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MensagemEnviado: 19 Set 2012, 13:27 
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Limpei o mesmo no sábado.

Detergente de lavar louça...uma esfregada no tanque de roupas....até sair toda sujeira e gordura....varal...

após seco....besuntado um pouco de óleo 2T e retirado excesso ( como as Ténérés 600 que tbm são filtros de espuma ). :joinha:

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MensagemEnviado: 19 Set 2012, 18:30 
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Helano

Gostei da dica, mais entendi certo, deixa a espuma do filtro com Yamalube (óleo de motos) ?

dês de já grato!


Helano escreveu:

COMO LIMPAR O FILTRO DE AR



Olá galera,

Segue aí um passo a passo, para você fazer a manutenção do filtro de ar da motoca. Neste caso foi o da Ténéré 250, mas imagino que em outras motos não seja muito diferente. Pretendo fazer este serviço a cada 2500km, que é a quilometragem que a minha Terezinha está agora.

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Material necessário:
- flanela
- detergente neutro de boa qualidade
- um pouco de óleo de motor (yamalube) novo
- uma chave philips grande
- uma chave allen (a do kit da moto serve perfeitamente)
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Primeira coisa a se fazer é tirar a tampa lateral do lado direito da moto, utilizando a chave allen. Depois de soltar o parafuso, tire ela com cuidado, pois tem mais duas presilhas, daquelas de borracha.
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Depois você vai retirar os quatro parafusos da tampa da caixa de ar com a chave philips
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Feito isso é só puxar o filtro de ar através do suporte plástico onde ele fica. Tire devagar e com cuidado para não estragar o filtro, pois ele é feito de uma espuma meio delicada. Olha o estado que o meu já estava com apenas 2500km. Limpinho hein?
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Olha aí o filtro antes da limpeza
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Caixa de ar sem o filtro.
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Importante: não ligue a moto de jeito nenhum sem o filtro, ok?

Agora você vai colocar o filtro debaixo de muita água, tacar detergente neutro nele e ir esfregando levemente com a ponta dos dedos até fazer muita espuma, dos dois lados. Enxague e repita o processo. Um detalhe importante, NÃO TORÇA O FILTRO, apenas vá apertando-o levemente. Repita isto várias vezes até ele ficar bem limpo e enxague até não ficar mais nenhuma espuma e detergente.

Coloque o filtro para secar em um local limpo e na sombra.

Olha aí como ele ficou depois de limpo.
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Depois que o filtro estiver totalmente seco, você vai agora umedecer ele com o Yamalube. Eu disse UMEDECER eu não disse encharcar, ok? Basta um leve filete de óleo em toda a superfície do filtro, dos dois lados, depois você espalha com os dedos, deixando todo o filtro úmido. Ao final esprema levemente para tirar o excesso de óleo.

Monte-o novamente no suporte plástico, prestando atenção na posição, no lado e prendendo ele na travinha plástica. Se não lembrar, é só olhar as fotinhas aí em cima que dá pra saber a posição correta.

Pronto, agora é só colocar o filtro de volta na caixa de ar, obviamente na mesma posição que estava antes (veja as fotos lá em cima), colocar a tampa, apertar os parafusos (não precisa brutalidade no aperto), colocar a tampa lateral, encaixá-la nas presilhas de borracha, botar o parafuso e já era!

Acabou? Não!!

O filtro de ar é um elemento tão importante para o motor, que só pelo fato dele estar mais limpo, a rotação da marcha lenta já fica alterada. Ligue a moto, espere ela aquecer e ficar na rotação normal de marcha lenta e verifique se está ok. No caso da minha, estava assim;
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A rotação recomendada pelo fabricante é de 1300 a 1500 rpm. Sugiro você fazer a regulagem com o farol aceso, assim você fará o ajuste na situação real de funcionamento da moto. Para ajustar, basta girar levemente este parafuso;
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Após o ajuste, ficou assim;
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Pronto, agora sim tá zero bala de novo!!

Espero que eu tenha ajudado.

Abraço,

Helano

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MensagemEnviado: 19 Set 2012, 23:13 
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Editado pela última vez por Celio Silva em 19 Jul 2015, 13:51, em um total de 1 vez.

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MensagemEnviado: 07 Jan 2013, 12:48 
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Pessoal, procurei saber na concessionária o preço de um filtro de ar novo: 42 reais.
O nosso filtro é o mesmo da Fazer e da Lander, logo, deve ser mais fácil de achar algo mais barato e de qualidade. Então, alguém sabe o preço de um paralelo DE QUALIDADE?

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MensagemEnviado: 10 Fev 2013, 11:55 
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R$ 42,00 para rodar 10mil km? Isso dá de cerca de R$ 0,004 por quilometro rodado. Será que vale a pena mesmo arriscar o motor por tão pouco, colocando um filtro não original?

Esses dias minha moto estava estranha, bebendo muito e às vezes apagando em marcha lenta... Advinhem o culpado? Lá fui eu limpar o filtro e tudo ok agora. Vejam as fotos do antes e depois da limpeza...





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MensagemEnviado: 10 Fev 2013, 17:37 
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É Helano, raciocinando por este lado, pode até ser válido.
Mas fico puto da vida de ter que pagar um valor alto por um item ridículo, como esse, que é feito de espuma...
Toda vez que sou OBRIGADO a comprar alguma peça desse tipo, sempre espero no pacote um certificado da concessionária escrito: "Obrigado pelo seu dinheiro, trouxa!". Por isso procuro pesquisar antes de favorecer esse tipo de coisa.

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MensagemEnviado: 10 Fev 2013, 22:03 
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Caro mesmo está o filtro da Drag Star. $ 200,00. E é de papel, não lavável.
Vou ter que refazer a parte de papel a partir de um outro filtro novo mais barato quando chegar a hora de trocar.
A Yamaha tá dando uma de esperta. Precisei do reparo da torneirinha pra Drag. Uma das peças custava $ 24,00. Perdi pra pegar a da YBR e o cara disse que era diferente. Eu insisti e comparamos as peças. Idênticas, com códigos diferentes e o preço era de $ 4,50.
É isso. Original, mas alternativa.

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Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).


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MensagemEnviado: 22 Mai 2013, 18:59 
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acabei de fazer a limpeza da minha..tava com 2400km a rotaçao pulou de quase 2
ai regulei pra 1.3 +- dnv


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MensagemEnviado: 11 Jun 2013, 20:32 
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Helano escreveu:
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R$ 42,00 para rodar 10mil km? Isso dá de cerca de R$ 0,004 por quilometro rodado. Será que vale a pena mesmo arriscar o motor por tão pouco, colocando um filtro não original?

Esses dias minha moto estava estranha, bebendo muito e às vezes apagando em marcha lenta... Advinhem o culpado? Lá fui eu limpar o filtro e tudo ok agora. Vejam as fotos do antes e depois da limpeza...


Caraca mano!!! Tenho que conferir a minha então.. já está chegando nos 2600km e só troquei o óleo nos 2500km.... esqueci completamente de verificar o filtro! E a minha também anda estranha, apagando em marcha lenta (nos sinais) ..... Deve ser o maldito!

Assim que limpar posto o resultado!

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MensagemEnviado: 11 Jun 2013, 23:20 
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Velho, com 2600km apenas seu filtro deve estar limpo pela lógica, pouca coisa suja, claro só se pegar 500km de terra, veja se não é algo além! Fez a revisão dos 1 mil?


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