Tutorial Instalação Alarme UNIVERSAL Pósitron G6

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
adrianoleal
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Abr 2014, 12:46
Cidade onde mora: Rolim de Moura/RO

Re: Tutorial Instalação Alarme UNIVERSAL Pósitron G6

Mensagem por adrianoleal » 20 Ago 2014, 13:03

Olá dinho.p!
Valeu pelas dicas, vou seguir seu conselho e ler mais um tiquinho :)
Abraços,

AdrianoLeal
dinho.p escreveu:adrianoleal, seja bem vindo de volta! pelo visto já está recuperado e pronto para novas aventuras!
vamos lá:

- PR GND (terra);

Costumeiramente chamado de terra pois é a tensão de referencia do circuito (0v), este fio você conecta ao chassi da moto (que é onde está ligado o 0v da bateria e demais circuitos), precisa ter contato com o metal do quadro. se tiver algum mau contato o alarme vai ficar maluquinho... KKKKK (sem referência).
Assim como o GND da sirene, também deve ser "aterrado" - conectado ao chassi da moto.


- CZ/AZ Bloqueio (Não sei qual é no tutorial);
- CZ/AZ Bloqueio (Tem dois. Não sei qual é no tutorial);

São os fio da relé de bloqueio de corrente. Você conecta ao chicote da moto para fazer o corta-corrente, conforme tutorial. Os dois são da mesma cor pois não há ordem, apenas conecte-os como mostrado no tutorial.


- AZ Ignição (Não sei qual é no tutorial);

Conecta ao 12v após a ignição. ou seja, este condutor será alimentado com 12v apenas quando você liga a chave de ignição.


- CD Disparo Auxiliar (Deve ser aquele que você vai utilizar no baú, certo?);

Exatamente. pense em um interruptor, tipo os que acionam luzes de interior em automóveis: o interruptor liga e desliga este fio ao terra. Se ligar o alarme com este fio desconectado e depois aterra-lo, o alarme vai disparar. Ou, se ligar o alarme com este fio aterrado e depois desconecta-lo, o alarme também dispara.

Recomendo que isole-o bem.


Cara, é bacana você ler alguma apostila simples de instalação de alarmes ou algo parecido, para você saber exatamente o que estará fazendo e não apenas seguir uma receita, saca? conhecimento não ocupa espaço! kkkk
você deve encontrar aos montes aí pelo google.
no canal da pósitron, no youtube, tem também alguns vídeos, não são muito detalhados (pois são voltados a instaladores) mas dá pra dar uma fuçada e ver se ajuda em algo.

Se quiser, é altamente recomendável, comprar um multímetro para fazer testes, existem uns de 10reais... só pra brincar, serve!

No mais, o que eu puder ajudar, é só falar.

abraço.

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Tutorial Instalação Alarme UNIVERSAL Pósitron G6

Mensagem por MaxxTazzi » 30 Ago 2014, 10:14

Me ajudem em uma dúvida cruel. Já instalei alarme até para cortar a antena corta pipa, porém minha próxima instalação será de um bloqueador.

Um bloqueado de tempo, assim que acionado o neutro ele ativa, após engatar a primeira marcha a contagem de 1 min ou a que programar começa para desligar a moto;

Outro é um rastreador e bloqueador, via SMS.

Bem, primeiro fiz chaves gerais para os dois, caso der pau desabilito os mesmos.

Pergunto, um deles vou instalar no corta corrente, como aqui mostrado. O outro não sei se instalo no módulo de injeção (+) ou no pulsador do módulo.

Pensei no pezinho do descanso, mas aquela coisa de sujeira...porém, com mais segurança de dar pau em módulo :crazy:

E outra, lugares para o botão corta corrente? Pensei dentro da caixa de ferramentas, devido fácil acesso e protegido...

Conselhos e conselhos....preciso rsrs :animadao:
Integrante Adventure Moto Clube - SP

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Tutorial Instalação Alarme UNIVERSAL Pósitron G6

Mensagem por dinho.p » 01 Set 2014, 13:00

eu não mexeria no módulo de injeção... qq errinho pode sair caro e, as vezes algo aparentemente sem lógica interfere no circuito. Qualquer fiozinho extra pode funcionar como uma antena, etc. Enfim, a eletrônica é uma loucura! kkkkk

Mas faça aí e poste suas traquitanas, que são bem interessantes.

adrianoleal
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Abr 2014, 12:46
Cidade onde mora: Rolim de Moura/RO

Re: Tutorial Instalação Alarme UNIVERSAL Pósitron G6

Mensagem por adrianoleal » 01 Set 2014, 16:28

Dinho, boa tarde.
No pós ignição 12v, como você conectou? Abriu um dos dois terminais marrons e apertou? Tem um fio branco marrom ao lado, sabe dizer qual a voltagem dele?
Abraços,

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Tutorial Instalação Alarme UNIVERSAL Pósitron G6

Mensagem por dinho.p » 02 Set 2014, 14:36

cara, eu conectei no chicote mostrado na foto... desconecta o plug, passa o fio por dentro do terminal e reconecta. igual foi feito nos conectores dos piscas.

adrianoleal
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 11 Abr 2014, 12:46
Cidade onde mora: Rolim de Moura/RO

Re: Tutorial Instalação Alarme UNIVERSAL Pósitron G6

Mensagem por adrianoleal » 02 Set 2014, 22:12

Eu mandei solda mesmo. Depois é só retirar com o ferro de solda mesmo :p
Ficou ótima a instalação do alarme, bem diferente do que fizeram com a moto anterior que eu tive.
Valeu amigo.

