Protetor de Pescoço - Cerol

Aqui ficarão as informações sobre os equipamentos de proteção que todo motociclista deve utilizar, por amor à sua vida e integridade física.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Protetor de Pescoço - Cerol

Mensagem por Kakko » 25 Ago 2011, 13:35

Kblack...sugestão : Proteção da garupa.

Instala uma pequena antena, ou duas no seu capacete !! :mrgreen:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Protetor de Pescoço - Cerol

Mensagem por kablack » 25 Ago 2011, 13:37

É... vai ficar legal... stile mesmo...

Protege e embeleza!!!

Abraço.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Daniel3006
Visitante
Visitante

Re: Protetor de Pescoço - Cerol

Mensagem por Daniel3006 » 25 Ago 2011, 13:59

Importante que as antenas resistam às linhas, sem se dobrar muito, até que sejam rompidas pela lâmina na ponta delas.
Já observei algumas "genéricas" que vergavam e não cortavam a linha.

Na II Guerra Mundial e nas demais posteriores, era comum a utilização de armadilhas nas estradas, atravessando arames e, principalmente cordas de piano, para cortarem os pescoços dos soldados aliados de Jeep (c/ para-brisas abaixados) e motociclistas militares.
Inimigos de posse destes arames/cordas eram sumariamente fuzilados!

Noutro dia, em plena Avenida Pacaembú em São Paulo/SP, uma instaladora de TV a Cabo foi esticar um fio. Sinalizaram, os carros pararam, mas alguns "moto-fretes" passaram raspando pelo fio.

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Protetor de Pescoço - Cerol

Mensagem por barraforte » 12 Abr 2012, 20:09

Vejo muitas destas anteninhas a tempos... Aliás, tinha até na bicicleta. Desde quando começaram a surgir estes acidentes o pessoal tem bolado maneiras de se proteger. Mas sempre me ponho em dúvida se as anteninhas vendidas por ai aguentam. A a linha de pipa sem o cerol já é um perigo, o problema é que ela corre sobre a superfície, seja ela qual for, e com o cerol, se torna mais resistente.

O protetor de pescoço é interessante, e ajuda, mas não confio totalmente nos que vejo por ai.

Outra coisa que fico em dúvida, sobre a resistência da antena.
Além disso o suporte está fixo em um tubo, pode girar. A Tézinha originalmente não tem a barra de reforço, mas acho interessante este sistema de fixação:
Imagem Pego dos colegas XRE.

E não duvido que a linha corte o metal de umas antenas mais vagabundas, sem falar que o suporte dessas antenas não são bem elaborados.
Imagem
ImagemTirado da Duasrodas.

Vejo que as linhas já cortaram de plástico a madeira:
Imagem Debatemotos
ImagemE-Voo
ImagemDos colegas Santa Cruz
Imagempipa legal não tem cerol
Imagem
Imagem

Outra coisa importante, é utilizar duas antenas. Dependendo do ângulo que a linha estiver, uma somente não resolverá o problema.
Imagemmotonline

Realmente vale a pena comprar uma antena de boa qualidade, e além disso, pensar na melhor forma de fixar ela na moto, de preferência em dois pontos.

Vejam o relato de um colega Forumnow
Hoje quase entro na estatística dos motociclistas feridos por linha de cerol.

Estava rodando a 60 KM/h [...] e alguns moleques empinavam pipa, quando repentinamente a minha antena corta-cerol enverga, vem em minha direção e -PUM- bate em meu capacete, [...] , estica, tensiona, corre -FIIIZZZZZ- vejo a linha com cerol correndo de um lado para outro, não arrebenta na hora, demora uns 2 segundos, até que então o cortador [...] , finalmente corta o cerol.
[...]

Para quem pensa que a antena corta-cerol encostou-cortou, está redondamente enganado, [...] a linha de cerol encostou na antena e foi deslizando até enroscar na ponta da antena onde fica o cortador (o cortador não corta imediatamente a linha), estica, tensiona (é o momento em que enverga a antena), quando a antena fica mais firme, estica e tensiona mais um pouco e só aí o cortador corta o cerol (o cerol corre o tempo todo). [...] É impressionante a resistência dessas linhas de pipa com cerol.

