Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR 250c

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR

Mensagem por allex2000 » 08 Abr 2015, 19:13

Fmm4100 escreveu:A pressão da bomba deu uma textura legal.
A bombinha foi idéia de última hora....a tinta vinílica não existe em spray, e eu não encontrei ninguem com boa vontade para pintar o motor da moto. Eu iria usar um borrifador de amaciante, alvejante, sei lá...kk, mas na casa de tinta onde fui o garoto que me atendeu tbm gostava de motos e sugeriu a bombinha, pois ele ja tinha usado...fiz um teste no papelão e ficou legal a textura, então mandei tinta pro motor!!!

Kakko, todos tbm acharam precoce, procuramos os defeitos e era só a bendita biela mesmo. Na internet, há uma fama deste lote de 2008 ter este problema de biela, Fazer/Lander... to acreditando nisso. Se alteraram o painel, eu nunca saberei!!! rsrs

O custo do kit de biela foi R$138,00 e da M.O. da retífica R$110,00. O resto foi tudo por opção minha, mada mais era necessário trocar, eu preferi trocar todos os rolamentos, anéis e fazer o serviço no cabeçote pois já tava com a mão na massa, e montar tudo meia vida iria me deixar sempre lembrando disso.

Na Yamaha orçaram a troca da biela em R$2.100,00. Na boca de porco, R$700,00. Então, pelos R$248,00 saiu bem em conta!!

Obrigado a todos pelos comentários!!

Abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR

Mensagem por Angelo » 08 Abr 2015, 19:15

Agora vi com mais calma..no notebook.

..Meu, caixa de engrenagens eh a coisa mais linda do mundo neh, hehehe, a sincronia de tudo para as marchas.. :thumbup:

O motor pintado ficou muito bom, mais pra frente acho que vou pintar o da tezinha tambem. :D.
No escapamento acho que tem que ser tinta especial, nao?! Pra alta temperatura.

Eu tenho compressor de pintura aqui!! kkkk, Na proxima so dar um toque. :joinha:

Legal o incentivo.. sou apaixonado por mecanica, mas parei no tempo no quesito conhecimento, o principio eh o mesmo, mas muita coisa nova que foi surgindo eu perdi.

Parabens mais uma vez., ja sei onde levar a motoca quando der algum problema. :D :D

:thumbup: :wave:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR

Mensagem por allex2000 » 08 Abr 2015, 20:07

Angelo, comentei isso com um amigo, eu tbm vejo beleza na mecanica, aliás, o motor inteiro de nossa Yamaha é uma obra prima, muito bonito e bem desenhado tanto por dentro quanto por fora!

No escape eu usei colorgin alta temperatura mesmo, mas não durou 1 minuto na saida....

Eu "fuço" nas coisas desde criança...me lembro da minha vó me dando um despertador antigo para eu brincar e eu rapidamente desmontei com uma faca de cozinha (não me deixavam brincar com chave de fenda kkk), e a sensação que eu tive quando abri a tampa lateral do motor da Lander foi a mesma do despertador!!! um monte de engrenagem se sincronizando, semelhantes as do relógio!

Os princípios são os mesmos como vc disse, seja em carro, moto, máquina de lavar, bicicleta...amo muito tudo isso!! rsrsrs

Achei importante tbm conhecer um pouco mais nossa moto, pois a maioria de nós aqui do clube gosta de viajar pra longe de casa, e as vezes pode acontecer uma quebra, que você sabendo, pode dar um jeito até chegar em algum lugar seguro....
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR

Mensagem por Kakko » 08 Abr 2015, 23:59

Alex.....eu tbm sou autodidata desde criança...e essa estória do despertador eu já vi antes...rsrs.

abraço :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR

Mensagem por ivojoseaug » 09 Abr 2015, 15:18

parabéns pela coragem, pela aula e pelo sangue de barata...tudo muito bem feito.

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR

Mensagem por ventania » 09 Abr 2015, 15:45

allex2000 escreveu:Angelo, comentei isso com um amigo, eu tbm vejo beleza na mecanica, aliás, o motor inteiro de nossa Yamaha é uma obra prima, muito bonito e bem desenhado tanto por dentro quanto por fora!

No escape eu usei colorgin alta temperatura mesmo, mas não durou 1 minuto na saida....

Eu "fuço" nas coisas desde criança...me lembro da minha vó me dando um despertador antigo para eu brincar e eu rapidamente desmontei com uma faca de cozinha (não me deixavam brincar com chave de fenda kkk), e a sensação que eu tive quando abri a tampa lateral do motor da Lander foi a mesma do despertador!!! um monte de engrenagem se sincronizando, semelhantes as do relógio!

