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MensagemEnviado: 07 Abr 2015, 18:33 
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Fala pessoal!

Tive o desprazer de ouvir meu motor bater biela com 68.000 km, e ao levar em diversos lugares para orçamento, tive, por razões de preço e confiança, a decisão de desmontar e fazer o motor eu mesmo.

Primeiramente, um vídeo com o motor apresentando o problema:



Desmontagem:

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Peças lavadas:

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Biela corrída - Causa do barulho!!!

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Depois de 2 dias de serviço, um para desmontagem e outro para limpeza e separação das peças, enviei o bloco para retífica para remover o virabrequim e instalar a biela e rolamentos novos:

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Com o bloco de volta, começou a montagem!

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Como o motor estava muito manchado, resolvi pintá-lo. A tinta usada foi Preto Fosco Vinílico da marca Maxrubber:

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Durante a montagem, que levei 10 dias bem tranquilamente, estudei bem o câmbio para ter certeza que não montaria nada errado. Fiz este pequeno vídeo explicando:



Toas as ferramentas:

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E terminada a montagem, fiz a instalação na moto:

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E para finalizar, um vídeo da primeira partida, mostrando a normalidade do motor novamente!



Espero que ajude e encoraje os amigos á mexerem em suas motos!

abs!

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Alexandre
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Editado pela última vez por allex2000 em 07 Abr 2015, 18:58, em um total de 6 vezes.

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MensagemEnviado: 07 Abr 2015, 18:49 
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Coragem e conhecimento hein conterrâneo! :thumbup:

Parabéns!!

Depois vejo com mais calma..

:thumbup: :thumbup:

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MensagemEnviado: 07 Abr 2015, 19:04 
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Trabalho irretocável!

O grande segredo desse trabalho é o alinhamento da biela, por isso, a necessidade de se fazer com equipamentos e ferramentas especiais (retífica).

Com relação a marca TXK, é realmente confiável? Vejo o pessoal falar bem mas não sei ao certo.

Parabéns.

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MensagemEnviado: 07 Abr 2015, 19:05 
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parabéns pelo trabalho... Mas como estavam as outras peças do motor: Pistão, camisa, válvulas... Duram muito ainda ou apresentam sinais significativos de desgaste? E as engrenagens do cambio? Algum sinal de desgaste importante???

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MensagemEnviado: 07 Abr 2015, 19:08 
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Com 68.000 se bem tratadas, as outras peças não deveriam apresentar desgaste importante.

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MensagemEnviado: 07 Abr 2015, 19:10 
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Valeu pessoal!!

A marca TXK foi a mais indicada por todos os que conversei, desde os mecânicos da Yamaha até o dono da retífica.

Esqueci de mencionar que aproveitei a abertura do bloco e troquei todos os rolamentos pelos originais NSK, porém especiais C3 (com uma folga maior).

Além disso, troquei tbm o jogo de anéis, marca Metal Leve, troquei os rolamentos de comando e os retentores de válvula no cabeçote.

Em suma, fiz quase todo o motor...hehehe

O restante de todas as engrenagens e peças estavam em excelente estado, na verdade a única peça ruim era mesmo a biela!!

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Alexandre
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MensagemEnviado: 07 Abr 2015, 19:13 
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Tens motor pra no mínimo mais 68.000 km, rs.

Faz tempo que uma montadora não tem um projeto tão robusto e capaz de motor como esse.

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MensagemEnviado: 07 Abr 2015, 19:16 
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Eu espero mais!!! kkkk

Peguei a moto com 38000 km, não sei como foi a vida dela antes disso, então tenho a hipótese que pode ter sido mal tratada, ou caí numa falha mecânica inesperada mesmo....bom, eu to tratando ela agora como uma dama, espero que me retribua!!

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MensagemEnviado: 07 Abr 2015, 19:19 
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Curiosidade: Qual o intuito de utilizar rolamentos com maior folga?

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MensagemEnviado: 07 Abr 2015, 19:24 
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Esse assunto explorei muito com o mecanico da retífica e da casa de rolamentos. Em suma, com essa pequena folga ele trabalha melhor em regimes de extremo calor, pois há um distanciamento milionésimo a mais das esferas em relação á pista do rolamento.

Em motos de maior giro, 4cc por exemplo, utilizam rolamentos com folgas ainda maiores, do tipo C4. Eu não quis ir tão longe, e tbm pelo preço a mais, e fiquei no C3 mesmo.

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