Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por vdfritz » 17 Abr 2014, 22:25

em vez de ficar ajustando marcha lenta, o que eu faço quando a marcha lenta começa a cair é procurar o problema, se o parafuso ta ali de fábrica intocado, não sou eu que vou mexer nele, prefiro limpar/trocar o filtro e ver como está o atuador da marcha lenta

atualmente minha te250 ta com 6800km e a marcha lenta ta diminuindo beeem devagar, eu chuto pelo painel uns 1100, quando ela começar a dar problema pela marcha lenta estar muito baixa já devo estar la pelos 10mil km, se o filtro estiver muito nojento eu troco logo (já morreu duas vezes ao sair com ela)

ivojoseaug
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 710
Registrado em: 05 Mar 2013, 22:22
Cidade onde mora: Distrito Federal
Localização: Brasília

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por ivojoseaug » 26 Abr 2014, 11:54

dando um Up no tópico. Pessoal que gosta de fazer serviço em casa, limpeza do filtro de ar é extremamente importante. Vejam neste tópico um excelente tutorial sobre como fazer.

Avatar do usuário
claudio ciarlini
Novato+
Novato+
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2014, 15:05
Cidade onde mora: Araruama-rj

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por claudio ciarlini » 09 Mai 2014, 12:24

show de tópico!!!
vou agora limpar o meu!!!
um abraço a todos!!
"NA DÚVIDA ACELERA, DÁ GIRO!!!"

Avatar do usuário
xande brusque
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 22 Nov 2013, 21:27
Cidade onde mora: Brusque/SC
Localização: Brusque-SC
Contato:

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por xande brusque » 13 Mai 2014, 09:15

bem importante mante-lo limpo, mais fácil ainda é fazer
quando faço uma trip em terra coloco por cima do filtro uma camada do chamado TNT (tecido não tecido) aquele usado em decoração de festas e ambientes umidecido em óleo, mas tem que tirar logo após o uso pois tranca todo o pó o que pode obstruir a passagem de ar
pode parecer exagero meu, mas a quantidade de pó que fica nele é enorme e ainda passa pro filtro, imagina um burado nele ou mesmo mau encaixe na hora de colocar, danificaria o motor
"que briguem as idéias, não os homens"

marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por marcooc » 04 Jun 2014, 22:58

Valeu mesmo Helano e a todos que fizeram o tutorial, muito bom! Aproveitei que troquei óleo da Te hoje e coloquei vela de iridium NGK, após ler esse tutorial resolvi ver o estado do filtro de ar, achei sujo. O que acham, limpeza urgente?





Não limpei logo devido a falta do óleo apropriado, vou ver se consigo amanhã, querosene eu tenho um de mercado acho que serve né?

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Radames Aragon » 04 Jun 2014, 23:16

Acho q sim, eu tenho usado querosene comum pra tirar o óleo sujo antigo, então depois de deixar agir, lavo com detergente pra tirar todo o querosene, só aí aplico o óleo para filtro de ar - ele gruda mesmo, só escorre se tiver usado demais. A dica é passar uns 2-3 filetes ao longo da espuma e espalhar com os dedos pra toda superfície (principalmente a q estava suja antes).

marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por marcooc » 04 Jun 2014, 23:46

Radames Aragon escreveu:Acho q sim, eu tenho usado querosene comum pra tirar o óleo sujo antigo, então depois de deixar agir, lavo com detergente pra tirar todo o querosene, só aí aplico o óleo para filtro de ar - ele gruda mesmo, só escorre se tiver usado demais. A dica é passar uns 2-3 filetes ao longo da espuma e espalhar com os dedos pra toda superfície (principalmente a q estava suja antes).
Valeu Radames Aragon! Vou fazer assim.

Você conseguiu o óleo específico para o filtro? Se sim, poderia me dizer em qual loja física comprou?

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Kakko » 04 Jun 2014, 23:48

Geralmente uso um pouquinho de óleo 2T....mas a última vez que limpei, utilizei óleo mineral desses que vendem em farmácia....tinha um frasco guardado...usei só um pouco...e ficou bom.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por marcooc » 05 Jun 2014, 00:02

Vou tentar achar o óleo específico, se não achar vou adotar essa sua sugestão Kakko.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Radames Aragon » 05 Jun 2014, 00:48

Comprei pela net, tem fotos algumas páginas atrás. É azul :)

Responder