EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES
Enviado: 15 Jan 2011, 19:28
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES
Imagine que um belo dia você resolve praticar algum esporte, aí você pensa, por exemplo, em praticar natação. Qual a sua primeira providência? Obviamente, comprar uma sunga (ou biquíni no caso das moças). Mas aí você lembra que nestes dias chuvosos que estamos passando (em Salvador), natação pode não ser uma boa idéia, você desiste e resolve então ir fazer musculação. Você lembra de que? Comprar short, camiseta, talvez um par de luvas, garrafinha pra levar água etc. Digamos que você esteja querendo algo menos entediante e resolve então partir para o judô, o karatê, o jiu-jitsu ou algo similar. Você lembra logo do kimono e obviamente, vai querer o melhor possível, certo? Agora, me digam uma coisa ... Porque quando alguém pensa em moto, não pensa PRIMEIRO nos equipamentos de segurança e só consegue pensar na moto? Será que a moto é um “ser” tão encantador que cega as pessoas em relação à necessidade de se proteger? Talvez alguém vá falar que vai comprar a moto apenas para trabalhar ou para se locomover ao local de trabalho e não por esporte. Bom, que eu saiba a maior parte do nosso tempo nós passamos dedicados ao trabalho e dos sete dias que a semana possui, pelo menos cinco vamos a ele, certo? O que te leva a pensar então que não precisa de proteção? Você, por acaso, é o Ironman ou algo parecido? Está imune a acidentes?
Logo, antes de se falar em comprar a primeira moto, temos que falar então em comprar os equipamentos necessários e o mais importante deles é o CAPACETE. Existem alguns tipos e a Resolução Denatran nº 203 de 2006 especifica quais são os permitidos. Particularmente, confio apenas (e são os mais seguros de fato) nos capacetes integrais/fechados e são os que eu recomendo que você compre. Capacete aberto? Está querendo perder os dentes ou o queixo meu amigo? Eu não! Em relação à fabricação dos capacetes, existem desde os de materiais mais simples e baratos (plástico injetado) até os “top” de linha que são os capacetes feitos em fibra de carbono e kevlar (Felipe Massa até hoje é grato por ter um desse). A variação de preços obviamente também é enorme, vão dos R$ 70,00 até os R$ 30mil. Diante disso, compro qual? Acho que aí vale aquela velha frase popular; “nem oito, nem oitenta”. O importante é você estar atento a alguns detalhes;
- Tem que ser certificado pelo Inmetro (selo externo e etiqueta interna), até por força de lei.
- A viseira tem que ser rígida, ao pressioná-la não pode ceder, se ceder procure outro! A propósito, vale lembrar que a viseira está lá PARA SER USADA. De que adianta ter uma boa viseira se você andar com ela aberta? Andar com ela fechada faz calor? Então tá meu amigo, esqueça moto e vá comprar um carro com ar-condicionado, ok?
- O tamanho do capacete é importantíssimo e tem que ser justo, não pode ter folgas e, quando novo, o certo é ser um pouco apertado mesmo, até porque com o tempo ele cede. Outro detalhe importante é que, ao mover a cabeça para trás, o capacete NÃO PODE ENCOSTAR NA CERVICAL. Isso em caso de um acidente pode causar graves sequelas.
- Os adesivos refletivos que acompanham o capacete não estão ali para enfeite. Cole-os no capacete, na frente, atrás e nas laterais. Isso é sua segurança e também é LEI!
- Quando afivelar o capacete, a cinta não deve ter nenhuma folga. Aquela história de deixar uma pequena folga é lenda. Deixe-a justa! Se houver um acidente, qualquer pequena folga pode fazer com que o capacete saia de sua cabeça, o que não vai ser nada bom.
LEMBRETE: Capacete tem validade viu, gente? Três anos de uso, é adeus pra ele!!! É caro comprar outro? Ok... quanto custa consertar um crânio em caso de acidente? Você garante que, depois de três anos, o capacete continua eficiente? Nem os fabricantes garantem isso, então não sou eu que vou confiar.
