Ténéré 250 - Revisão dos 15.000 km - Faça você mesmo

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
Ricardo Capile
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 456
Registrado em: 30 Dez 2011, 18:40
Cidade onde mora: Betim/MG

Re: Ténéré 250 - Revisão dos 15.000 km - Faça você mesmo

Mensagem por Ricardo Capile » 15 Jan 2014, 07:53

edvar escreveu:aquelas das faixas azuladas no pino da balança é normal ou é algum tipo de desgaste?

outra dúvida, vi que vc usou basicamente a graxa branca na lubrificacao, sei que o recomendado pro link é a graxa azul(esqueci qual o nome do componente) e pro rolamento da caixa sempre vi usar essa graxa marrom mesmo(que tbm esqueci o nome do componente)
Essa graxa branca aguenta o tranco igual essas graxas que falei?
Aquelas faixas azuis no eixo são dele mesmo, não é desgaste.
A graxa branca ë Graxa a base de sabão litio, é a recomendada pelo fabricante para lubrificaçao.
Tenha uma vida equilibrada: ande em duas rodas.

K-pot
Mestre
Mestre
Mensagens: 838
Registrado em: 02 Mai 2013, 10:29
Cidade onde mora: Viçosa/MG

Re: Ténéré 250 - Revisão dos 15.000 km - Faça você mesmo

Mensagem por K-pot » 15 Jan 2014, 10:36

Capile, gostei do carimbo no "manoel" ... rsss. Muito bom a revisao. minha completa 15mil este mes, ja agendei uma revisao num mecanico de confianca pq sou desastre. So um conselho, apesar do manual dizer q vela troca soh com 20mil km, eh bom da uma olhada, a minha troquei com 14 e parecia ta um tempinho ja bem gasta.
abraco e ate qq dia
CRF 250 L 2013
CB 500X 2023

fcovianna
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 23 Nov 2013, 11:17
Cidade onde mora: rio de Janeio - RJ

Re: Ténéré 250 - Revisão dos 15.000 km - Faça você mesmo

Mensagem por fcovianna » 16 Jan 2014, 08:17

Pô... muito show. Sem dúvida que tá encorajando muita gente a fazer o mesmo. No meu caso, nunca fui tao fundo, mas já penso em juntar com um amigo e seguindo os posts, fazer uma manutenção mais "filé" na motoca. eheh

brigadúu

Avatar do usuário
Ricardo Capile
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 456
Registrado em: 30 Dez 2011, 18:40
Cidade onde mora: Betim/MG

Re: Ténéré 250 - Revisão dos 15.000 km - Faça você mesmo

Mensagem por Ricardo Capile » 16 Jan 2014, 11:13

K-pot escreveu:Capile, gostei do carimbo no "manoel" ... rsss. Muito bom a revisao. minha completa 15mil este mes, ja agendei uma revisao num mecanico de confianca pq sou desastre. So um conselho, apesar do manual dizer q vela troca soh com 20mil km, eh bom da uma olhada, a minha troquei com 14 e parecia ta um tempinho ja bem gasta.
abraco e ate qq dia


Pois bem K-pot, troquei a vela na revisão de 10.000km, agora na de 15.000km somente retirei e verifiquei e dei uma lixadinha.
Abs.
Tenha uma vida equilibrada: ande em duas rodas.

Avatar do usuário
moto-aventureiro
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 192
Registrado em: 11 Out 2012, 23:53
Cidade onde mora: Florianópolis

Re: Ténéré 250 - Revisão dos 15.000 km - Faça você mesmo

Mensagem por moto-aventureiro » 22 Jan 2014, 11:42

Pessoal que maravilha de tópico....

Alguém sabe me dizer se existe algum topico que ensine passo a passo a regulagem da folga das valvulas?

Agradeço.

Avatar do usuário
kowalski
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 25 Fev 2014, 20:04
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: REVISÃO de 15.000km - Faça Você Mesmo

Mensagem por kowalski » 01 Mar 2014, 22:08

Excelente tutorial. Depois de vê-lo, criei coragem pra fazer o mesmo.... que trabalheira!

