STénéré 1200 - Escape Duplo LéoVince (Upgrade em 22/03/2018)

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

STénéré 1200 - Escape Duplo LéoVince (Upgrade em 22/03/2018)

Mensagem por Heyder » 28 Out 2011, 21:47

Minha Super Ténéré está de cara nova, ou melhor, traseirOO novo! :gargalhada:

Acabei de instalar 2 escapamentos X-Race Azuis, um de cada lado. Modéstia à parte, além de ter ficado LINDA o ronco ficou grosso e bem mais agradável aos ouvidos, isso sem contar com a exclusividade - pelo menos aqui no Pará, claro! :thumbup:

Espero que com a idéia e fotos, outros amigos donos de XT1200Z se habilitem a implantar o duplo escapamento, afinal, uma 1200cc que se preze merece duas turbinas quando vista por trás, não! :joinha:

Todo o trabalho para finalizar a colocação dos 2 escapes na XT1200Z me custou R$ 1.200,00. Os escapamentos X-RACE (para XT660) custou R$ 1.112,00 e o restante ficou para pequenas despezas como solda, ceguetas, o trabalho do soldador, etc. O conjunto vem com 2 escapes X-Race em alumínio e 2 conexões com tubos para XT660 que usei para fazer a adaptação na ST. Veja os detalhes abaixo:

Primeiro desmontei a ST, mais uma vez... e prendi os escapes nos suportes laterais para ter-se uma idéia da posição em que ficariam. Ao lado jaz o finado escapamento original, agora degolado... :oremos:


Aqui o detalhe dos suportes em "C" feitos em chapa de aço 3mm. A dobra de cima do "C" fica apoiado sobre o chassi, de forma que o peso do escapamento propriamente dito, recai sobre a haste do chassi e não no parafuso de fixação apenas. Utilizei 2 parafusos de aço de 6mm com porcas autotravantes.


Meia um detalhe mostrando o suporte dos escapamentos. Foi necessário fazer 2 furos no chassi de alumínio da ST para fixar os suportes laterais. Não tinha na minha cidade, mas assim que puder, substituirei os parafusos por aço inóx.


A partir daí, faz-se um gabarito do trajeto do cano até os escapes a partir da saída original. Usei um arame de solda à oxigênio para isso. Uma vez os escapes posicionados, você vai entortando o arame e perfazendo o trajeto até a saída única original.


Depois de horas de trabalho :boxe: dobrando, cortando e medindo canos, cheguei a este protótipo apenas pontiado com solda elétrica. Como mencionei na primeira foto, o escape original foi "degolado"... :batecabeca: Eu teria muito dificuldade para construir um perfeito acoplamento do cano de escape manufaturado no bocal original único que sai do catalizador. Assim, preferi inutilizar a ponteira original e aproveitar o bocal com abraçadeira e tudo.


Aqui outra visão do cano de conexão completo antes da soldagem final à oxigênio para cobrir as falhas.


Depois da soldagem à oxigênio, antes da pintura.


Após a pintura com tinta spray preta de alta temperatura.


Este é um detalhe para equalizar a quantidade de gases nas duas saídas foi necessário soldar uma semi-obstrução no interior do cano menor. Isso porque, naturalmente sairia mais gases por ele que pelo outro de extensão maior. Obstruindo exatamente a metade do tubo menor, a quantidade ficou perfeitamente distribuída.


Aqui detalhes do suporte pintado de prata, parecendo uma extensão do chassi de alumínio. Note o parafuso 6mm sextavado e de aço inóx.




Imagens do cano completo, já colocado, visto por trás, sobre a roda traseira.
Abaixo, visões do trabalho finalizado em aproximadamente 12h!








Trabalho concluído.
Vejam como ficou a visão traseira da moto. Bonita e imponente, não?! Digna de uma 1200cc!!! :animadao:
Falta apenas agora, encomendar 2 abas de proteção feitas em fibra de vidro que cubram o primeiro terço das ponteiras, de forma a evitar queimaduras nos tornozelos dos mais distraídos(as)... :mudo:

Vejam aqui a diferença entre uma XT1200Z toda original e a modificada.
Se porventura alguém tiver alguma dúvida ou precisar de mais esclarecimentos para fabricar o seu tubo, é só perguntar. Será um prazer tentar ajudar.

