A importância das luvas para os motociclistas

Aqui ficarão as informações sobre os equipamentos de proteção que todo motociclista deve utilizar, por amor à sua vida e integridade física.
Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

A importância das luvas para os motociclistas

Mensagem por Marcel Valim » 14 Abr 2013, 08:20

Ainda há quem pense que o motociclista que usa luvas é exibicionista ou ostenta seu equipamento, quando na verdade, o motivo de se usar luvas é a segurança. Se você pensa assim, vale a pena ler esta matéria que foi retirada do site da webmotors.

Você tem dimensão da importância de suas mãos? Claro que sim, para chegar aqui nesta página foi preciso usar os dedos e teclar alguns dados no seu computador. Hoje seria impensável a vida sem o uso das mãos. Principalmente para quem vive como nós jornalistas, que passa praticamente o dia sobre um teclado.

Perder os movimentos das mãos, mesmo que por apenas um período, já causa um transtorno nas nossas vidas. Sei bem disso porque fiquei três meses com o braço esquerdo imobilizado, teclando apenas com cinco dedos!

Por isso, e dando sequência à série de artigos sobre os equipamentos de segurança dos motociclistas, é hora de falar das luvas. Apesar de ignorada pela maioria dos motociclistas, as luvas estão em segundo lugar na escala de importância, logo atrás do capacete. O simples fato de termos nas mãos a nossa subsistência já evidencia a importância da luva.

E por ser uma região com movimentos delicados e muita flexibilidade, um grave dano nas mãos e dedos se torna de difícil recuperação a ponto de provocar sequelas irreversíveis. Especialmente aquela pele que fica por cima dos dedos. Pela natureza flexível dessa pele, em caso de perda de material é muito provável que os dedos perderão a capacidade de compressão e extensão. Imagine um motociclista que não consegue apertar a manete de freio ou embreagem!

Outro motivo para usar luvas é o conforto. Sem elas rapidamente o motociclista ganhará calos na palma das mãos e dedos. Algo assim como um trabalhador rural que pega na enxada todo dia!

Um dos primeiros passos para escolher uma luva é observar os seguintes itens:

Costura - o ideal é ter costura dupla, que são mais resistentes no caso de abrasão.

Ventilação - alguns modelos tem entradas de ar na parte de cima dos dedos, o que ajuda muito o conforto no versão.

Fechos - as luvas de couro de cano longo normalmente tem dois fechos de velcro. O maior serve para ajustar o cano no diâmetro do casaco e o segundo é uma tira que serve para segurar as luvas nas mãos. Essa tira é muito importante porque é ela que impede a luva sair da mão em caso de abrasão no asfalto.

Conforto - escolha uma luva que permita boa flexibilidade das mãos, sem comprometer a sensibilidade dos dedos. Algumas luvas específicas de motovelocidade tem uma ligação que prende o dedo mínimo ao anelar. Isso é para evitar uma lesão grave no dedinho, que é o mais frágil de todos.

Proteções - verifique se a luva tem proteção tento na palma da mão quanto na parte superior e nos dedos.

Dicas - No caso de chuva, pode-se usar uma luva de borracha - de médico - por cima da luva convencional, porque não existe luva de moto 100% impermeável.

Material - o couro é insubstituível, nenhum outro material oferece as mesas características de proteção e flexibilidade. Algumas luvas misturam couro com tecido, que pode ser boa opção para uso urbano. Mas evite as luvas de material sintético, geralmente de esquiador, porque esse material não resiste à abrasão.

O segundo passo é determinar o tipo de uso. Que podem ser basicamente estes:

Urbano/fora-de-estrada - quem roda quase exclusivamente na cidade pode escolher uma luva curta, de couro com tecido, normalmente usada pelos pilotos de motocross. Elas oferecem boa margem de proteção com a vantagem de serem ventiladas.

Estrada - para melhor conforto o ideal é uma luva de couro de cano longo. O cano da luva deve ficar por cima do punho do casaco para evitar que o vento entre pela manga!

