EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES

Aqui ficarão as informações sobre os equipamentos de proteção que todo motociclista deve utilizar, por amor à sua vida e integridade física.
DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES

Mensagem por DrigoRJ » 06 Jun 2015, 12:48

Acabei de comprar um capacete bell, e hoje sou um feliz proprietário. Opa, nem tanto... Explico.

Em outro tópico citei, rapidamente, meu histórico com capacetes baratos, adquiridos por acreditar em uma proteção equivalente a capacetes "caros", erroneamente induzido pela certificação do imetro. Superada esta concepção, adquiri um MT optimus (articulado) para mim e um ls2 pra minha mulher. O LS2 da chefa, M, foi amaldiçoado por ser "apertado", e eu fiquei responsável por laceá-los, usando em viagens, passando literais sufocos, de forma que hoje ele está quase bom em mim e ela não reclama como antes ( tentamos encontrar um meio termo).

O meu capacete MT, tamanho L ( 59-60), entrava justo, era usado sem desconforto absurdo no inicio, mas por conta da laceada pelo uso, tenho dúvidas se eu deveria ter comprado o capacete M (58), por conta da experiência em ter usado o capacete de minha mulher. Falo isso pensando, exclusivamente - ou quase - , no quesito segurança, pois o conforto deste capacete é excelente, e não fica sambando em minha cabeça. OBS: meu crânio mede 59,5 de acordo com os tutoriais de medição indicada para aferição anterior a compra de capacetes.

Logo após os esclarecimentos sobre os materiais, níveis de segurança internacionais, objetivei comprar, primeiramente um articulado e depois um tricomposto excelente, a principio o Bell m4R pelo custo benefício e pelo silencio propagado. Nota-se que o tal silêncio é propagado tanto oficialmente pelo marketing da marca, quanto pela narrativa de alguns usuários de foruns a fora. Minha iniciativa de comprar um capacete considerado excelente pelos órgãos aferidores de segurança é decorrente de uso rodoviário predominante, pois apesar de não querer experimentar uma situação de necessidade extrema de proteção de um capacete , quero estar com o capacete bem justo e adequado caso venha a experimentar um evento como esse, ao qual todos nós estamos sujeito. Em segundo plano, queria um capacete silencioso, diferente do MT articulado e do LS2.

Pois bem, de olho a tempos no mercado e vendo que os capacetes vendidos no ML ( os bell m4r) aumentaram de preço de 1390 em 10 x para um pouco mais de 1500( maldito aumento de tarifas dos importados), ontem corri em uma loja física ( Moto Barra Custon-RJ) para aquisição no preço antigo. Logo de cara percebi que o tamanho do capacete L, tanto no formato externo quanto interno, são maiores que outras marcas, de acordo com diversas narrativas na net. Assim, ao colocar o tamanho L, ele vestiu meu crânio folgadamente, bem mais folgado que meu MT enquanto novo. Pela lógica ficaria mais folgado quando usado. O tamanho M vestiu bastante justo, mas não tão justo quanto o LS2 da muié, e logo pensei: é esse, pois não deixa a testa apertada, como o LS2 deixava no início. Pensei: logo este tamanho M irá lacear e ficar bom, já que o LS2 M era danado para entrar na minha cabeça, "rasgava" as zorelhas, e permanecer com ele só com muita determinação. Contribuiu para minha decisão a loja possuir apenas o branco no tamanho L ( estava disposto a comprar o branco, pois também acho bonito)e o vendedor me dar a garantia verbal de trocá-lo ( dar o jeito), caso não venha a ficar do meu agrado.

Ao sair da loja e pegar a estrada, ví que o maldito barulho de vento projetado a partir da bolha permanece, em menor volume, mas presente, a atormentar a cabeça. Assim, percebo a venda sob a lógica de "silencio absoluto", propagando pela bell como discurso de autoridade de pilotos, uma farsa, pelo menos para mim!. Não fui completamente enganado, pois já imaginava que não seria possível anular um turbilhão de vento como o gerado pela bolha, mas imaginava que poderia ser menor. Assim, o chumaço de algodão com parte molhado não será aposentado, para diminuição do ruído, quando viajo em estradas. Desenvolvi certa irritação em relação ao barulho, colocando culpa no capacete articulado (MT) que uso, e tendo a ciência que a compra de um LS2 ( bom capacete) não seria a solução, pois também é barulhento.

O trajeto percorrido foi do Recreio dos Bandeirantes à Campo Grande ( casa de minha mãe), e posteriormente à São João de Meriti ( minha casa), percorrendo boa parte do RJ. Estava passando um bom aperto na cabeça, notoriamente na região inferior da orelha, região critica. Temo ter feito a escolha do capacete e/ou tamanho errado. Não percebi a ventilação, que se diz excelente mesmo em baixas velocidades, nas propagandas, durante o trajeto em vias arteriais de 80/90 km/h.

