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MensagemEnviado: 15 Jan 2011, 18:28 
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EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO - CAPACETES



Imagine que um belo dia você resolve praticar algum esporte, aí você pensa, por exemplo, em praticar natação. Qual a sua primeira providência? Obviamente, comprar uma sunga (ou biquíni no caso das moças). Mas aí você lembra que nestes dias chuvosos que estamos passando (em Salvador), natação pode não ser uma boa idéia, você desiste e resolve então ir fazer musculação. Você lembra de que? Comprar short, camiseta, talvez um par de luvas, garrafinha pra levar água etc. Digamos que você esteja querendo algo menos entediante e resolve então partir para o judô, o karatê, o jiu-jitsu ou algo similar. Você lembra logo do kimono e obviamente, vai querer o melhor possível, certo? Agora, me digam uma coisa ... Porque quando alguém pensa em moto, não pensa PRIMEIRO nos equipamentos de segurança e só consegue pensar na moto? Será que a moto é um “ser” tão encantador que cega as pessoas em relação à necessidade de se proteger? Talvez alguém vá falar que vai comprar a moto apenas para trabalhar ou para se locomover ao local de trabalho e não por esporte. Bom, que eu saiba a maior parte do nosso tempo nós passamos dedicados ao trabalho e dos sete dias que a semana possui, pelo menos cinco vamos a ele, certo? O que te leva a pensar então que não precisa de proteção? Você, por acaso, é o Ironman ou algo parecido? Está imune a acidentes?

Logo, antes de se falar em comprar a primeira moto, temos que falar então em comprar os equipamentos necessários e o mais importante deles é o CAPACETE. Existem alguns tipos e a Resolução Denatran nº 203 de 2006 especifica quais são os permitidos. Particularmente, confio apenas (e são os mais seguros de fato) nos capacetes integrais/fechados e são os que eu recomendo que você compre. Capacete aberto? Está querendo perder os dentes ou o queixo meu amigo? Eu não! Em relação à fabricação dos capacetes, existem desde os de materiais mais simples e baratos (plástico injetado) até os “top” de linha que são os capacetes feitos em fibra de carbono e kevlar (Felipe Massa até hoje é grato por ter um desse). A variação de preços obviamente também é enorme, vão dos R$ 70,00 até os R$ 30mil. Diante disso, compro qual? Acho que aí vale aquela velha frase popular; “nem oito, nem oitenta”. O importante é você estar atento a alguns detalhes;

- Tem que ser certificado pelo Inmetro (selo externo e etiqueta interna), até por força de lei.

- A viseira tem que ser rígida, ao pressioná-la não pode ceder, se ceder procure outro! A propósito, vale lembrar que a viseira está lá PARA SER USADA. De que adianta ter uma boa viseira se você andar com ela aberta? Andar com ela fechada faz calor? Então tá meu amigo, esqueça moto e vá comprar um carro com ar-condicionado, ok?

- O tamanho do capacete é importantíssimo e tem que ser justo, não pode ter folgas e, quando novo, o certo é ser um pouco apertado mesmo, até porque com o tempo ele cede. Outro detalhe importante é que, ao mover a cabeça para trás, o capacete NÃO PODE ENCOSTAR NA CERVICAL. Isso em caso de um acidente pode causar graves sequelas.

- Os adesivos refletivos que acompanham o capacete não estão ali para enfeite. Cole-os no capacete, na frente, atrás e nas laterais. Isso é sua segurança e também é LEI!

- Quando afivelar o capacete, a cinta não deve ter nenhuma folga. Aquela história de deixar uma pequena folga é lenda. Deixe-a justa! Se houver um acidente, qualquer pequena folga pode fazer com que o capacete saia de sua cabeça, o que não vai ser nada bom.

LEMBRETE: Capacete tem validade viu, gente? Três anos de uso, é adeus pra ele!!! É caro comprar outro? Ok... quanto custa consertar um crânio em caso de acidente? Você garante que, depois de três anos, o capacete continua eficiente? Nem os fabricantes garantem isso, então não sou eu que vou confiar.

