Ténéré 250 - Trocando a capa e a espuma do banco

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
monzalves
Visitante
Visitante

Ténéré 250 - Trocando a capa e a espuma do banco

Mensagem por monzalves » 12 Jul 2011, 22:56

o primeiro passo é tirar a capa original e fica assim:



outra foto



detalhe que a espuma é muito mal colada

monzalves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - soluções alternativas para o banco

Mensagem por monzalves » 12 Jul 2011, 23:42




a base sem espuma, reparem as valas:







a capa fica presa por grampos:



a espuma original fora do banco, por sinal é mais pesada q a base e é bem dura:





a primeira camada de espuma sendo preparada, nao sei o nome desta espuma, o capoteiro disse q é uma espuma reciclada, dura, porem mais macia q a original e eh muito usada para fazer tatames, custou a fortuna de 15 paus(aki em vila velha, em sao paulo deve ser uns 5) mede 100 x 50 cm





passando cola na base, inclusive nas valas:









na espuma tb passa cola de contato...





lembrar o capoteiro de preencher aquelas valas com tiras de espuma e tirar as sobras:











agora vem com a peça inteira, depois aguarda a cola juntar as partes, nao demora muito nao...









recorta as bordas, detalhe que qt maior a borda, mais ele fica largo, podendo ficar tipo sela se deixar a borda passando debaixo da base, mas ai fica dificil pisar no chao, optei pra ficar mais fino na frente:





agora vem outra espuma de densidade menor, fica a criterio de cada um, optei por esta que custou 10 rs, e é ainda mais facil de modelar:



forra a espuma com uma camada de plastico q eh carissimo(2 rs) nesse caso eu coloquei um pouco fina 010 pode colocar um pouco mais grossa caso prefira a medida dele foi 140 x 80 cm





fui almoçar e perdi a parte do encapamento mas ai eh coisa do capoteiro, vc so escollhe a capa, eu optei por anti derrapante em cima e branco nas laterais:



acabamento da costura:







a minha moto pronta pra rodar... ficou muitissimo melhor





eu gastei 80 em tudo, achei q valeu a pena nao tem como a espuma descolar pois ela ta mais bem colada q a original e tem uma camada de plastico alem da capa antiderrapante e uma centena de grampos.
com o banco original eu rodava 50 km e me doia as costas agora eu rodei ida e volta e nao senti nada. se começar a doer com 2 horas de uso pra mim é lucro.

por enquanto a unica desvantagem é q o banco ficou mais alto, consequentemente o guidao mais baixo, mas pra resolver isso usei um alongador de guidao e pronto agora da ate pra colocar protetor pois o guidao nao pega na bolha

eh isso qq coisa to ae esperoo ter ajudado, caso tenha alguem d vila velha interessado eu dou o numero do capoterio ou levo a pessoa la, nao vai se arrepender
valeu

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Trocando a capa e a espuma do banco

Mensagem por Helano » 13 Jul 2011, 07:11

Monzalves,

Ficou tão bom que eu movi para a sessão de tutoriais cara. :palmas: :palmas: :palmas:

Parabéns e obrigado por compartilhar com a turma aqui do fórum :joinha: :animado: :ohhhhh:

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

monzalves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Trocando a capa e a espuma do banco

Mensagem por monzalves » 13 Jul 2011, 08:27

valeu guerreiro obrigado pela força qq coisa tamusai

hugocm84
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Trocando a capa e a espuma do banco

Mensagem por hugocm84 » 13 Jul 2011, 09:19

Amigo, o resultado plástico ficou muito bacana MESMO! Mas não entendi uma coisa: você colocou uma espuma mais densa ou mais macia? Você usou a antiga espuma do banco na montagem ou toda a espuma é nova?

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Ténéré 250 - Trocando a capa e a espuma do banco

Mensagem por doug01n » 13 Jul 2011, 09:30

Pelo que vi toda espuma é nova. Usou duas de densidades diferentes. Acho que isso ajuda a ficar mais firme e ao mesmo tempo confortável. O acabamento ficou simplesmente espetacular!
Vou imprimir a foto da moto de lado e levar no cara que eu pretendo fazer o meu banco, no centro de SP.

Belíssimo tutorial!
Administrador

Savério
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Trocando a capa e a espuma do banco

Mensagem por Savério » 13 Jul 2011, 10:00

muito show gostei... não sei se eu teria coragem de mexer no banco original... acho q mandaria fazer outro mesmo com custo maior.

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Ténéré 250 - Trocando a capa e a espuma do banco

Mensagem por Beto Klein » 13 Jul 2011, 10:08

Belo trabalho. :joinha:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Trocando a capa e a espuma do banco

Mensagem por Kakko » 13 Jul 2011, 10:49

Muito bom :joinha: até anima a fazer ;)
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

monzalves
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Trocando a capa e a espuma do banco

Mensagem por monzalves » 13 Jul 2011, 17:37

hugocm84 escreveu:Amigo, o resultado plástico ficou muito bacana MESMO! Mas não entendi uma coisa: você colocou uma espuma mais densa ou mais macia? Você usou a antiga espuma do banco na montagem ou toda a espuma é nova?
usei duas camadas de espumas diferentes, uma mais fina q a outra. a de baixo é mais grossa e um pouco mais dura q a d cima mas ainda é mais macia q a original.a de cima é d33 se nao me engano(a mesma de colchao, mais fina) .se vc for nas casas de espuma tem uma infinidade de opçoes, fica a teu criterio. mas pode ter certeza q qq espuma q vc coloque nao fica mais de 100 rs. outra coisa nao coloca espuma muito macia e sozinha pois ela se deforma e sua bunda vai ficar vibrando junto com o plastico do banco, e é isto q causa a dor, a espuma serve como um amortecedor para as vibraçoes. outra coisa importante no conforto é q toda a bunda esteja apoiada no banco, obanco nao pode ficar centralizado, entao, qt mais largo mais confortavel.ok
Editado pela última vez por monzalves em 13 Jul 2011, 17:44, em um total de 1 vez.

Responder