Quando um capacete chega ao "fim".

Aqui ficarão as informações sobre os equipamentos de proteção que todo motociclista deve utilizar, por amor à sua vida e integridade física.
Rominho
Visitante
Visitante

Quando um capacete chega ao "fim".

Mensagem por Rominho » 03 Mar 2012, 12:18

Bom galera, tava passando algumas horas lendo os tópicos daqui (em especial o de segurança), afinal vou pegar minha Tézona Azul essa próxima semana, e pra falar a verde nunca usei equipamentos mais "nervosos" quanto à segurança. Li bastante sobre os capacetes e decidi firmemente que comprarei um bom capacete (leia-se na faixa de 300~400 reais) para as viagens com a Té.

Porém ficou na minha cabeça uma outra dúvida: o que fazer com o capacete "velho", afinal ele têm uma vida útil (falam que geralmente 5 anos, sem avarias de acidentes e tudo mais). Pensando por aí, pensei: "Existe alguma instituição que receba capacetes usados, como baterias/pilhas usadas?", ou mesmo, "Existe capacete reutilizável/reciclável?". Acredito que do ponto de vista da segurança, talvez, não fosse indicado fazer reuso de tais materiais usados nos cascos, mas em uma época em que pesamos pensamentos ecologicamente sustentáveis...fica a idéia, questionamento.

Se existir tópico parecido, desculpe a repetição.....mas acredito que não vi nada parecido.

Abraços a todos,

Avatar do usuário
diegodeoliveira
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 09 Nov 2011, 09:08
Cidade onde mora: Vila Velha/ES

Re: Quando um capacete chega ao "fim".

Mensagem por diegodeoliveira » 03 Mar 2012, 16:48

Rominho,

Muito oportuno.

Eu particularmente ate hj nao consegui chegar a um prazo de validade,por assim dizer,de um capacete.Confesso que tenho esta duvida.

Mas quanto a reciclagem,nao conheco nenhma empresa,entidade governamental que faca a reciclagem especifica de capacetes.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Quando um capacete chega ao "fim".

Mensagem por kablack » 03 Mar 2012, 16:52

Capacete não tem prazo de validade para utilização. Não pode estar em visível mal estado, conforme critério da autoridade de trânsito. (!?!?!)

O polímero dos capacetes não é reaproveitável para capacetes, provavelmente para outros fins.

De qualquer modo, desconheço quem faça a reciclagem do capacete.

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Quando um capacete chega ao "fim".

Mensagem por ghamauricio » 03 Mar 2012, 16:59

Capacete não tem validade, isto é uma lenda. Mas realmente podemos dar um destino mais nobre a capacetes que já foram utilizados e cumpriram o seu papel...

Abraço!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Quando um capacete chega ao "fim".

Mensagem por Kakko » 04 Mar 2012, 03:02

Há uns dias descartei um capacete que fazia tempo que estavaapenas ocupando espaço....uns treze anos de vida......daí coloquei no lixo reciclável aqui no prédio.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Rominho
Visitante
Visitante

Re: Quando um capacete chega ao "fim".

Mensagem por Rominho » 05 Mar 2012, 16:32

Eu também não sei de nenhuma instituição que pense em fins pros nossos cascos...

É que eu realmente acho estranho ver um capacete "no lixo".

Vendo pelo lado que os capacete não tem data de validade, fica evidente pra mim que o investimento em um capacete de respeito é uma obrigação para o motociclismo.....afinal se você gastar 2 mil reais em um casco e este lhe render bons 5, 10 anos de uso......acho que o custo x benefício foi mais do que vantajoso!

o/

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Quando um capacete chega ao "fim".

Mensagem por Kakko » 05 Mar 2012, 22:52

...Com certeza...e ainda mais que é para uma causa nobre , ou seja, proteger a cabeça !! ;)
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
batugade
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 318
Registrado em: 14 Jan 2012, 21:47
Cidade onde mora: Resende/RJ

Re: Quando um capacete chega ao "fim".

Mensagem por batugade » 17 Abr 2012, 16:35

Parecer nº 039/2006

REQUERENTE: Presidente do Conselho Estadual de Trânsito
ASSUNTO: Validade do capacete de segurança para motocicletas e similares.