O vídeo a seguir (não sou eu no vídeo, eu sou mais feio) dá ótimos esclarecimentos sobre o uso de capacetes e inclusive fala sobre algo que acho crítico que é o costume das lojas darem de “brinde” um capacete quando você compra uma moto nova. Eu considero esse “brinde” um verdadeiro presente de grego, porque a qualidade de tais capacetes deixa muito a desejar. Enfim meus amigos, invistam na sua segurança antes de pensar em comprar motos!!! O vídeo abaixo mostra como escolher seu capacete.



Abraço :thumbup:

Helano

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MensagemEnviado: 16 Jan 2011, 18:13 
ishe bom mesmo ter uma boa escolha na hora de comprar o capacete ! obrigado Helano por posta ai!


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MensagemEnviado: 20 Jan 2011, 09:12 
Alguem ai conhece o capacete TEXX hanzy? e o V 21 Rider, ambos articulados.
Estou querendo um capacete articulado que médio porte, esses custam na faixa de 225,00 (v21) e 290,00 (texx), depois desses somente o zeus por 350,00 e o ls2 (550,00), na verdade queria esse ultimo porem não tenho "TEMPO$$$" agora.

valeu


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MensagemEnviado: 20 Jan 2011, 11:42 
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eu tenho um capacete Texx, mas é o modelo mais simpls, não articulado, é um Texx Silver Eagle e acho muito bom, preço em conta e com uma qualidade muito boa.

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MensagemEnviado: 21 Jan 2011, 12:54 
rocktenere escreveu:
Alguem ai conhece o capacete TEXX hanzy? e o V 21 Rider, ambos articulados.
Estou querendo um capacete articulado que médio porte, esses custam na faixa de 225,00 (v21) e 290,00 (texx), depois desses somente o zeus por 350,00 e o ls2 (550,00), na verdade queria esse ultimo porem não tenho "TEMPO$$$" agora.

valeu



CAra minha mão tem um texx não sei o modelo dele mas é escamontável e com óculos escuro preto muito bonito e leve, mas é meio barulhento é bom.

Agora dentro das suas opções levantadas por vc recomendo gastar um pouco a mais e comprar um TExx, V21 não gosto já andei só tem um acabamento um pouco melhor que o pro tork articulado que tbm já tive um.

:thumbup:


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MensagemEnviado: 22 Jan 2011, 12:47 
Comprei o Texx Hazy, capacete muito bom, já estreei, rsrsrs, na chuva e até caiu do banco da tenere, tentei pegar mas somente evitei uma queda maior, resumindo, alguns pequenos arranhados, alguem sabe como arrumar esses arranhados, se não tiver jeito vou fazer (com papel adesivo fotográfico) dois pequenos adesivos com o simbolo da tenere para colar nele.

Mais uma coisa alguem sabe qual é a forma certa de se limpar a viseira? Pois ela custa 80,00 é muita grana para trocar uma por mês, rsrsrsrs. Valeu!!


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MensagemEnviado: 25 Jan 2011, 11:51 
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Alguém teste usar "papel" contact na viseira para protegê-la, depois nos avise como ficou.

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MensagemEnviado: 25 Jan 2011, 15:37 
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dieles

Outro dia vi alguém postando em outro fórum que não era muito recomendável fazer isto não, me parece que o contact causava mais embaçamento na viseira etc.

Sei lá, na dúvida, prefiro não arriscar. Alguém se candidata? :lol:

Abraço,

Helano

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MensagemEnviado: 25 Jan 2011, 15:55 
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Comprei semana passada, paguei R$ 2,00 pelo material. Assim que tiver tempo vou testar (fora da moto, claro :P ), e depois presto meu relatório.

Se alguém tiver sugestão de outro material, favor pronunciar-se.

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MensagemEnviado: 27 Jan 2011, 16:19 
Cara o arranhado está atrapalhando muito a sua visão??

Se tiver e for fundo não tem jeito é outra nova.

Se for arranhado pequeno e sem profundidade encere a viseira, com cera automotiva com silicone. Mas antes eu lavo com sabão neutro ou shampo para carro espero escorrer um pouco de água e depois seco com um pano, passo cera espero secar uns 10 minutos ou 15 e depois lustro com estopa.


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