"Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Aqui ficarão as informações sobre os equipamentos de proteção que todo motociclista deve utilizar, por amor à sua vida e integridade física.
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

"Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Mensagem por doug01n » 02 Mar 2011, 15:05

Ontem eu estava instalando alguns apetrechos na Tezinha, e o instalador me falou que esse tal "cinto de segurança pra garupa" existe! É algo parecido com uma cadeirinha de alpinista, que sobe, prende nos ombros do condutor e nos ombros do carona, com uma folga ajustável entre eles.

Provavelmente procurarei isso para poder usar com meu filho, que tem 10 anos de idade (cuidado redobrado).
A pergunta maior é: Como será que fica a segurança do uso de um equipamento destes, numa eventual (e nunca esperada) queda???
Administrador

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Mensagem por Helano » 02 Mar 2011, 15:08

Acho que o Pedrão vai querer um desse para a patroa dele...
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Mensagem por PedroPersonal » 02 Mar 2011, 15:10


Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Mensagem por PedroPersonal » 02 Mar 2011, 15:16

uheuhuheuhUEhuheuhUehuEHuh

Helano, acho melhor adptar um botão na moto que ative um choque eletrico no assento traseiro... kkkkkkkkk

rsrsrs

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Mensagem por Helano » 02 Mar 2011, 15:17

Pessoal,

Olha só... uma das razões principais do fórum existir é informar a todos certo? Então assim, apenas por uma mera questão de conhecimento de todos, sobre o transporte de crianças em motos, é bom que saibam o seguinte;

===============================================================
CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO
LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997
Art. 244. Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor:

V - transportando criança menor de sete anos ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança:


Infração - gravíssima;

Penalidade - multa e suspensão do direito de dirigir;

Medida administrativa - Recolhimento do documento de habilitação;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Mensagem por doug01n » 02 Mar 2011, 17:02

Não era bem esse tipo de cadeirinha que eu me referia... rsrs Mas serve pra poder ilustrar.

Meu filho tem 10 anos, e não se enquadra no Item V do artigo 244. O que me referia era algo como citado no outro tópico, como se fossem apenas cintas de alpinista... algo só pra identificar que ele possivelmente esteja dormindo...
Administrador

Betão
Visitante
Visitante

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Mensagem por Betão » 08 Mar 2011, 21:47

Srs.

Vi o link da cadeirinha e minha opinião e a seguinte, essa cadeirinha nao e apropriada para longas distancias, em um moto, em hipótese alguma deve-se prender o garupa no piloto, pois como o nosso grande Doug perguntou, como esse equipamento vai se comportar em um acidente, ja tive alguns e posso afirmar o garupa deve estar solto, pois em caso de queda cada um vai para um lado, se na queda o garupa (criança) estiver de alguma maneira afixado no piloto, ele caira junto com ele, correndo o risco do piloto cair por cima do garupa e conseqüentemente ter ferimentos piores do que se ele estivesse solto.

Sérgio Rocha
Visitante
Visitante

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Mensagem por Sérgio Rocha » 09 Mar 2011, 07:51

Betão escreveu:se na queda o garupa (criança) estiver de alguma maneira afixado no piloto, ele caira junto com ele, correndo o risco do piloto cair por cima do garupa e conseqüentemente ter ferimentos piores do que se ele estivesse solto.
Completando: o mesmo se aplica a moto. Se prender o garupa a moto, também a riscos de piorar a situação do acidente.

O Helano citou o CTB, e no paragrafo diz "ou que não tenha, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança".

Se a criança não consegue se segurar sozinha, o prudente é não transportá-la. :thumbup:

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Mensagem por doug01n » 09 Mar 2011, 08:39

Esclarecido!
Destaco que perguntei aqui sobre algo assim pois ja vi adultos na garupa apagarem de sono, e eles/elas eram plenamente capazes de cuidarem da propria seguranca.

Dependendo da viagem e das condicoes da estrada, pode acontecer com qq um! E muitas vezes o piloto nem tem como saber se o garupa esta acordado ou nao.

O que eu tinha ouvido falar era um dispositivo parecido com um 8 em cintas de nylon, que eram presos um ao outro por uma fraca tira de velcro. Suficientemente forte pra que o piloto note algum desequilibrio do garupa, mas fraca o bastante para que com qq tranco se desprenda (uma queda por exemplo).
Administrador

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: "Cadeirinha" para garupa... existe? É seguro? Opinem...

Mensagem por C Freitas » 05 Abr 2011, 14:04

Garupa cochilante é um problema... KKK minha esposa quem o diga. Dorme a toa. Ainda não achei solução viável e segura. Quando vemos que o bicho tá pegando mesmo, o jeito é parar e esperar o despertar!! Kkk!! Pensei num dispositivo em velcro, mas fico com medo de piorar a situação em caso de queda. As roupas são boas, mas não suportam impacto e peso de 2 corpos. Acho que o efeito deslizante em uma queda é o menos arriscado. As pancadas e atropelamentos não tem jeito mesmo. Penso que se estivermos presos um no outro, posso feri-lá muito além do que ocorreria se estivesse solta... O jeito é se pegar com Deus Nosso Senhor, preparar bem a viagem e descansar antes de pegar estrada. No caso de crianças, meu filho de 7 anos, se segura legal e evito andar em horários e após refeições, que sei que poderá vir a cochilar. Andamos com bau e grudado em mim.
Imagem

Responder