Determina o Presidente do Cetran, parecer sobre o prazo de validade dos capacetes de segurança utilizados para a condução de motocicletas e similares, considerando que agentes de trânsito estariam autuando condutores dos referidos veículos por infração capitulada no art. 244, I do Código de Trânsito Brasileiro quando da verificação da suposta validade vencida dos mesmos.
Após consulta realizada junto ao Instituto Nacional de Tecnologia - Divisão de Certificação de Produtos do Estado do Rio de Janeiro, Organismo este de Certificação de Produtos credenciado pelo INMETRO para a certificação de capacetes para ocupantes de motocicletas e similares, obtivemos a resposta do referido órgão que a norma NBR 7471/2001 – Capacetes para ocupantes de motocicletas e similares, que rege os ensaios para a avaliação da conformidade e a Portaria 086, de 24/04/02, do Inmetro que regulamenta a certificação destes produtos, não faz qualquer previsão quanto a especificação da validade do produto. De acordo com o referido órgão, é necessário constar a data de fabricação do capacete, porém os fabricantes colocam além da data de fabricação, uma data de validade nos rótulos, dentro dos capacetes, sendo que não há exigências específicas nos procedimentos de certificação a este respeito (data de validade).
No mesmo sentido, a Taurus Capacetes Ltda., uma das maiores fábricas de capacetes para motocicletas do Brasil, nos responde que não há na legislação brasileira, a Resolução n° 20 do Código de Trânsito Brasileiro, nem na definição técnica da norma NBR 7471/2001 do Inmetro qualquer menção sobre o prazo de validade dos capacetes motociclísticos pelo simples motivo de não tratar-se de um produto perecível.
Conforme salienta ainda a referida Empresa, as datas colocadas nas etiquetas dos mesmos existem devido a uma sugestão ao usuário de que o produto deveria ser substituído após três anos de uso contínuo. Ou seja, a partir do momento que é retirado da caixa e efetivamente utilizado continuamente durante o período indicado por pelo menos 12 horas diárias.O principal motivo da substituição do capacete após esse período, desde que não tenha sofrido nenhuma queda, não está relacionado à perda de suas características protetivas, e sim à diminuição da altura das espumas, que formam a forração interna do capacete. O achatamento faz com que o capacete fique folgado na cabeça do usuário, girando em todos os sentidos e prejudicando, assim, a sua segurança.
No caso dos capacetes importados, em função da formulação diferenciada das espumas, estas se transformam em pequenos pedaços, como flocos, causando o mesmo efeito comentado no parágrafo anterior após cinco anos de uso. A informação consta também na etiqueta do produto.
Portanto, capacetes que são utilizados esporadicamente podem durar períodos mais longos desde que:
a) não tenham sofrido quedas;
b) sejam utilizadas peças originais;
c) o ajuste interno ainda esteja firme, evitando que o capacete gire na cabeça;
d) sejam fabricados por empresas idôneas e possuam o respectivo selo de certificação do Inmetro."
Sendo assim, conforme o exposto, conclui-se que o agente de trânsito quando em atividades de fiscalização de trânsito, não dispõe dos meios necessários para afirmar que determinado capacete está com sua validade vencida, apenas podendo ser verificado tal requisito em laboratórios apropriados para tal fim.


ANDRÉ GOMES BRAGA
CONSELHEIRO CETRAN

FONTE: Revista "QUATRO RODAS - MOTO" - Edição 268 - Abril 2012

Avatar do usuário
Jonathan
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 607
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:02
Cidade onde mora: João Pessoa/PB

Re: Quando um capacete chega ao "fim".

Mensagem por Jonathan » 19 Abr 2012, 10:00

Isso é igual aos coletes balísticos utilizados pelos policiais. Neles a Taurus, por exemplo, colocam uma data de validade, mas só serve como referência e para o fabricante se isentar de responsabilidades por eventuais falhas daquele produto.

Depois do prazo de validade, não quer dizer que do último dia de validade para o primeiro fora do prazo o colete não protegerá mais o usuário. O que realmente dirá se um colete está em condições de uso ou não é sua conservação, pois o policiais levam chuva, suam muito, etc. Então o colete ficará bem desgastado, cabe o bom senso de trocá-lo ou não quando o mesmo estiver sem condições de oferecer segurança.
2005 - Yamaha YBR 2005
2008 - Yamaha XTZ 250 Lander 2008
2009 - Suzuki Bandit 650N 2009
2011 - Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011
2012 - Yamaha XT660R 2009
...

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Quando um capacete chega ao "fim".

Mensagem por barraforte » 19 Abr 2012, 10:34

Já tinha ouvido falar sobre isso, e obrigado por levantar esta questão @Rominho!

Minha dúvida maior era realmente sobre as multas. Era meio ilógico ser multado com um capacete em perfeitas condições embora com 6 anos.
E outra, você compra um capacete de 3mil, vende sua moto e deixa ele guardado por uns 2 anos, nesse caso, você teria perdido 2 anos da capacidade de proteção. :lol: :lol:
Como bem esclarecido no post do @batugade e do @Jonathan, capacete não é perecível! :joinha: :joinha:


ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Responder