Selo do inmetro e fiscalização

Aqui ficarão as informações sobre os equipamentos de proteção que todo motociclista deve utilizar, por amor à sua vida e integridade física.
Avatar do usuário
ValMartins
Participativo
Participativo
Mensagens: 429
Registrado em: 23 Jan 2013, 18:21
Cidade onde mora: São Paulo
Localização: São Paulo

Selo do inmetro e fiscalização

Mensagem por ValMartins » 04 Set 2013, 20:20

Boas pessoal!!!
Sei que o assunto é bem polemico, então vou direto ao ponto...
Comprei um capacete showwww de bolaaaaa de um cliente que trouxe da Alemanha e não coube na cabecinha dele... E graças a deus na minha coube... Então vamo que vamo!!!
Agora eis a minha preocupação , o bendito selo no inmetro.
Até pensei em ir na G.O. e...sei lá comprar um selo e meter nele. Mas já vi que posso até ser enquadrado como falsificador... Ai é osso hein!!!
O capacete é um schubert C3. Custa 600 Libras lá na Europa. Aqui nem vende. No mercado livre está 2500,00.
Já li bastante no fórum sobre o selo, o que eu queria perguntar aos amigos Tenereiros é o seguinte :

- Quem já foi parado em blitz e foi verificado o capacete, o selo, etc....

Porque vejo muito essa preocupação , mas e na prática como isso funciona? Os PULIÇA averiguam mesmo o selo ou não ?

Grato pela ajuda!!!
Andar de moto... um estado de espírito!!!

Ténéré 250 Azul!!!

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4286
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Selo do inmetro e fiscalização

Mensagem por Fmm4100 » 04 Set 2013, 20:27

To fora de SP e não foi em blitz. A única fiscalização que sofri foi na vistoria do Detran RJ, onde checaram selo e estado do capacete.

Voltando a SP, tenho os dois pés atras com a Policia Rodoviária Estadual, por isso não arriscaria perder meu tempo tendo que debater legislação com um agente.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Selo do inmetro e fiscalização

Mensagem por MaxxTazzi » 04 Set 2013, 21:16

Não vou me estender nesse assunto e saberemos indiretamente do que falo.

Ando desde de meus 06 anos, mais efetivamente desde dos 18. Em motos speed, trails, trilhas e o diabo a 4. Já fui parado diversas vezes, e nunca me pararam para ver o selo do inmetro. E sejamos convictos, isso em uma blitz é o menos que interessa ou qualquer parada policial. Se me pararem um dia por isso ou a lei mudou ou quem parou quer beliscar algo.

Bem, tenho alguns capacetes de fora, que trouxe, melhores que qualquer Shark com inmetro, quem diria os San Marino da vida.

Sinto muito, uso, os selos são originais e enfim, não entro em detalhes.

Sei da segurança e qualidade. É um paralelo mais medicamentos do EUA, uso, só é proibido pq nossa bela Anvisa não aprovou, mais o mesmo é aprovado em diversos países de 1º mundo.

Agora em uma parada como saber se ele é aprovado pelo inmetro? Sinto muito, ainda não temos essa tecnologia se o Policial ou entidade nem sabe legislação ou algo do gênero.

Ilegal? Sim e Não. Ilegal perante a política interna, e não pela minha segurança.

Enviado do meu GT-I9300
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
ViniGremio
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 02 Jun 2013, 19:10
Cidade onde mora: Novo Hamburgo - RS
Localização: Novo Hamburgo - RS

Re: Selo do inmetro e fiscalização

Mensagem por ViniGremio » 04 Set 2013, 21:21

Eaí cara!!!

to pensando em comprar agora quando for pros EUA! O que ta achando do capacete? Falaram que é o modular mais silencioso do mundo. Fora que a schuberth é excelência em segurança.

Sobre a pergunta, acredito que não dê problemas, os guardas sabem ver o que é um capacete bom e o que não é, 90% de chances de não verem isso, e se pedirem outros 50% que não vão te multar. As chances são poucas e eu acho que vale a pena!

