Bem-vindo: 25 Fev 2018, 06:35

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 14 Jul 2012, 15:32 
Offline

Registrado em: 22 Jan 2011, 13:51
Mensagens: 1949
Cidade onde mora: Taubate / SP
E ai pessoal,

Resolvi revisar a balanca depois do role do caminho da fe.

Ferramentas usadas:
Soquete 20mm
soquete 17mm
Soquete 19mm
Soquete 14mm
Chave 17mm
Chave 12mm
Chave 8mm
Chave phillips

Chave para regular o amortecedor
Graxa Azul
Oleo diesel para limpar as pecas

Bom,

Passo a passo

Suspender a roda traseira
Soltar a roda traseira com a chave 17 e soquete 20
Imagem

Soltar a corrente
Imagem

Tirar a roda e a corrente
Imagem

Soltar o conduite do freio, soltar a pedaleira com a chave 14 e o reservatorio do freio com a chave phillips. Tire o sistema de freio completo, cuidado com o interruptor do freio.
Imagem

Agora vc ja liberou o acesso a porca do eixo da balanca.
Com a chave 17 e a 19, solte o eixo da balanca (mas nao tire)
Imagem

Na borracha que proteje o amortecedor, pressione os pinos centrais pra libera-lo
Imagem
Imagem

Com a chave 17 e o soquete 17, solte os parafusos do link
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Tudo desmontado, lave tudo com diesel, lubrifique com graxa azul (a base de litio) e remonte...

Antes de montar aproveite para regular a pre carga do amortecedor (muito mais facil agora desmontado), se estiver dificil jogue wd40 e espere um pouco... da pra regular na mao.

Tambem resolvi fazer um teste e inverter o link da suspensao, deixando a moto mais alta, mas em contrapartida, a suspensao fica bem mais macia. Vou andar assim por alguns kms e se nao gostar volto ao original.
Imagem

Imagem

Costumo fazer isso em intervalos de 10.000km.

Qualquer duvida estou a disposicao.

_________________
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 14 Jul 2012, 16:42 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Mensagens: 462
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Excelente @RALves. Unica observação que tenho a dar, é sempre lavar a moto antes de qualquer procedimento.
Afinal ao lavar vamos jogar agua onde acabamos de lubrificar.

Mas muito bacana mesmo! todos os passos, com fotos bem tiradas e todas as medidas utilizadas, excelente post.

Depois comente os resultados, se ficou melhor com o link invertido, e se a sua lubricação ficou superior ao original de fábrica.

Forte ABS :joinha:

_________________
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 14 Jul 2012, 18:03 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Mensagens: 1326
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Cidade onde mora: Cidade/UF
Meus parabéns RAlves!

Eu optei pelas buchas da Keplek, que já vêm com bico pra graxeira:
http://www.keplek.com.br/product.php?id_product=268

Abraço!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 15 Jul 2012, 16:46 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Mensagens: 482
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP
ghamauricio, e pra engraxar essas buchas, como faz? precisa d ferramenta específica né??


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 15 Jul 2012, 18:38 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Mensagens: 462
Cidade onde mora: São Paulo/SP
@BruceD Sim é necessário uma engraxadeira
Em alguns postos ainda é capaz deles terem um bico engraxador... mas como os carros não utilizam mais esse tipo de lubrificação, se torna mais raro a existência desses postos. (Postos para caminhões talvez tenha)


ABS. :joinha: :joinha: :joinha:

_________________
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 15 Jul 2012, 19:03 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Mensagens: 482
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP
aqui na fábrica os mecânicos usam pra engraxar os rolamentos dos motores de bombas... vou ver c descolo uma por aqui, se por acaso trocar os meus...


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 15 Jul 2012, 19:16 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Jun 2012, 20:41
Mensagens: 190
Cidade onde mora: Duque de Caxias - RJ
Excelente tópico.

Parabéns!!! Sinto-me honrado por participar de tão seleto grupo de amantes de suas motocicletas.

_________________
Francês

"NÃO COMPRE PEÇAS DE ORIGEM DUVIDOSA!"


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 16 Jul 2012, 12:29 
Offline

Registrado em: 22 Jan 2011, 13:51
Mensagens: 1949
Cidade onde mora: Taubate / SP
barraforte escreveu:
Excelente @RALves. Unica observação que tenho a dar, é sempre lavar a moto antes de qualquer procedimento.
Afinal ao lavar vamos jogar agua onde acabamos de lubrificar.

Mas muito bacana mesmo! todos os passos, com fotos bem tiradas e todas as medidas utilizadas, excelente post.

Depois comente os resultados, se ficou melhor com o link invertido, e se a sua lubricação ficou superior ao original de fábrica.

Forte ABS :joinha:


Cara eu nao costumo lavar mto minha moto nao... nem e por preguica, e por que acredito nisso que vc falou mesmo, lavar tira a lubrificacao, resseca borrachas e etc.

Nunca tinha lubrificado a suspensao dessa moto antes e a ultima revisao foi aos 20.000km (ela esta com 34000km), a graxa que saiu estava bem feia...

Ainda nao andei com a moto, assim que andar volto pra falar como ficou com o link invertido.

Essas buchas com eu gostei mas acabei nao comprando.

_________________
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 16 Jul 2012, 21:06 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Mensagens: 1326
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Cidade onde mora: Cidade/UF
BruceD escreveu:
ghamauricio, e pra engraxar essas buchas, como faz? precisa d ferramenta específica né??


Pra engraxar essas buchas eu não sei se precisa afrouxar os parafusos, mas precisa de uma graxeira com uma pressão bacana! Pode ser manual, mas tem que ter uma alavanca que ajude!
Eu ainda não usei porque como ela ainda está na garantia, levo na CC na revisão e eles desmontam tudo e lubrificam... Quando passar da garantia é que eu vou começar a fazer a manutenção "pessoalmente", aí ela vai ser útil!

Abraço!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 16 Jul 2012, 22:53 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Fev 2011, 09:17
Mensagens: 4070
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo
Muito legal o tutorial Rafa :joinha:

Achei interessante os eixos com bico para engraxar...não sabia que existiam prontos para vender.

Eu até havia pensado em fazer uns furos nos eixos originais e colocar os bicos...mas deixei quieto.

_________________
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 43 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários registrados: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot]


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB