Página 1 de 1

"Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Enviado: 02 Mar 2011, 15:05
por doug01n
Ontem eu estava instalando alguns apetrechos na Tezinha, e o instalador me falou que esse tal "cinto de segurança pra garupa" existe! É algo parecido com uma cadeirinha de alpinista, que sobe, prende nos ombros do condutor e nos ombros do carona, com uma folga ajustável entre eles.

Provavelmente procurarei isso para poder usar com meu filho, que tem 10 anos de idade (cuidado redobrado).
A pergunta maior é: Como será que fica a segurança do uso de um equipamento destes, numa eventual (e nunca esperada) queda???

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Enviado: 02 Mar 2011, 15:08
por Helano
Acho que o Pedrão vai querer um desse para a patroa dele...

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Enviado: 02 Mar 2011, 15:10
por PedroPersonal

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Enviado: 02 Mar 2011, 15:16
por PedroPersonal
uheuhuheuhUEhuheuhUehuEHuh

Helano, acho melhor adptar um botão na moto que ative um choque eletrico no assento traseiro... kkkkkkkkk

rsrsrs

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Enviado: 02 Mar 2011, 15:17
por Helano
Pessoal,

Olha só... uma das razões principais do fórum existir é informar a todos certo? Então assim, apenas por uma mera questão de conhecimento de todos, sobre o transporte de crianças em motos, é bom que saibam o seguinte;

===============================================================
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO
LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997
Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:

V - transportando criança menor de sete anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança:


Infração - gravíssima;

Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir;

Medida administrativa - Recolhimento do documento de habilitação;

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Enviado: 02 Mar 2011, 17:02
por doug01n
Não era bem esse tipo de cadeirinha que eu me referia... rsrs Mas serve pra poder ilustrar.

Meu filho tem 10 anos, e não se enquadra no Item V do artigo 244. O que me referia era algo como citado no outro tópico, como se fossem apenas cintas de alpinista... algo só pra identificar que ele possivelmente esteja dormindo...

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Enviado: 08 Mar 2011, 21:47
por Betão
Srs.

Vi o link da cadeirinha e minha opinião e a seguinte, essa cadeirinha nao e apropriada para longas distancias, em um moto, em hipótese alguma deve-se prender o garupa no piloto, pois como o nosso grande Doug perguntou, como esse equipamento vai se comportar em um acidente, ja tive alguns e posso afirmar o garupa deve estar solto, pois em caso de queda cada um vai para um lado, se na queda o garupa (criança) estiver de alguma maneira afixado no piloto, ele caira junto com ele, correndo o risco do piloto cair por cima do garupa e conseqüentemente ter ferimentos piores do que se ele estivesse solto.

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Enviado: 09 Mar 2011, 07:51
por Sérgio Rocha
Betão escreveu:se na queda o garupa (criança) estiver de alguma maneira afixado no piloto, ele caira junto com ele, correndo o risco do piloto cair por cima do garupa e conseqüentemente ter ferimentos piores do que se ele estivesse solto.
Completando: o mesmo se aplica a moto. Se prender o garupa a moto, também a riscos de piorar a situação do acidente.

O Helano citou o CTB, e no paragrafo diz "ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança".

Se a criança não consegue se segurar sozinha, o prudente é não transportá-la. :thumbup:

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Enviado: 09 Mar 2011, 08:39
por doug01n
Esclarecido!
Destaco que perguntei aqui sobre algo assim pois ja vi adultos na garupa apagarem de sono, e eles/elas eram plenamente capazes de cuidarem da propria seguranca.

Dependendo da viagem e das condicoes da estrada, pode acontecer com qq um! E muitas vezes o piloto nem tem como saber se o garupa esta acordado ou nao.

O que eu tinha ouvido falar era um dispositivo parecido com um 8 em cintas de nylon, que eram presos um ao outro por uma fraca tira de velcro. Suficientemente forte pra que o piloto note algum desequilibrio do garupa, mas fraca o bastante para que com qq tranco se desprenda (uma queda por exemplo).

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Enviado: 05 Abr 2011, 14:04
por C Freitas
Garupa cochilante é um problema... KKK minha esposa quem o diga. Dorme a toa. Ainda não achei solução viável e segura. Quando vemos que o bicho tá pegando mesmo, o jeito é parar e esperar o despertar!! Kkk!! Pensei num dispositivo em velcro, mas fico com medo de piorar a situação em caso de queda. As roupas são boas, mas não suportam impacto e peso de 2 corpos. Acho que o efeito deslizante em uma queda é o menos arriscado. As pancadas e atropelamentos não tem jeito mesmo. Penso que se estivermos presos um no outro, posso feri-lá muito além do que ocorreria se estivesse solta... O jeito é se pegar com Deus Nosso Senhor, preparar bem a viagem e descansar antes de pegar estrada. No caso de crianças, meu filho de 7 anos, se segura legal e evito andar em horários e após refeições, que sei que poderá vir a cochilar. Andamos com bau e grudado em mim.