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MensagemEnviado: 13 Mai 2014, 16:35 
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Tópico show, o RAlves ficou devendo as fotos. Estou precisando aprender a mexer nisso sozinho, troquei o amortecedor no mecânico recentemente e ainda não cheguei à forma ideal, ficou dura e precisava aliviar a pré-carga da mola, mas o mecânico diz q precisa tirar a balança toda pra mexer nisso. E tenho receio de q ao deixar boa pra mim sozinho fique mole com minha garupa.

Será q comprar uma ferramenta facilitaria meu trabalho? Alguém pode indicar a certa?


PS: removi as fotos pra evitar confusão

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Minha moto tá meio surrada? Não, eu to fazendo estilo MAD MAX - THE FURY ROAD.


Editado pela última vez por Radames Aragon em 25 Mai 2014, 15:42, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: 13 Mai 2014, 18:06 
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Sobe a serra e pega emprestado comigo.

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MensagemEnviado: 13 Mai 2014, 18:54 
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Opa, valeu :joinha: vamos marcar então. Espero q esteja incluído o mini curso pra regular sozinho :D

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MensagemEnviado: 14 Mai 2014, 14:11 
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Achei esta página do manual de serviços da Teneré 250 2011 e nele indica as ferramentas necessárias e os passos para ajustar a mola. Segundo isso, realmente não é necessário desmontar o link, basta apoiar bem a moto (vou usar meu macaco fixo básico) e usar as ferramentas certas. Vou tentar arranjar pelo menos a chave de porca cilíndrica q sequer vem no nosso kit (afinal seria imprestável mesmo).

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MensagemEnviado: 14 Mai 2014, 16:39 
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O desenho do manual mostra o mundo perfeito, sem a pedaleira e a roda traseira.
O esquema de soltar o link e um macete para tornar o processo mais rapido, de quebra ainda aproveita para lubrificar.

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MensagemEnviado: 25 Mai 2014, 16:03 
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Pessoal, finalmente consegui fazer o ajuste sozinho, e exatamente como dizia o manual, consegui sem tirar nenhuma peça além da borracha q evita sujeira no amortecedor!

Seguindo a dica do RAlves, usei WD40 (na verdade um similar de R$ 8) na porca cilíndrica de trava da mola no local da seta, e usei a chave nela no sentido anti-horário em direção ao escapamento para aliviar a pré-carga; se quisesse aumentar a pré-carga seria puxar para o sentido da corrente:


(retirei a pedaleira do garupa pra melhor visualização, mas na verdade me apoiei nela pra fazer força)

A ferramenta usada foi a chave de porca cilíndrica regulável (é a ponta móvel q encaixou perfeitamente):
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Nem foi preciso fazer muita força, possivelmente pq meu amortecedor é novo e ainda não foi "marretado" com o tempo, mas economizei várias idas ao mecânico, q por sua vez retirava a peça completa a cada ajuste. :joinha:

Imagina rodar na moto novinha, depois e 32 mil kms? :D

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MensagemEnviado: 09 Fev 2015, 13:25 
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pessoal hoje fiz o ajuste na suspensão da minha, porém não o sei se fiz de maneira correta, ou se servirá de alguma coisa... :?

A questão que é o seguinte, tenho 1,86 de altura e sou meio pernalonga, a moto pra mim porderia ser mais alta, foi mexida na porca da pré carga da mola, o mecânico rosqueou ela de maneira que a mola ficasse mais esticada, ou seja, subiu a porca até em cima, a mola tem mais espaço para trabalhar...isso é o que faz a suspensão ficar mais rígida...certo? :? (me corrijam se eu estiver enganado)
O segundo ponto é que, isso vai ajudar alguma coisa no fato de eu ser mais alto que a média do pessoal, e consequentemente, necessitar uma moto mais alta pra não ficar de joelho dobrado?

Agora sentí falta de ter uma regulagem de suspensão igual de algumas motos da BMW que se faz com uma mão só em casa.... :lol: :lol:

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MensagemEnviado: 20 Fev 2015, 07:33 
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Putz, ele fez errado, quando vc sobe a porca vc estica a mola e isso a deixa mais molenga e portanto com seu peso a moto afunda mais ainda. O certo pra quem é alto é apertar a mola o que a faz empurrar mais ainda a roda pra baixo e o quadro pra cima, mantendo-a alta mesmo com seu peso.

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MensagemEnviado: 20 Fev 2015, 07:47 
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Obrigado pela explanação Radames, tava suspeitanto que esse ajuste fora feito mesmo de maneira errada, vou ver se eu mesmo não consigo fazê-lo em casa, ou levar em outra oficina haja vista que o último não entende muito da coisa mesmo, coisas simples o cara fala que não sabia ou não teria como fazer, mas enfim....aqui no interiorzão do Pr tá dificil achar uma boa oficina mecânica...rs

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MensagemEnviado: 16 Jan 2016, 21:22 
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Galera, boa noite

Eu sou leigo em mecânica, eu posso arriscar a eu mesmo relugar o pro link ?
Estou sentindo minha moto baixa em relação a outras motos.


Obrigado meu contato do whats caso alguem possa me dar mais informações 013 9 88664558


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