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MensagemEnviado: 18 Jun 2011, 18:40 
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Registrado em: 26 Abr 2011, 12:58
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Oi pessoal, vou mostrar um passo-a-passo de como abrir/fechar o portão da garagem usando o farol da moto. A idéia é *muito* útil e *muito* simples, não sei como não me ocorreu isso antes, haja visto que estou sempre esquecendo meu controle em casa, ele fica sem pilha, etc.

ATENÇÃO: Este sistema NÃO é indicado para motos que possuem alarme antifurto!!!
Eu descobri de um jeito não muito legal que quando estamos na estrada, com o farol alto ligado, o controle do portão interfere com o sensor de presença do meu alarme POSITRON DUO-BLOCK, fazendo com que o alarme da moto pense que o controle do alarme não está próximo, daí o alarme começa a tocar, mesmo você estando na moto. Se você tem alarme, eu sugiro comprar uma solução já pronta que não deixe o controle do portão ligado o tempo todo quando o farol alto estiver ligado, ou ainda adaptar um botão no guidão só para acionar o controle do portão


A idéia não foi minha, vi um tutorial no forum dos highlanders (que por sua fez foi copiado do forum fazeronline), achei muito bom e resolvi arregaçar as mangas e colocar a coisa em prática. Resolvi documentar a coisa toda de uma forma simples para que qualquer um possa repetir. Realmente não tem mistério.

Só pra constar: eu só estou relatando algo que eu fiz com a minha moto e deu tudo certo. Não posso dar nenhuma garantia que tudo vai correr bem com sua moto. Lembre-se que bem ou mal vc está pendurando uma coisa no sistema elétrico, se vc estiver preocupado com a garantia de fábrica, ou ainda se sentir inseguro em realizar a operação, não faça nada e consulte um eletricista de confiança. Como não estamos cortando nenhum fio do sistema elétrico da moto, é tranquilo de remover o sistema caso queira deixar a moto na revisão na CC.


Vamos começar pelo esquema elétrico. O controle será ligado em paralelo com o farol alto. O fato de na Te250 o farol alto ser diferente do baixo simplifica um pouco as coisas. É só ligar tudo no conector do farol *esquerdo*. Quando quisermos abrir o portão, basta acionar o lampejador que o controle fica energizado e emite o sinal para o motor do portão. Para isso funcionar direito, é necessário dar um curto no botão pra ele sempre ficar "pressionado", elétricamente falando. Esta ligação não afeta em nada a moto nem o farol, tranquilidade e conveniência máximas.

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O que vamos precisar:
- controle remoto com alimentação em corrente contínua, 12v
- 2 pedaços de fio de uns 15cm cada, preferencialmente um cinza/preto (negativo) e um vermelho (positivo). Pode ser um fio fino, pois a corrente é bem baixa. Nada de fio de chuveiro elétrico!
- 1 pequeno pedaço de fio para fazer o curto no botão
- ferro de solda
- solda
- enforca-gatos para prender o controle na moto
- alicate de corte para desencapar os fios
- fita isolante
- filme de PVC
- plástico bolha

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Passo 1: desmonte o controle remoto, você só vai precisar do miolo dele. O seu controle não necessariamente é igual ao que eu usei, mas os elementos básicos devem estar aí (botão de acionamento e suporte pra pilha). Se seu controle não for de 12v, esquece :(

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Passo 2: Devemos dar um curto no botão para ele ficar ligado direto. É bem simples, do lado oposto ao botão devem ter as pernas do botão soldadas. Pra saber qual pernas soldar, pegue o fio pequeno que fará o curto e encoste nas penas que vc acha que são as do botão, fazendo o curto. O led do controle deverá acender se as pernas estiverem corretas. Basta então soldar o fiozinho conforme a figura mostra.

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Passo 3: Botão soldado, teste se está tudo OK, coloque pilha no controle e verifique que o led fica aceso direto, sem precisar apertar o botão.

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Passo 4: Agora temos que soldar os fios maiores no conector da bateria. IMPORTANTE: fio vermelho vai no positivo, fio preto vai no negativo. Se inverter isso ai, a coisa não vai funcionar e vc vai ter que desfazer tudo para resolver! Depois de soldado, dê uma testada com a pilha pra ver se o controle ainda liga.

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Passo 5: Enrole o controle com plástico bolha do jeito que é mostrado na foto. Isso dá uma certa proteção contra as trepidações da moto. Depois enrole tudo com filme PVC para deixar a coisa meio resistente à água (deve proteger contra chuva, não contra uma mangueira apontada pro controle!!). Por fim enrole tudo com fita isolante pra ficar tudo preto e assim não ficar tão aparente quando colocado na moto.

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Passo 6: É bom dar uma checada com um multimetro se a corrente tá baixa. No meu caso tá puxando 6,69mA, a bateria não vai nem sentir. Lembre-se que para medir corrente o multimetro tem que ficar em série, entre a pilha e o controle.

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Passo 7: Agora vamos à moto. Retire o plugue do farol ESQUERDO e abra o conector soltando as laterais e o meio, conforme indicado na foto.

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Passo 8: Coloque o controle na moto. Veja que há um buraco na "aranha" logo embaixo do painel. Meu controle coube perfeitamente aí, tomara que o seu caiba :) Os fios devem sair pelo lado esquerdo pra ficarem perto do conector do farol.