Competição/esportiva - quem usa motos de alto desempenho ou costuma praticar track-days em autódromos aí não tem opção nem economia. Esta luva deve ser a mais profissional possível, com costura dupla, proteções de material sólido no punho e por cima dos dedos. Não são baratas, mas custam bem menos do que uma cirurgia de enxerto de pele!

E se por acaso não usar luva de jeito nenhum, pelo menos não use anéis nem pulseiras. Os anéis podem amassar ou engatar em algum obstáculos e provocar o desluvamento, que é a perda da pele do dedo de forma irrecuperável. O único remédio é a amputação!


Fonte: http://revista.webmotors.com.br/motos/e ... 3466717650" onclick="window.open(this.href);return false;
Por: Geraldo Tite Simões
Jornalista, instrutor de pilotagem e ministra o Curso SpeedMaster de Pilotagem com apoio de Honda, Pirelli, Tutto e Shoei. http://www.speedmaster.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: A importância das luvas para os motociclistas

Mensagem por ivojoseaug » 14 Abr 2013, 12:01

Eu uso luva de trabalho pesado para soldador, barata e, na hora de ralar no asfalto, com certeza protege a mão de ter sua pele arrancada. A minha é menos feia que essa, só pra exemplificar:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ldador-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

noellen
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1584
Registrado em: 10 Abr 2013, 18:52
Cidade onde mora: Várzea Paulista/SP
Localização: Perto de tão tão distante
Contato:

Re: A importância das luvas para os motociclistas

Mensagem por noellen » 14 Abr 2013, 12:42

Artigo interessante.

Nem precisa chegar ao ponto de sofrer um acidente pra entender a necessidade de usar luva, quem já pegou chuva de moto sabe bem da importância dela... como dói!! :cry:

É interessante tbm como alguns se preocupam com os equipamentos de segurança apenas em viagens ou qdo estão com motos maiores, no trânsito comum há maior probabilidade de acontecer qq coisa, é bom lembrar que segurança é sempre bem vinda!!

Legal a matéria Marcel, bem oportuna :joinha:

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: A importância das luvas para os motociclistas

Mensagem por kablack » 14 Abr 2013, 17:05

Gostei do texto.

Ao contrário do que o texto indica, na cidade, de Honda Lead, uso luvas de snowboard. Sei que estão longe do ideal mas nunca encontrei sensibilidade semelhante em luvas de moto.

Fiquei chocado com o tal "desluvamento".

Gostei muito da parte que indica que a luva é o segundo equipamento de segurança mais importante, atrás apenas, do capacete.

Confesso que tenho preguiça de colocar luva em pequenos trajetos. Isso vai mudar.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Denis Rs2
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 277
Registrado em: 23 Mar 2011, 20:44
Cidade onde mora: Barbacena - MG

Re: A importância das luvas para os motociclistas

Mensagem por Denis Rs2 » 14 Abr 2013, 17:26

[off topic]Kablack, é a segunda vez que ouço, digo, leio sobre "desluvamento", da outra vez que ouvi, foi um primo de uma amiga minha que ao cair de uma escada, do terceiro degrau, a aliança agarrou na cabeça um prego, e a pele do dedo foi puxada pra perto da unha, com a aliança encravada dentro, só amputação pra não gangrenar toda a mão... [/off topic]

voltando ao tópico, muito legal a matéria, confesso que as vezes fico com preguiça de calçar as luvas em trajetos curtos...

Avatar do usuário
mauriciodelima
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 24 Jun 2012, 20:24
Cidade onde mora: Olinda/PE

Re: A importância das luvas para os motociclistas

Mensagem por mauriciodelima » 18 Abr 2013, 08:48

É até doloroso ouvir isso. Que uma simples aliança pode fazer com a sua mão. Aff...
De qualquer forma, luva sempre foi e será um ótima equipamento de segurança.
Gostei muito da reportagem!

Avatar do usuário
Prinão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 03 Abr 2013, 09:50
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: A importância das luvas para os motociclistas

Mensagem por Prinão » 18 Abr 2013, 17:57

Eu, Graças a Deus, tenho costume de usar luvas em qualquer ocasião e sempre recomendo a tds que vejo andando de moto sem as mesmas.

Responder