Os princípios são os mesmos como vc disse, seja em carro, moto, máquina de lavar, bicicleta...amo muito tudo isso!! rsrsrs

Achei importante tbm conhecer um pouco mais nossa moto, pois a maioria de nós aqui do clube gosta de viajar pra longe de casa, e as vezes pode acontecer uma quebra, que você sabendo, pode dar um jeito até chegar em algum lugar seguro....


O kakko sabe consertar as coisas também.



Alex, isso que citou acima depende muito da confiança do caboclo em consertar as coisas. Eu não tenho essa confiança que voce e o Kakko tem.

Uma vez troquei o platinado de uma CG que tive e quase fiquei na rua empurrando a moto, porque esqueci de regular o mesmo.

Outra vez fui consertar tambem um despertador que quebrou e depois não segui uma ordem de desmontagem e o despertador virou um liquidificador.

Outra vez fui consertar um ferro de passar roupa de casa e quase matei a minha faxineira.


DAÍ DESISTI DE QUERER CONSERTAR AS COISAS. Imagina então tentar retificar o motor de minha moto. :risadona: :risadona: :risadona: :risadona: :risadona: :risadona:


Parabéns pela perícia em consertar a sua moto. :joinha: :joinha: :joinha: :joinha:

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR

Mensagem por allex2000 » 09 Abr 2015, 18:12

ventania escreveu:


O kakko sabe consertar as coisas também.



Alex, isso que citou acima depende muito da confiança do caboclo em consertar as coisas. Eu não tenho essa confiança que voce e o Kakko tem.

Uma vez troquei o platinado de uma CG que tive e quase fiquei na rua empurrando a moto, porque esqueci de regular o mesmo.

Outra vez fui consertar tambem um despertador que quebrou e depois não segui uma ordem de desmontagem e o despertador virou um liquidificador.

Outra vez fui consertar um ferro de passar roupa de casa e quase matei a minha faxineira.


DAÍ DESISTI DE QUERER CONSERTAR AS COISAS. Imagina então tentar retificar o motor de minha moto. :risadona: :risadona: :risadona: :risadona: :risadona: :risadona:


Parabéns pela perícia em consertar a sua moto. :joinha: :joinha: :joinha: :joinha:
Ventania, já errei milhares de vezes tbm em missões de conserto, mas tudo vai pro aprendizado e conforme a idade vai avançado vamos ficando um pouco mais pacientes e sabendo utilizar melhor o conhecimento adquirido. Continuo errando, mas evito melhor!

Consertar a moto foi um prazer com "cagaço" misturado, me dava tesão em saber que eu mesmo estava refazendo um motor, mas ao mesmo tempo acordava as vezes 2h da manhã e não dormia mais, pensando se iria mesmo montar tudo certo.

Estudei bastante, li bastante e pratiquei experiências que já tive, a maioria com carros, que seguem o mesmo princípio (já mexi em motores 4.1 GM, Motor AP VW, CHT Ford, Fiasa Fiat, Powertrain GM, etc...), e acho que não aparento ter algum conhecimento, pois quando eu cheguei na retífica, concessionária e moto peças explicando o caso e dizendo que eu mesmo estava fazendo, sempre era medido de cima a baixo por todos...kkk, depois de uma conversa os caras acabavam ajudando por dó eu acredito...rsrsrs
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR

Mensagem por ventania » 10 Abr 2015, 15:34

Alex, tudo bem.


Me diga uma coisa:


Dizem que tem que trocar o cabeçote todo porque não tem retifica e acho que não é verdade já que voce retificou é isso?


O cabeçote da lander/tenere não é de ferro fundido com um cilindro de aluminio dentro aonde o pistão se movimenta?

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR

Mensagem por Kakko » 10 Abr 2015, 15:56

Olá Venta...tudo bem ? desculpe meter a colher...mas voce não está mencionando o cilindro ? ou seria o cabeçote mesmo ? o pistão se movimenta no cilindro...e o cabeçote é onde fica o comando de válvulas e as mesmas.

abraço
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR

Mensagem por allex2000 » 10 Abr 2015, 16:15

Blz Ventania?

O cabeçote é de alumínio fundido. Eu não cheguei a retificar ele, só troquei os retentores de válvula que estavam gastos, mas na estrutura dele mesmo como plainar, retificar dutos, não fiz nada.

Acho que a confusão está justamente onde o Kakko apontou, o que não dá retífica é o cilindro, que é revestido de níquel fósforo se não me engano, dentro do corpo de alumínio fundido tbm, é lá que o pistão (este forjado) se movimenta. Esse não dá retífica, só colocando outro.

Este motor é uma belezurinha!!!

abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Responder