de alguns usuários de foruns a fora. Minha iniciativa de comprar um capacete considerado excelente pelos órgãos aferidores de segurança é decorrente de uso rodoviário predominante, pois apesar de não querer experimentar uma situação de necessidade extrema de proteção de um capacete , quero estar com o capacete bem justo e adequado caso venha a experimentar um evento como esse, ao qual todos nós estamos sujeito. Em segundo plano, queria um capacete silencioso, diferente do MT articulado e do LS2.
Pois bem, de olho a tempos no mercado e vendo que os capacetes vendidos no ML ( os bell m4r) aumentaram de preço de 1390 em 10 x para um pouco mais de 1500( maldito aumento de tarifas dos importados), ontem corri em uma loja física ( Moto Barra Custon-RJ) para aquisição no preço antigo. Logo de cara percebi que o tamanho do capacete L, tanto no formato externo quanto interno, são maiores que outras marcas, de acordo com diversas narrativas na net. Assim, ao colocar o tamanho L, ele vestiu meu crânio folgadamente, bem mais folgado que meu MT enquanto novo. Pela lógica ficaria mais folgado quando usado. O tamanho M vestiu bastante justo, mas não tão justo quanto o LS2 da muié, e logo pensei: é esse, pois não deixa a testa apertada, como o LS2 deixava no início. Pensei: logo este tamanho M irá lacear e ficar bom, já que o LS2 M era danado para entrar na minha cabeça, "rasgava" as zorelhas, e permanecer com ele só com muita determinação. Contribuiu para minha decisão a loja possuir apenas o branco no tamanho L ( estava disposto a comprar o branco, pois também acho bonito)e o vendedor me dar a garantia verbal de trocá-lo ( dar o jeito), caso não venha a ficar do meu agrado.
Ao sair da loja e pegar a estrada, ví que o maldito barulho de vento projetado a partir da bolha permanece, em menor volume, mas presente, a atormentar a cabeça. Assim, percebo a venda sob a lógica de "silencio absoluto", propagando pela bell como discurso de autoridade de pilotos, uma farsa, pelo menos para mim!. Não fui completamente enganado, pois já imaginava que não seria possível anular um turbilhão de vento como o gerado pela bolha, mas imaginava que poderia ser menor. Assim, o chumaço de algodão com parte molhado não será aposentado, para diminuição do ruído, quando viajo em estradas. Desenvolvi certa irritação em relação ao barulho, colocando culpa no capacete articulado (MT) que uso, e tendo a ciência que a compra de um LS2 ( bom capacete) não seria a solução, pois também é barulhento.
O trajeto percorrido foi do Recreio dos Bandeirantes à Campo Grande ( casa de minha mãe), e posteriormente à São João de Meriti ( minha casa), percorrendo boa parte do RJ. Estava passando um bom aperto na cabeça, notoriamente na região inferior da orelha, região critica. Temo ter feito a escolha do capacete e/ou tamanho errado. Não percebi a ventilação, que se diz excelente mesmo em baixas velocidades, nas propagandas, durante o trajeto em vias arteriais de 80/90 km/h.
Rolezinho a noite e o que foi na minha cabeça? O MT articulado! Oh capacete bom, confortável e com bom custo benefício quando usado em dias sem chuva e sem nevoeiro! Colocarei um pinlok nele e vai ficar show!
Mais à frente coloco minhas observações em viagens com o bell, e se ele ficou confortável, e se o pinlok dele cumpre o que promete.
Esqueci como posta fotos. Depois coloco foto do capa
Em outro tópico citei, rapidamente, meu histórico com capacetes baratos, adquiridos por acreditar em uma proteção equivalente a capacetes "caros", erroneamente induzido pela certificação do imetro. Superada esta concepção, adquiri um MT optimus (articulado) para mim e um ls2 pra minha mulher. O LS2 da chefa, M, foi amaldiçoado por ser "apertado", e eu fiquei responsável por laceá-los, usando em viagens, passando literais sufocos, de forma que hoje ele está quase bom em mim e ela não reclama como antes ( tentamos encontrar um meio termo).