O vídeo a seguir (não sou eu no vídeo, eu sou mais feio) dá ótimos esclarecimentos sobre o uso de capacetes e inclusive fala sobre algo que acho crítico que é o costume das lojas darem de “brinde” um capacete quando você compra uma moto nova. Eu considero esse “brinde” um verdadeiro presente de grego, porque a qualidade de tais capacetes deixa muito a desejar. Enfim meus amigos, invistam na sua segurança antes de pensar em comprar motos!!! O vídeo abaixo mostra como escolher seu capacete.
http://www.youtube.com/watch?v=AAXialDLA_g" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
Helano
Logo, antes de se falar em comprar a primeira moto, temos que falar então em comprar os equipamentos necessários e o mais importante deles é o CAPACETE. Existem alguns tipos e a Resolução Denatran nº 203 de 2006 especifica quais são os permitidos. Particularmente, confio apenas (e são os mais seguros de fato) nos capacetes integrais/fechados e são os que eu recomendo que você compre. Capacete aberto? Está querendo perder os dentes ou o queixo meu amigo? Eu não! Em relação à fabricação dos capacetes, existem desde os de materiais mais simples e baratos (plástico injetado) até os “top” de linha que são os capacetes feitos em fibra de carbono e kevlar (Felipe Massa até hoje é grato por ter um desse). A variação de preços obviamente também é enorme, vão dos R$ 70,00 até os R$ 30mil. Diante disso, compro qual? Acho que aí vale aquela velha frase popular; “nem oito, nem oitenta”. O importante é você estar atento a alguns detalhes;
- Tem que ser certificado pelo Inmetro (selo externo e etiqueta interna), até por força de lei.
- A viseira tem que ser rígida, ao pressioná-la não pode ceder, se ceder procure outro! A propósito, vale lembrar que a viseira está lá PARA SER USADA. De que adianta ter uma boa viseira se você andar com ela aberta? Andar com ela fechada faz calor? Então tá meu amigo, esqueça moto e vá comprar um carro com ar-condicionado, ok?
- O tamanho do capacete é importantíssimo e tem que ser justo, não pode ter folgas e, quando novo, o certo é ser um pouco apertado mesmo, até porque com o tempo ele cede. Outro detalhe importante é que, ao mover a cabeça para trás, o capacete NÃO PODE ENCOSTAR NA CERVICAL. Isso em caso de um acidente pode causar graves sequelas.
- Os adesivos refletivos que acompanham o capacete não estão ali para enfeite. Cole-os no capacete, na frente, atrás e nas laterais. Isso é sua segurança e também é LEI!
- Quando afivelar o capacete, a cinta não deve ter nenhuma folga. Aquela história de deixar uma pequena folga é lenda. Deixe-a justa! Se houver um acidente, qualquer pequena folga pode fazer com que o capacete saia de sua cabeça, o que não vai ser nada bom.
LEMBRETE: Capacete tem validade viu, gente? Três anos de uso, é adeus pra ele!!! É caro comprar outro? Ok... quanto custa consertar um crânio em caso de acidente? Você garante que, depois de três anos, o capacete continua eficiente? Nem os fabricantes garantem isso, então não sou eu que vou confiar.
O vídeo a seguir (não sou eu no vídeo, eu sou mais feio) dá ótimos esclarecimentos sobre o uso de capacetes e inclusive fala sobre algo que acho crítico que é o costume das lojas darem de “brinde” um capacete quando você compra uma moto nova. Eu considero esse “brinde” um verdadeiro presente de grego, porque a qualidade de tais capacetes deixa muito a desejar. Enfim meus amigos, invistam na sua segurança antes de pensar em comprar motos!!! O vídeo abaixo mostra como escolher seu capacete.
http://www.youtube.com/watch?v=AAXialDLA_g" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
Helano