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Passo 9: Agora ligue os fios do controle com os fios do farol. Muito cuidado para não inverter as ligações e, principalmente, CUIDADO PARA NÃO DAR CURTO NO SISTEMA!!. Dentro do conector o fio positivo nunca deve escostar no negativo, caso contrário vc vai dar um curto na bateria e aí reze pro fusível segurar a onda. Se não segurar, a bateria pega fogo. E pior: a bateria fica embaixo do assento, ou seja embaixo dos seus bagos! O espaço é bem pequeno, certifique-se que não haja possibilidade de dar curto. Isole muito bem os dois lados com fita isolante.

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Passo 10: Feche o conector, conecte no farol e dê uma isolada nos fios que ficaram expostos (coisa que a Yamaha não fez nos fios do farol ehehe)

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Passo 11: Prenda bem o controle na aranha usando os enforca-gatos. O controle não deve poder se mexer.

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Resultado:

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A moto ganhou o poder de abre-te sésamo :) Repare que sempre que o farol alto estiver ligado o controle estará energizado. Isso não vem a ser um problema quando você está longe do seu portão (ou longe de um portão com a mesma freqüência do seu portão). Como o consumo de corrente é baixo e o controle praticamente não esquenta (80mW), é tranquilo de ficar de farol alto na estrada, nada vai queimar, ou derreter por estar tanto tempo ligado.

Bom, é isso, isso tudo foi muito útil pra mim e espero que seja útil para outras pessoas.

Abraços,
Rodolfo Lima


Editado pela última vez por rodlima em 24 Jun 2011, 09:32, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: 19 Jun 2011, 09:59 
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Grande Rodlima, :palmas:
É possível deixar o controle sob o banco? (mais protegido)

Valeu meu velho. :sol:

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XTZ TÉNÉRÉ 250 - PRETA - 2011


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MensagemEnviado: 19 Jun 2011, 11:50 
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Fala Sevla, cara, não vejo problema não, mas vai dar trabalho ficar passando fio pela moto. Se vc impermeabilizar bem o controle, não tem problema deixar onde eu coloquei, e fica fácil de tirar se necessário.

Abraços!
rod


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MensagemEnviado: 19 Jun 2011, 13:51 
caracaaaa show de bola..


parabens.

o cara é o macgiver!!!!


:animadao:


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MensagemEnviado: 19 Jun 2011, 22:39 
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Porque não utilizar na buzina? Um Pip e abre-te-Césamo! (Se não houver problemas em incomodar a vizinhança, claro) Aí evita do controle permanecer tanto tempo energizado. Mesmo sendo baixo o consumo, potência e geração de calor, esses componentes foram feitos para durar mais, estando sendo utilizados pelo click. Se ficar longo período energizado, vai diminuir drásticamente sua vida útil. Já pensou uma viagem de 4 horas, com utilização de farol alto em 60% desse tempo? Coitadinha da placa, do led, diodos e componentes.
O meu fica na chave mesmo. Já estou acostumado. ;)

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MensagemEnviado: 19 Jun 2011, 23:47 
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Rapaz, eu até pensei em colocar na buzina, também funciona, mas realmente o barulho de noite iria ser meio chato, até mesmo pq pro meu controle abrir o portão ele tem que ficar "apertado" durante uns 2 segundos.

Outra possibilidade é adicionar um botão próprio no guidão pra acionar o controle. Neste caso eu energizaria o controle usando o farol da direita, que sempre fica ligado.


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MensagemEnviado: 20 Jun 2011, 16:31 
Grande Ideia,

Complicando e pensando se é possível, não teria como montar o esquema no interruptor do lampejador mesmo antes do acionador de luz alta?


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MensagemEnviado: 20 Jun 2011, 17:12 
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Fala Salvador, seria uma boa mas acho que teria que abrir a caixa dos comandos de luz, no guidão. Não creio que os comandos do botão de farol alto e lampejador saiam independentes do guidão, se é que vc me entende. Mas se saisse seria com certeza uma idéia melhor. No fundo me incomoda o controle ficar ligado direto quando o farol alto fica ligado, por mais que as contas que fiz digam que não há problema.


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MensagemEnviado: 20 Jun 2011, 21:20 
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Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
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Rodlima, já existe um controle próprio para uso em autos e motos, basicamente ele é igual a esse que vc adaptou, a diferença é que ele é todo lacrado sem botões e quando ele é energizado ele emite apenas um pulso (sinal) para abrir/fechar o portão e desliga-se mesmo ficando energizado direto, como no esquema que vc montou, pra ele emitir novo bip precisa ser desligado e ligado novamente, o que fica perfeito pra colocar no farol alto, sem correr o risco de sair abrindo portões alheios que use o mesmo codigo. rsrsrsrsrss

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Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.


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MensagemEnviado: 20 Jun 2011, 22:21 
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Registrado em: 26 Abr 2011, 12:58
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Podes crer Petrel. Na realidade deve dar pra fazer um pequeno circuitinho que desliga a parada depois de energizado durante um tempo, mas daí esse circuitinho é que vai acabar ficando energizado direto. De qualquer forma aí já não é algo simples de fazer. Talvez o mais fácil nesse caso é colocar um botão a mais em algum lugar da moto, por aí. Ou, obviamente, comprar essa solução pra moto.

De qq forma é muita onda abrir o portão com o farol, o porteiro aqui do predio não entendeu nada :)


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