Grande abraço a todos e postem seus comentários!
Heyder :D
Editado pela última vez por Heyder em 22 Mar 2018, 08:30, em um total de 9 vezes.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré XT1200Z - Escapamento Duplo X-Race

Mensagem por Heyder » 30 Out 2011, 22:31

Um detalhe importante: hoje fui dar uma volta maior (50Km) com o escape duplo e ao chegar em casa de volta, moto quente, em marcha lenta, notei que o motor funcionava como se estivesse levemente "fora do tempo", coisa que nunca havia notado antes. Verifiquei o CO1 e CO2. Por padrão de fábrica, vieram ambos em -15. Alterei-os para 0 (zero) e notei grande melhora, ficou normal novamente. Agora falta testar o consumo desta forma, já que ao mudar de -15 para 0 enriqueci a mistura Ar/Gasolina. Já imaginava que isso pudesse acontecer após colocar escapamentos esportivos.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

popeye
Visitante
Visitante

Re: Super Ténéré XT1200Z - Escapamento Duplo X-Race

Mensagem por popeye » 31 Out 2011, 20:53

Estive viajando esses dias e nao tive tempo de acesso a net, mas quando abrí a mensagem que me mandou, fiquei de boca aberta.Na minha opiniao ficou ESPETACULAR!!!!!!!!!!! A sua será a base total para a minha. Parabéns. Nao te falei que o barulho dessa ponteira é o bicho!!!! Com duas entao... Parabens novamente!!!

MarlonRR
Usuário
Usuário
Mensagens: 149
Registrado em: 20 Mar 2011, 19:57
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Boa Vista - Roraima

Re: Super Ténéré XT1200Z - Escapamento Duplo X-Race

Mensagem por MarlonRR » 31 Out 2011, 22:39

Ficou lindo!

Agora só falta o vídeo com o novo ronco

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré XT1200Z - Escapamento Duplo X-Race

Mensagem por Heyder » 01 Nov 2011, 08:10

Não tenho nem conta no YouTube, mas vou tentar fazer um videozinho com o ronco pra vocês ouvírem! Alguém sabe qual a melhor extensão de vídeo para postar no YT?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Super Ténéré XT1200Z - Escapamento Duplo X-Race

Mensagem por Helano » 01 Nov 2011, 21:17

Heyder, tua moto está cada vez mais linda cara.

Para eud ar os parabéns, só fica faltando um videozinho do ronco da máquina... rsrsrs

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
wagner luiz
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Mai 2011, 19:49
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro - Campo Grande

Re: Super Ténéré XT1200Z - Escapamento Duplo X-Race

Mensagem por wagner luiz » 03 Nov 2011, 11:26

Ficou muito linda!!!! :palmas:

combinou com a cor do tanque.

Isso sim que é um verdadeiro TITAN!!!! :rock:

Tem um detalhe, vc fez o dreno tb? Motos que tem o cano virado para cima como a sua está agora costumam ter um furinho na parte mais baixa do escape para drenar a agua da condensação ou da chuva . Se vc observar, o escape original é virado para baixo. É só uma observação, nem sei se a T1200 vem com esse sistema de dreno!

:joinha:
"Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim."

Nikola Tesla

Suzuki Bandit 650

http://www.youtube.com/user/WLuizTenereClub

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Super Ténéré XT1200Z - Escapamento Duplo X-Race

Mensagem por Heyder » 04 Nov 2011, 00:14

Wagner, não tinha pensado nisso... Bom, na verdade, os escapes não ficam com a boca pra cima e nem pra baixo... Será que entra água nessa posição? Outro detalhe: Se eu fizer o tal buraquinho, será que não fará barulho tipo "apito" pelo vazamento de ar?
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
wagner luiz
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Mai 2011, 19:49
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro - Campo Grande

Re: Super Ténéré XT1200Z - Escapamento Duplo X-Race

Mensagem por wagner luiz » 04 Nov 2011, 09:51

Pow cara pelo tamanho da boca do escape, eu acho que entra sim. O problema não é durante a chuva e sim quando lavar a moto ou num estacionamento descoberto e começar chover repentinamente, e outro detalhe, não precisa ser muita água não, uma colher de sopa ou a propria condensação que fique sempre acumulando dentro da descarga uma hora vai acaber corroendo. :thumbup:

O furinho é mínimo, se não em engano é uma broca de 4mm (1 furinho)

Não acredito que vc vá escutar esse apito ou ar escapando pq o furo é muito pequeno :joinha:

Vou tirar uma foto e vou colocar aqui pra vc ver.
"Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim."

Nikola Tesla

Suzuki Bandit 650

http://www.youtube.com/user/WLuizTenereClub

Avatar do usuário
wagner luiz
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Mai 2011, 19:49
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro - Campo Grande

Re: Super Ténéré XT1200Z - Escapamento Duplo X-Race

Mensagem por wagner luiz » 04 Nov 2011, 11:06

Este aí é o furinho que te falei. Ele é largura de um palito de fósforo.




Coloquei um pouco de água na descarga, se vc observar tem uma gota caindo.




OBS: Se fizer algum tipo de assobio que vc não goste é só da um pontinho de solda. :joinha:
"Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim."

Nikola Tesla

Suzuki Bandit 650

http://www.youtube.com/user/WLuizTenereClub

Responder