Rolezinho a noite e o que foi na minha cabeça? O MT articulado! Oh capacete bom, confortável e com bom custo benefício quando usado em dias sem chuva e sem nevoeiro! Colocarei um pinlok nele e vai ficar show!

Mais à frente coloco minhas observações em viagens com o bell, e se ele ficou confortável, e se o pinlok dele cumpre o que promete.

Esqueci como posta fotos. Depois coloco foto do capa

Imagem

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES

Mensagem por Thiago_1100S » 18 Jun 2015, 16:13

Cara minha mina usa um bell do mesmo modelo do seu... Eu usei ele e o silêncio é absurdo.... Não existe 100% de silêncio... Mas comparado com todos que já usei ele é o melhor... E a lista não é pequena..

Peels mach 5

Ebf 7

Zeus 2100 fibra

Nolan N84 Ncon

Nolan N84 standard (menos barulho q o nCon)

Suomy vandal

Xlite x601 dois desse

Xlite x801

Kbc vr2r

Nuvo gunmetal

Ls2 carbon não sei o numero do modelo mas é o único de fibra de carbono

NITRO 4100

TEXX

Esses eu tive ou tenho, mas tem a lista dos que testei sem comprar.

Shoei x12 se não me engano

Agv stealth

Agv k3

Shark s500 air

Shark s900

Shark rfi



De todos o mais silencioso é o bell

Sent from my Lumia 1020
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES

Mensagem por DrigoRJ » 18 Jun 2015, 21:49

Thiago, se o assunto for sobre capacete, vc é autoridade!

Após várias horas de viagem, o capacete cedeu e esta confortável, levemente apertado, como imaginado. Não precisei cortar o isopor, como em alguns locais na net indicam.

Faltam o teste do nevoeiro e da chuva!

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES

Mensagem por DrigoRJ » 18 Jun 2015, 21:57

Thiago, se o assunto for sobre capacete, vc é autoridade!

Após várias horas de viagem, o capacete cedeu e esta confortável, levemente apertado, como imaginado. Não precisei cortar o isopor, como em alguns locais na net indicam. Estou satisfeito com a aquisição!

Faltam o teste do nevoeiro e da chuva!

pini94
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 259
Registrado em: 18 Set 2014, 17:02
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES

Mensagem por pini94 » 18 Jun 2015, 22:04

Atualmente eu uso um AGV - K3 e gosto muito do acabamento, do formato e da maneira como ''veste na cabeça'' e da aerodinamica do capacete. A única coisa em que ele deixa a desejar na minha opnião é em relação ao barulho do vento, principalmente no meu caso que o fluxo de ar turbilhonado que vem da bolha bate de frente com o capacete na altura da testa. Mas como paguei R$ 380,00 nele na promoção na RS1 valeu muito a pena pois o meu capacete anterior era muitooooooooo ruim. Mas acho que se for para pagar o preço normal dele de 900 a 1000$, acredito que tenha opções melhores.
Thiago Pini Milanez

Ténéré 250 2011 branca (Cabrita)
Só na bike por enquanto...
Crypton T105 (do meu pai)

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 861
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES

Mensagem por Thiago_1100S » 19 Jun 2015, 10:27

tem um ponto, ainda não teste ele na tenere, pois ela é minha moto de andar na cidade e uso os outros aqui dentro...

mas acredito que qualquer capacete fique mais barulhento nela, tiro isso pelo meu X601 (é meu casco favorito por isso estou no segundo), na ducati que é naked ele faz um barulho leve, nada fora do normal, mas na tenere quando passo de 80 por hora o barulho do vento fica mto mais forte, a turbulência gerada pela bolha vai direto no capacete.... talvez esse seja um dos motivos de vc achar o bell barulhento, tenta andar uns dias se a bolha e tira suas impressões..
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES

Mensagem por ivojoseaug » 19 Jun 2015, 10:30

Thiago_1100S escreveu:Cara minha mina usa um bell do mesmo modelo do seu... Eu usei ele e o silêncio é absurdo.... Não existe 100% de silêncio... Mas comparado com todos que já usei ele é o melhor... E a lista não é pequena..

Peels mach 5

Ebf 7

Zeus 2100 fibra

Nolan N84 Ncon

Nolan N84 standard (menos barulho q o nCon)

Suomy vandal

Xlite x601 dois desse

Xlite x801

Kbc vr2r

Nuvo gunmetal

Ls2 carbon não sei o numero do modelo mas é o único de fibra de carbono

NITRO 4100

TEXX

Esses eu tive ou tenho, mas tem a lista dos que testei sem comprar.

Shoei x12 se não me engano

Agv stealth

Agv k3

Shark s500 air

Shark s900

Shark rfi



De todos o mais silencioso é o bell

Sent from my Lumia 1020

Valeu a dica, há tempos que procuro um capacete mais silencioso.