E outra: mesmo ele não tendo o selo, se tu carregar a página do DETRAN IMPRESSA consigo, dizendo que o capacete é aprovado, eles não podem fazer nada, pois pode ter descolado teu selo! Agora, pelo que andei olhando, este schuberth c3 não está na lista. Mas isto vale para outros que estão.

att..
Imagem
XTZ 250 Ténéré 2012 Azul
XT 600 Z Ténéré 1990 Azul

Avatar do usuário
fjruthes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1090
Registrado em: 23 Jun 2011, 21:55
Cidade onde mora: Indaial/SC

Re: Selo do inmetro e fiscalização

Mensagem por fjruthes » 05 Set 2013, 09:32

Bom... Sempre que fui parado em uma blitz nunca verificaram se o capacete tinha selo... Agora tbém estou andando com um capacete sem o tal selo, um Scorpion que comprei de um membro aqui no Tenere Club... Agora, no final das contas, vai do bom senso do guarda... Ele, com certeza, sabe que os nossos capacetes são infinitamente melhores que esses Liberty ai de 30 pila que tem o selinho do inmetro...

Essa lei na verdade é muito idiota.. Se o camarada está de bermuda, regata, descalço, capacete de 30 pila com selinho do inmetro ele tá dentro da lei... Se eu estou de jaqueta, bota, luva, capacete 5 estrelas sem o selo do inmetro, eu estou fora da lei... E dizem que essa tal lei do selo é pra garantir a segurança do motociclista... Sei!!!!

Eu não vou estressar com isso...
"SER MOTOCICLISTA É UM ESTADO DE ESPÍRITO, É UMA PAIXÃO, É UM JEITO DE SER"

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Selo do inmetro e fiscalização

Mensagem por Kakko » 05 Set 2013, 09:57

Idiotas incompetentes é o que não falta nos orgãos legisladores e fiscalizadores de trânsito e afins....

use o seu capacete sem temor e seja feliz.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Selo do inmetro e fiscalização

Mensagem por ivojoseaug » 05 Set 2013, 10:08

Kakko escreveu:Idiotas incompetentes é o que não falta nos orgãos legisladores e fiscalizadores de trânsito e afins....

use o seu capacete sem temor e seja feliz.

Tirou as palavras da minha boca. Sou servidor público e é como trabalhar de mãos atadas em um mar de lama. não perca um minuto de sono pensando nisso. Um pouco mais sobre a Anvisa, que foi citada no tópico: http://www.viomundo.com.br/denuncias/ex ... oxico.html" onclick="window.open(this.href);return false;

No Brasil, é tudo lobby e interesses políticos. Infelizmente, o povo vota nos piores bandidos que, se soubessem de quem se trata, teriam pena de deixar até o maior inimigo na mão desses canalhões. O inmetro não é exceção, não existe exceção.

Avatar do usuário
gerson
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 627
Registrado em: 05 Jun 2013, 15:14
Cidade onde mora: São Carlos-SP

Re: Selo do inmetro e fiscalização

Mensagem por gerson » 05 Set 2013, 10:18

fjruthes..kkkkkk...concordo com você, pois estava em um domingo vindo de um passeio, nos meus 100, 110 km/h na Rodovia Washington Luís (SP 310), quando não sei de onde veio, só sei que passou do meu lado uma moto esportiva que nem deu para ver o modelo, :gargalhada: :gargalhada: kkkkk, a unica coisa que percebi foi que o cara estava de tênis, bermuda e camiseta.. :oremos: , e eu com toda a tralha...kkkkk....será que o capacete dele tinha selo do inmetro... :risadinha: :risadinha: ....
Valeu.
Atual Vstrom 650 - Laranja Mecânica
XT660R 2009
Ténéré 250 - 2011
YBR 2004

marco_canis
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 19 Ago 2012, 20:18
Cidade onde mora: Curitiba
Localização: Curitiba-PR

Re: Selo do inmetro e fiscalização

Mensagem por marco_canis » 08 Set 2013, 00:22

Uso ha mais de um ano capacetes sem o selo, hj os dois que tenho trouxe de fora e nunca me encheram o saco com isso...

Acho ate que mesmo se me pararem por isso continuo usando casco sem selo.

Use e seja feliz.

Enviado de meu XT925 usando o Tapatalk 2

Avatar do usuário
batugade
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 318
Registrado em: 14 Jan 2012, 21:47
Cidade onde mora: Resende/RJ

Re: Selo do inmetro e fiscalização

Mensagem por batugade » 08 Set 2013, 08:07

Se eu for multado por isso, vou até o STF, duvido que não consiga uma jurisprudência.

Enviado de meu GT-S6102B usando o Tapatalk 2

Responder