Abraços,

Att. AdrianoLeal
dinho.p escreveu:cara, eu conectei no chicote mostrado na foto... desconecta o plug, passa o fio por dentro do terminal e reconecta. igual foi feito nos conectores dos piscas.

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Tutorial Instalação Alarme UNIVERSAL Pósitron G6

Mensagem por dinho.p » 02 Set 2014, 22:36

:joinha: Além de mais barato e prazeroso!!

Nada como sujar as mãos!! coisa de homem que é Homem!! KKKKKKKKKKK :rock:


adrianoleal escreveu:Eu mandei solda mesmo. Depois é só retirar com o ferro de solda mesmo :p
Ficou ótima a instalação do alarme, bem diferente do que fizeram com a moto anterior que eu tive.
Valeu amigo.

Abraços,

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Tutorial Instalação Alarme UNIVERSAL Pósitron G6

Mensagem por MaxxTazzi » 10 Set 2014, 09:13

Bem, terminei minha engenhoca de alarmes, claro como um bom engenheiro tem que fazer a casa. Aliás, estudou pra que?

Foram 3 alarmes instalados, independentes e com suas chaves gerais.

1 - Rastreador e bloqueador - Instalei no corta corrente do manete esquerdo, claro direto no chicote, não cortando nenhum fio, utilizei os terminais originais da moto. Deixei a função apenas por SMS, pois não depende de sinal 3G, não me interessa o rastreio em si em tempo real e sim o bloqueio e a localização através do link que ele mesmo envia para a localização. Números cadastrados meu, minha esposa e mais 2 amigos, qualquer eventualidade, qualquer um pode bloquear com uma SMS e localizar.

2 - Bloqueador pelo Neutro - Fiz um bloqueador temporizado, com um circuito básico de CI, baseado em alguns do mercado. Ele está ligado no cavalete central, direto no chicote, também sem cortes ou emendas, fiz um com o original. Ele bloqueia ao acionar o NEUTRO da moto, coloquei neutro, após engatar ele começa uma contagem de 2 min e 30 seg e bloqueia. Caso vc esqueça no farol e engate o neutro, vc pode desabilitar com uma senha, farol alto + seta ou duas piscadas farol alto ou seta esq e direita. Ficou muito bom.

3 - Alarme Positron de presença - sim, o menos eficiente mais serve para ir logo levando a moto, pois a primeira pergunta que vejo é "dá o alarme!!! nunca reaja e se possível dê logo ao meliante e diga "tó tó tó tem seguro pode levar..." assim "tranquiliza" todos.

Todos os sistemas tem chave geral, contra água, poeira e temperatura, super resistentes escondidas pela moto e não identificadas a olho nú...

Bem, não é a coisa 100% mais garanto que vai dar trabalho...
Integrante Adventure Moto Clube - SP

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Tutorial Instalação Alarme UNIVERSAL Pósitron G6

Mensagem por dinho.p » 10 Set 2014, 12:58

q maravilha, MaxxTazzi.

para o rastreador usou que microcontrolador?

passa o código aê!!! hehehehehe

o temp tb, foi genial o reset com senha simples.

Mas falando sério, pensou em fazer algo open-source, pra se divertir, ou vai comercializar?

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Tutorial Instalação Alarme UNIVERSAL Pósitron G6

Mensagem por MaxxTazzi » 10 Set 2014, 13:22

E então (rs)...

O rastreador peguei esse abaixo. Tem bateria interna, saída pra relé, o sensor de GPS é bom e o preço também, apenas precisa vedar com silicone devido a água e esconder ele em um lugar não muito visível. E melhor, não consome tanta bateria, ele fica em Stand Bay entquanto a moto não for ligada. Ligou a moto o pós chave +12 aciona ele e me avisa no cel também se a moto foi ligada...

http://pt.aliexpress.com/item/TK106A-Ca ... .html?null" onclick="window.open(this.href);return false;

Simples, basta baixar um software na internê chinês e muda as programações com a conexão micro usb, ele tá baseado em biblioteca tipo arduino. É fácil, apenas mudei os códigos para facilitar pois eram com # e senha e tal, então deixei mais viável, ao estilo mande uma SMS assim "bloquearmoto".

O bloqueador pelo neutro, usei um PIC 16f877A, tava de bobeira junto com um relé aqui, pronto! Comprei uma caixinha aqui na Sta Efigênia, lacrei com silicone e ficou ótimo.

O código deles é praticamente aberto e padrão, o PIC é I/O, então foi fácil, depois se quiserem posto um como fazer...cara comercializar até daria e é baixo custo (o bloqueador pelo neutro gastei no máximo R$20...).
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Responder