Avatar do usuário
Adriano Monte Mor
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 204
Registrado em: 26 Fev 2014, 23:59
Cidade onde mora: Mesquita/RJ
Localização: Rio de Janeiro

Re: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES

Mensagem por Adriano Monte Mor » 14 Jul 2015, 13:18

Atualmente utilizo o Texx Double Vision Mercúrio, articulado e muito bem justo na cabeça. Na primeira semana com ele fiquei incomodado de como ele apertava, mas depois deu uma laceada e ficou top. Melhor capacete que já tive, comparando com um Tauros e um Pro Tork, ambos articulados e duas porcarias. Vai fazer 3 anos o capacete e ainda está como novo. Com certeza irei comprar outro igual.

Avatar do usuário
Jhaimilson
Usuário
Usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 29 Set 2013, 21:38
Cidade onde mora: Santa Bárbara D'Oeste
Localização: Santa Bárbara D' Oeste

Re: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES

Mensagem por Jhaimilson » 14 Jul 2015, 16:22

Capacete é complicado...

Tenho um articulado Norisk FF370 e um HJC FS-15 réplica do Ben Spies em fibra de vidro... O Norisk é bonito e funcional, porém para viagens, por ser articulado, é barulhento.

Minha solução era usar protetor auricular... Apesar de resolver o barulho, o protetor incomoda e machuca o ouvido, pensei então em pegar um capacete fechado, apostando que o ruído iria diminuir.

Comprei o HJC todo feliz, capacete lindo, testado em túnel de vento, acabamento de primeira. Quando peguei a estrada fiquei desanimado, muito mais barulhento que o articulado. No fim, acabo usando mais o Norisk, acho que pelo uso, a espuma cedeu e parece que o barulho reduziu mais ainda.

Mesmo com o Norisk menos barulhento (muito menos), uso protetor auricular de natação, não incomoda, você modela ele no ouvido, não tira todo som externo e veda super bem o vento.

Depois de ver muitos relatos de capacetes tops acabei vendo que não existe capacete que resolva o problema de ruído, seja um de R$100,00 ou um de R$5.000,00, o jeito é usar protetor auricular mesmo.
Atual - Suzuki GSX-S750
Ex - Yamaha Ténéré 250 2016 Branca
Ex - Triumph Tiger 800 STD 2015 Branca
Ex - Yamaha Ténéré 250 2011 Branca
Ex - Honda CG150 Titan ESD 2005 Verde
Ex - Honda Biz 100 2001 Azul

DrigoRJ
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 24 Mai 2014, 14:58
Cidade onde mora: Nova Friburgo/ RJ
Localização: Nova Friburgo, RJ/São João de Meriti, RJ

Re: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES

Mensagem por DrigoRJ » 14 Jul 2015, 21:38

Jhaimilson escreveu:Capacete é complicado...
Depois de ver muitos relatos de capacetes tops acabei vendo que não existe capacete que resolva o problema de ruído, seja um de R$100,00 ou um de R$5.000,00, o jeito é usar protetor auricular mesmo.
Concordo. Acredito que NÂO EXISTE capacete que seja capaz de anular o ruído causado pelo turbilhão de vento projetado a partir da bolha original. Por que? Porque boooa parte do ruido ser causado pelo som chegar a aparelho auditivo via condução óssea. O vento turbilhonado vai ao capacete em pancadas, que é transmitidas à calota craniana, que reverbera aos tímpanos. A qualidade do capacete é capaz, em maior ou menor medida, de atenuar o som transmitido pela via condução aérea ( som do ambiente).

http://www.dgsotorrinolaringologia.med. ... ouvido.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
http://www.avatec.com.br/manual_insalub ... ido045.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

Verifiquei que a acústica do Bell M4R é excelente. Em passeios com minha mulher na garupa, sem algodão ou protetor auricular, sinto-me como os indivíduos que sofreram perda auditiva, porque ao usar o capacete sofro um pouco para ouvir ela falar comigo. Muitas vezes repito: O que? hannn? kkkkk

Não deixei de usar chumaço de algodão ou protetor auricular nos ouvidos em viagens. Com o bell e proteção auricular a vedação sonora do ambiente é tamanha que mal escuto a buzina ( melhor que a original). Assim, não escuto o barulho "externo" do vento, pois os vedadores dão conta de boa parte do som que é transmitido pela via aérea, mas o ruído - de vento - causado pela transmissão óssea permanece...bastante alto. Talvez em menor volume por causa da qualidade do isopor e da viseira de 3 mm, mas permanece como minha companheira de viagem!

Prefiro ficar com a batucada na cabeça do que andar sem a bolha. O jeito será colocar outra bolha maior ou o defletor, porém não estou decidido sobre qual deles investir.

Responder