Juízes apoiam a lei que retira imposto de itens de segurança

Aqui ficarão as informações sobre os equipamentos de proteção que todo motociclista deve utilizar, por amor à sua vida e integridade física.
Avatar do usuário
DiogoM
Novato+
Novato+
Mensagens: 37
Registrado em: 21 Dez 2012, 07:30
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: Campo Grande - Rio de Janeiro/RJ

Juízes apoiam a lei que retira imposto de itens de segurança

Mensagem por DiogoM » 02 Ago 2013, 12:57

Juízes declaram apoio a lei que retira impostos de itens de segurança para motociclistas
Associação de Magistrados realiza abaixo-assinado em favor da PEC 210/2012 durante encontro em Brasília.



A AMB (Associação de Magistrados Brasileiros) iniciou campanha para a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 210/2012, que concede imunidade tributária a equipamentos de segurança para motociclistas. O projeto foi apresentado em agosto do ano passado pelo deputado federal Severino Ninho (PSB-PE) e está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Membros da AMB que estão no encontro de motociclistas Brasília MotoCapital, que vai até este domingo (28) na capital federal, começaram a colher assinaturas em favor da proposta e pretendem entregar um abaixo-assinado a deputados e senadores para convencê-los a aprovar a isenção. “A PEC precisa ser defendida porque é definitiva, mudando a Constituição e criando a imunidade tributária sem possibilidade de isso ser alterado futuramente. O projeto vai facilitar o acesso de todos os motociclistas a esse tipo de equipamento, cujo preço hoje é proibitivo, e também cria-se a cultura de que ele é fundamental para quem anda de moto”, diz Roberto Bacellar, diretor da Escola Nacional de Magistratura e um dos organizadores do abaixo-assinado, em entrevista a Duas Rodas.

Bacellar, que é motociclista e magistrado no Paraná, alega que o acesso aos equipamentos aumentaria a segurança dos pilotos e garupas e geraria uma economia à saúde pública, pois muitas fraturas e lesões poderiam ser evitadas com o vestuário adequado. Os magistrados também entendem que essa imunidade deva ser estendida a equipamentos da moto, como o ABS, ponto que não está esclarecido no projeto. “Imaginamos que todos os equipamentos necessários a proteger o motociclista e a população em geral, não apenas de vestuário, precisam dessa redução no valor que seria causada pela imunidade tributária”, opina Bacellar.

Hoje, o texto do projeto cita apenas o termo “equipamentos de segurança” para motociclistas, sem especificar quais seriam esses itens – o único citado nominalmente é o airbag, como “bolsa de ar”. “A imunidade tributária veda a incidência de impostos, o que acarretará a diminuição dos preços desses equipamentos, facilitando a aquisição deles pelos motociclistas”, acrescenta o texto da PEC. Entrevistado por Duas Rodas em novembro do ano passado, o deputado Severino Ninho, autor do projeto, disse que a proposta visa “reduzir a consequência dos acidentes, tanto para a vítima quanto para o governo, que tem esse custo no atendimento médico e no INSS. Mesmo se o governo subsidiar parte do custo desses equipamentos, ainda assim será vantajoso.”

Não à obrigatoriedade

O magistrado afirma também que as propostas que cobram obrigatoriedade desses mesmos itens – como é o caso do projeto de lei do Senado 404/2012, que estipula a obrigatoriedade do airbag para todos os motociclistas – não contam com a aprovação da AMB. “Se obrigar, você não forma a cultura da importância, fica com cara de que veio de cima para baixo. Isso vai contra a própria filosofia do motociclista, que prega a liberdade. E esse projeto do airbag, por exemplo, prevê a isenção de alguns tributos num período de cinco anos. Mas e depois? Vai aumentar o preço novamente e ficar inacessível a muitos motociclistas. É preciso estabelecer a imunidade tributária, sem obrigatoriedade de uso; se você analisar os países onde os equipamentos são baratos, todo mundo os utiliza”, analisa Bacellar.

A AMB continua colhendo a assinatura dos motociclistas favoráveis à proposta no Brasília MotoCapital. A ideia é que o abaixo-assinado seja levado a outros eventos, como o Salão Duas Rodas, entre 8 e 13 de outubro em São Paulo (SP). “Nós [juízes] temos que nos posicionar em favor de propostas que contribuem com a sociedade. Por meio dessas assinaturas, podemos convencer os líderes de partido e parlamentares em geral que essa é uma demanda que interessa a todos os motociclistas do Brasil.”

Fonte: http://www.revistaduasrodas.com.br/site ... ociclistas

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Juízes apoiam a lei que retira imposto de itens de segur

Mensagem por Radames Aragon » 02 Ago 2013, 13:33

Muito interessante, essa seria uma excelente decisão para incentivar o uso dos itens de segurança!!!

Quem sabe no dia q for votada não fazemos uma MOTOSSEATA de apoio?!!?

Avatar do usuário
Led-RJ
Mestre
Mestre
Mensagens: 867
Registrado em: 30 Nov 2012, 09:15
Cidade onde mora: Nova Friburgo
Localização: RJ

Re: Juízes apoiam a lei que retira imposto de itens de segur

Mensagem por Led-RJ » 02 Ago 2013, 15:03

Excelente decisão para todos sem exceção!!
Boa!
Ténéré 250 - 2011 - "Mendimoto Mad Max"
Tiger 800 - 2014
G 650 GS - 2012

Imagem

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Juízes apoiam a lei que retira imposto de itens de segur

Mensagem por Kakko » 02 Ago 2013, 15:53

Grande parte de paises considerados de primeiro mundo e desenvolvidos, não obrigam motociclistas a utilizarem os equipamentos de segurança.
Sendo que fica por conta de cada um cuidar de sua integridade física, o que acho perfeitamente coerente.

exemplo : Vemos muitos pais transportarem seus filhos "soltos" dentro do veículo...e mesmo assim é obrigatório o uso de cadeirinhas.

Ou seja...não cuidam nem dos próprios filhos. complicado....complicado....
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

nardao
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 67
Registrado em: 11 Mar 2013, 10:55
Cidade onde mora: São Paulo - SP

Re: Juízes apoiam a lei que retira imposto de itens de segur

Mensagem por nardao » 16 Ago 2013, 08:37

Tomara que vingue mesmo, é tudo muito caro no Brasil.

Quanto mais equipado melhor, tomei um "rola" em abril onde quebrei 4 dedos do pé, me atrasou em 3 meses em outras atividades e ainda sinto dores, se no dia estivesse com uma bota descente talvez não teria feito nada.

Precisamos desse tipo de ação dos magistrados :D

Responder