O cortador de cerol possui quatro ranhuras quadradas, depois do ocorrido, [...] A antena ficou com um corte de 1 mm de profundidade. [...]
Sobre as exigências para moto-frete e moto-táxi, segue uma foto explicativa:
Imagem

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Protetor de Pescoço - Cerol

Mensagem por Heyder » 15 Abr 2012, 20:22

O negócio é prezar pela segurança... que nunca é demais. Já ouvi diversas piadinhas em semáforos... tipo: "O rádio tá bom aí..", "Quantos kms pega este rádio?...", entre outras. Só dou uma risada... mas a minha ANTENA está lá e TODA esticada. Comprei esta aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... s-60cm-_JM" onclick="window.open(this.href);return false; que tem 60cm esticada e é de aço inóx. Proteje bem na Super Ténéré mesmo a mim que sou alto (1.86m). É a mesma que o Helano citou em venda na ProverMotos http://www.provermotos.com.br/produto_d ... ecm?p=2733" onclick="window.open(this.href);return false;. Vale cada centavo. :thumbup:
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Protetor de Pescoço - Cerol

Mensagem por AeroMan » 25 Jun 2012, 23:48

Não precisa sair do Sul do país para comprar a antena, basta você vir para Floripa ou Joinville por exemplo que você verá que tá cheio de mulecada (e marmanjos) enpinando pipas, a melhor coisa é usar mesmo a antena, e sempre levantada, só abaixo a minha em dia de chuva mesmo, que aí não corro perigo.

Savério escreveu:vou me lembrar de comprar uma quando sair do Sul do pais :D
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Avatar do usuário
AeroMan
Mestre
Mestre
Mensagens: 806
Registrado em: 09 Jun 2012, 22:52
Cidade onde mora: Florianópolis/SC

Re: Protetor de Pescoço - Cerol

Mensagem por AeroMan » 25 Jun 2012, 23:55

Bom, duas antenas ai já é complicado, acho que é exagero aí realmente deixa a moto muito feia, mas pelo uma antena é o correto ter e de preferência do lado esquerdo. Porque do lado esquerdo? Porque do lado esquerdo do nosso pescoço passa uma das veias princípais do nosso corpo, que se for cortada literalmente "jorra" sangue e a sua chance de sobrevivência (a não ser que esteja na porta de um hospital) é bem reduzida.

Valeu galera!!
Atual: Ténéré 660 - Azul 2012
Ex: Ténéré 250 - Preta 2011

Ex: Green Sport 150c - Preta 2008[/color]

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Protetor de Pescoço - Cerol

Mensagem por barraforte » 26 Jun 2012, 00:47

Hoje dei uma bela pesquisada sobre essas anteninhas.
De todas que procurei, achei um valor impressionante, e todas elas parecem que não vão cumprir com a obrigação.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Avatar do usuário
MMiguel78
Usuário
Usuário
Mensagens: 115
Registrado em: 13 Mar 2012, 20:04
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Protetor de Pescoço - Cerol

Mensagem por MMiguel78 » 26 Jun 2012, 17:50

Eu tinha antenas (duas, não arrisco a usar só uma) retráteis e dobráveis. Estragaram e comprei outras iguais. Depois de estragarem de novo (uma perdeu a ponta cortante, outra quebrou embaixo) comprei das mais vagabundas sem dobradiça e não-telescópicas, e estão comigo há mais de um ano e meio.
MMiguel
Quem Googla sabe tudo.

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Protetor de Pescoço - Cerol

Mensagem por barraforte » 26 Jun 2012, 22:21

Hoje vi uma XRE300 da CET.
Eles usam DUAS. E são presas no suporte de guidão. Mss pelo que deu pra ver, também não são das mais cheias de frescura. São aquelas simplonas mas com uma lâmina na ponta. Achei muito bacana!

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Responder