REGULADOR FIXO DO FAROL NA TENERE 250

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

REGULADOR FIXO DO FAROL NA TENERE 250

Mensagem por babacosmica » 09 Set 2013, 20:55

Olá!
Um dos pontos fortes da TN 250 na minha opinião são os farois. No entanto sua regulagem é complicada e, como gosto de usá-los logo abaixo do vidro de trás dos carros pequenos, sempre que a patroa sobe na garupa passo a incomodar os demais veículos. Pensando em uma solução para esse problema, me veio a ideia de bolar um regulador fixo que me permitisse regular o farol até mesmo pilotando a moto sem ter que parar e pegar a chave no estojo de ferramentas.
Adiante segue algumas fotos do meu "projeto". Tive de desenhar algumas partes do mesmo, pois quando estava fazendo a gambiarra não tirei muitas fotos devido ao tempo exíguo.
Devo dizer que, modéstia a parte, ficou muito bom o apetrecho creio ser muito útil.
Vamos lá.
Você vai precisar de:
01 chave philips/fenda do estojo de ferramentas da TN 250
01 torneira comum, na cor preta
01 serrinha R$ 3,00
01 cola araudite 10 min (R$ 16,00) ou durepoxi (R$5,00)
01 cola super bonder (R$ 3,50)
01 uma faca de cozinha
01 arruela pequena, onde se possa introduzir a chave philips
01 pedaço de arame +/- 1 cm
Retire a "tampa" da torneira e corte-a deixando a parte de cima com 2 cm:
Imagem
Imagem
Corte o cabo da chave do estojo na altura da "cintura" e aproveite o lado do encaixe:
Imagem
Imagem
Com uma faca retire a rosca interna da tampa da torneira:
Imagem
Imagem
Corte a chave na parte central, onde é achatada, e aproveite a ponta philips:
Imagem
Imagem
Perto de onde você cortou a chave, faça ranhuras para que a cola/durepoxi fixe melhor:
Imagem
Com a faca, raspe o pedaço aproveitado do cabo da chave até que seja possível encaixá-lo no orifício do painel por onde se regula o farol. Vai ficar com formato levemente cônico:
Imagem
Imagem
Imagem
Cole com super bonder pelo lado externo e pelo lado interno use durepoxi/araudite 10 min:
Imagem
A ponta philps você vai colar no fundo da tampa da torneira. O nível da cola/durepoxi deve ser de +/- 0,8 cm. Procure deixá-la bem centralizada para não ter problemas com o encaixe depois.
Imagem
Se preciso, use arruelas para regular a profundidade do encaixe depois:
Imagem
Encaixe a ponta philips no orifício do cabo da chave que a esta altura estará colada:
Imagem
Após esse encaixe (que só foi possível por que vc raspou a rosca interna da tampa da torneira) marque o ponto em que a ponta philips sai do outro lado e ali faça uma "cintura" com a serra:
Imagem
Imagem
Nessa "cintura" vc vai encaixar um anel feito com o arame, que funcionará como trava para a ponta nphilips não retornar:
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Monte tudo com cuidado, atentanto para o fato de que o conjunto não pode impedir a passagem do guidão:
Imagem
Considerações finais: você só terá que empurrar levemente e torcer o "botão" para poder regular o farol. Eu usei um lubrificante spray no parafuso de regulagem do farol para mantê-lo mais macio.
A partir desse esquema, acrescente suas melhorias. Voce tem muito pouco a perder: uma chave que não é grande coisa, convenhamos, e alguns trocados.

Avatar do usuário
O indomado
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 13 Ago 2013, 11:58
Cidade onde mora: Realengo - Rio de Janeiro / RJ

Re: REGULADOR FIXO DO FAROL NA TENERE 250

Mensagem por O indomado » 09 Set 2013, 22:05

não seria mais fácil trocar oparafuso original por um longo e colar a peça da torneira na cabeça dele?

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: REGULADOR FIXO DO FAROL NA TENERE 250

Mensagem por babacosmica » 10 Set 2013, 08:50

Confesso que nunca desmontei esta parte do farol. Não posso falar da viabilidade dessa ideia. Mas, o debate está aberto e essa sua ideia só vem a somar.