Além disso aproveitei pra desmontar a balança e o link pra fazer a lubrificação do eixo e das tais buchas.

Também troquei a vela, filtro de ar, óleo e filtro de óleo. Na boa, só falta regular as válvulas. E acho que consigo aprender se houver por aí um tutorial....

Concordo com o amigo BobEsponja, concessionária nenhuma faria o mesmo.

Cabe aqui um comentário: fui numa oficina aqui no Rio e perguntei o preço da "revisão geral". R$ 250,00 sem direito nem a regulagem de válvulas...

Perguntei o que a oficina faria e os caras ficaram só no arroz com feijão mesmo... pastilha de freio, óleo, filtro de ar.... fala sério...

Obrigado pelas dicas :ohhhhh:
Já diz o ditado: "Só cai de moto quem anda de moto..."

Use equipamentos de segurança. Obedeça as leis de trânsito. Respeite a Vida.


Imagem

Marquinho
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 12 Out 2012, 00:38
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Revisão dos 15.000 km - Faça você mesmo

Mensagem por Marquinho » 07 Mar 2014, 12:12

Como não tenho o menor jeito para fazer sozinho, só me restou deixar os parabéns!

Belo serviço e bem explicativo!
Dafra Apache - 2012
Kawasaki Ninja 250R - 2011
Yamaha Ténéré 250 - 2012
BMW G650GS - 2015

Avatar do usuário
Vitao Vieira
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 60
Registrado em: 05 Fev 2014, 21:06
Cidade onde mora: Pindamonhangaba/SP

Re: Ténéré 250 - Revisão dos 15.000 km - Faça você mesmo

Mensagem por Vitao Vieira » 18 Mar 2014, 02:55

Eu não tenho as manhas de fazer isso sozinho, mas vendo esse belíssimo tutorial, vou levar ao meu mecânico de confiança e pedir para ele fazer tudo isso que foi feito nas fotos, e na minha frente, quero acompanhar de perto, para que não pule uma só etapa...

Vou imprimir umas fotos tb para levar ao mesmo e dizer como quero as coisas..
Imagem

marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Revisão dos 15.000 km - Faça você mesmo

Mensagem por marcooc » 25 Mar 2014, 17:10

Parabéns BobEsponja pelo meticuloso guia de limpeza, já sei onde vou aprender a fazer a limpeza da minha quando for necessário!

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 904
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Ténéré 250 - Revisão dos 15.000 km - Faça você mesmo

Mensagem por SREELDIN » 11 Mai 2014, 19:11

BobEsponja escreveu:Amigos,
Neste final de semana do dia 07/05 minha Ténéré atingiu a marca de 15.000 km.
Sei que neste momento é necessário levar a moto até a concessionária, para efetuar a revisão de fabrica.
O problema é que não confio no serviço desta turma e se for pra trocar peça, eu mesmo faço, por um preço mais justo.
Então optei por eu mesmo desmontar a moto toda e verificar componente por componente.
Desta forma, garanto que a lubrificação será completamente refeita com o cuidado que apenas o proprietário teria.
Conferi tudo, completei o óleo de freio, troquei as pastilhas, vela, passei graxa em tudo e lavei o filtro de ar e todas as partes que normalmente não são limpas durante uma lavagem comum.
Ficou faltando ajustar as valvulas do motor, mas isso farei na oficina de um mecânico de confiança.
Gastei cinco horas de trabalho de meu sábado.
O tempo poderia ser menor se a moto tivesse um cavalete central, mas deu tudo certo.
Por serem muitas fotos, não postei aqui no fórum.
Publiquei em meu site, http://WWW.osviloesmc.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;, no link FOTOS.
Se algum companheiro se oferecer para efetuar o download das fotos e publicar aqui no fórum, agradeço.
As dicas são interessantes para quem quer desmontar a moto completa, sem correr o risco de danificar nenhum componente.
Um moto abraço a todos.
vou dar uma olhada nisso urgente...
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Responder