O meu capacete MT, tamanho L ( 59-60), entrava justo, era usado sem desconforto absurdo no inicio, mas por conta da laceada pelo uso, tenho dúvidas se eu deveria ter comprado o capacete M (58), por conta da experiência em ter usado o capacete de minha mulher. Falo isso pensando, exclusivamente - ou quase - , no quesito segurança, pois o conforto deste capacete é excelente, e não fica sambando em minha cabeça. OBS: meu crânio mede 59,5 de acordo com os tutoriais de medição indicada para aferição anterior a compra de capacetes.
Logo após os esclarecimentos sobre os materiais, níveis de segurança internacionais, objetivei comprar, primeiramente um articulado e depois um tricomposto excelente, a principio o Bell m4R pelo custo benefício e pelo silencio propagado. Nota-se que o tal silêncio é propagado tanto oficialmente pelo marketing da marca, quanto pela narrativa de alguns usuários de foruns a fora. Minha iniciativa de comprar um capacete considerado excelente pelos órgãos aferidores de segurança é decorrente de uso rodoviário predominante, pois apesar de não querer experimentar uma situação de necessidade extrema de proteção de um capacete , quero estar com o capacete bem justo e adequado caso venha a experimentar um evento como esse, ao qual todos nós estamos sujeito. Em segundo plano, queria um capacete silencioso, diferente do MT articulado e do LS2.
Pois bem, de olho a tempos no mercado e vendo que os capacetes vendidos no ML ( os bell m4r) aumentaram de preço de 1390 em 10 x para um pouco mais de 1500( maldito aumento de tarifas dos importados), ontem corri em uma loja física ( Moto Barra Custon-RJ) para aquisição no preço antigo. Logo de cara percebi que o tamanho do capacete L, tanto no formato externo quanto interno, são maiores que outras marcas, de acordo com diversas narrativas na net. Assim, ao colocar o tamanho L, ele vestiu meu crânio folgadamente, bem mais folgado que meu MT enquanto novo. Pela lógica ficaria mais folgado quando usado. O tamanho M vestiu bastante justo, mas não tão justo quanto o LS2 da muié, e logo pensei: é esse, pois não deixa a testa apertada, como o LS2 deixava no início. Pensei: logo este tamanho M irá lacear e ficar bom, já que o LS2 M era danado para entrar na minha cabeça, "rasgava" as zorelhas, e permanecer com ele só com muita determinação. Contribuiu para minha decisão a loja possuir apenas o branco no tamanho L ( estava disposto a comprar o branco, pois também acho bonito)e o vendedor me dar a garantia verbal de trocá-lo ( dar o jeito), caso não venha a ficar do meu agrado.
Ao sair da loja e pegar a estrada, ví que o maldito barulho de vento projetado a partir da bolha permanece, em menor volume, mas presente, a atormentar a cabeça. Assim, percebo a venda sob a lógica de "silencio absoluto", propagando pela bell como discurso de autoridade de pilotos, uma farsa, pelo menos para mim!. Não fui completamente enganado, pois já imaginava que não seria possível anular um turbilhão de vento como o gerado pela bolha, mas imaginava que poderia ser menor. Assim, o chumaço de algodão com parte molhado não será aposentado, para diminuição do ruído, quando viajo em estradas. Desenvolvi certa irritação em relação ao barulho, colocando culpa no capacete articulado (MT) que uso, e tendo a ciência que a compra de um LS2 ( bom capacete) não seria a solução, pois também é barulhento.
O trajeto percorrido foi do Recreio dos Bandeirantes à Campo Grande ( casa de minha mãe), e posteriormente à São João de Meriti ( minha casa), percorrendo boa parte do RJ. Estava passando um bom aperto na cabeça, notoriamente na região inferior da orelha, região critica. Temo ter feito a escolha do capacete e/ou tamanho errado. Não percebi a ventilação, que se diz excelente mesmo em baixas velocidades, nas propagandas, durante o trajeto em vias arteriais de 80/90 km/h.
Rolezinho a noite e o que foi na minha cabeça? O MT articulado! Oh capacete bom, confortável e com bom custo benefício quando usado em dias sem chuva e sem nevoeiro! Colocarei um pinlok nele e vai ficar show!
Mais à frente coloco minhas observações em viagens com o bell, e se ele ficou confortável, e se o pinlok dele cumpre o que promete.
Esqueci como posta fotos. Depois coloco foto do capa