Avatar do usuário
O indomado
Usuário
Usuário
Mensagens: 145
Registrado em: 13 Ago 2013, 11:58
Cidade onde mora: Realengo - Rio de Janeiro / RJ

Re: REGULADOR FIXO DO FAROL NA TENERE 250

Mensagem por O indomado » 10 Set 2013, 10:27

o seu método, tem uma grande vantagem, que é a de poder instalar o acessório sem ter de desmontar nada na moto, mas requer uma manufatura maior de peças. esteticamente, achei que ficou bem bacana.

nesse fds, vou tirar o farol para pintar a frente da moto, então vou fotografar os detalhes e tentar aplicar a minha ideia, de modo que não impossibilite a retirada da carcaça traseira

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: REGULADOR FIXO DO FAROL NA TENERE 250

Mensagem por ivojoseaug » 10 Set 2013, 10:59

ficou muito bem feito, parabéns.

Avatar do usuário
danielvreis
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 287
Registrado em: 20 Fev 2013, 00:05
Cidade onde mora: Laguna/SC

Re: REGULADOR FIXO DO FAROL NA TENERE 250

Mensagem por danielvreis » 10 Set 2013, 11:55

ficou bem interessante, eu deixo sempre a chave do kit no bolso da jaqueta, quando preciso é só regular hehhe, mas vou pensar em fazer um adaptador fixo desses, parabéns pelo tutorial, ficou bem explicado e fácil de entender.
A liberdade existe entre a roda dianteira e a traseira.
XTZ 250 Ténéré 2013
NEO CVT 2008

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: REGULADOR FIXO DO FAROL NA TENERE 250

Mensagem por babacosmica » 10 Set 2013, 14:20

danielvreis, a vantagem de se bolar algo como esse regulador é justamente a tranquilidade que se tem em relação a poder regular o farol em praticamente qualquer situação.
Outro dia viajava eu com a patroa e, logo após anoitecer, percebi o farol incomodando outros motoristas/motociclistas e tive que rodar um bom pedaço até encontrar uma borracharia (era sábado) e pedir uma chave philips emprestada, pois, como tinha que andar com a minha no bolso também, acabei esquecendo dela no bolso de outra calça que estava a centenas de Km de distância.
A vantagem que acho nessa e em outras "gambiarras" é justamente acrescentar comodidades das quais, por questões de desinteresse ou corte de custos de produção (acho que é por causa da segunda opção mesmo!)as fábricas em nosso Brasil varonil nos privam. :joinha:

assis costa
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Out 2013, 19:46
Cidade onde mora: Imperatriz-MA

Re: REGULADOR FIXO DO FAROL NA TENERE 250

Mensagem por assis costa » 26 Out 2013, 00:14

Ótima ideia já copiei na minha tenerezinha, e ficou bacana não deu muito trabalho pra colocar, o segredo é ficar bem fixo onde a ponta Philips se encaixe bem com o parafuso, aproveitando o embalo, coloquei uma tampinha de proteção na inguinição pra evitar o contato com a agua quando não tiver com chave depois vou tentar postar umas fotos pois eu não consegui postar abraços

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: REGULADOR FIXO DO FAROL NA TENERE 250

Mensagem por babacosmica » 04 Nov 2013, 15:24

Assis, a intenção é mesmo ajudar. Com um pouco de paciência fica joia.
Problemas com regulagem do farol, pra mim, é coisa do passado.
Posta as fotos aí. No aguardo. Também preciso de algo pra evitar entrada de água nas lavagens...

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: REGULADOR FIXO DO FAROL NA TENERE 250

Mensagem por doug01n » 04 Nov 2013, 15:50

danielvreis escreveu:ficou bem interessante, eu deixo sempre a chave do kit no bolso da jaqueta, quando preciso é só regular hehhe, mas vou pensar em fazer um adaptador fixo desses, parabéns pelo tutorial, ficou bem explicado e fácil de entender.
danielvreis, por favor, considere não fazer mais isso!
A jaqueta tem a finalidade principal de te proteger em caso de quedas, e ao levar uma chave de fenda / philips no bolso dela, você a transforma potencialmente em uma ARMA! Em caso de queda, dependendo da posição da chave de fenda ou impactos que ela sofra, ela pode te quebrar costelas, ou se estiver em um ângulo não paralelo ao seu corpo, causar perfuração de órgãos internos e consequente hemorragia interna ou pneumotórax (perfuração do da pleura e pulmões). Isso pode transformar um acidente leve em um acidente com risco de morte.

Desculpem o off-topic, mas acho pertinente, pois muitos podem cometer o que eu considero como um erro, carregando chaves de fenda, canetas e outros objetos pontiagudos em bolsos de camisa e jaqueta. Recomendo, como profissional da saúde, que não façam isso.

Achei a adaptação um pouco complexa. Um dia vou ver se fuço nisso também, mas parabéns pelo feito. Eu não tenho capacidade pra fazer esse tutorial sem quebrar meia dúzia de peças e fazer uma lambança tremenda com araldite no painel da moto... rsrs
Administrador

Responder