Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
marcooc
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 69
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:24
Cidade onde mora: rio de janeiro

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por marcooc » 05 Jun 2014, 15:35

Tentei encontrar em lojas físicas e quando eu perguntava se tinha óleo para filtro de ar os vendedores faziam :?: hein? Bom, já pedi pela net esse azul que falou o Radames, da marca Suolo, agora é aguardar chegar e limpar

ps: Chegou o óleo filter da Suolo, limpei o filtro acho que ficou bem melhor:



Agora é só esperar secar passar o óleo e recolocar o filtro.

Avatar do usuário
Rammster
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 30 Jun 2013, 19:56
Cidade onde mora: Santos/SP
Localização: Santos/SP

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Rammster » 04 Jul 2014, 09:14

hj assim que chegar em ksa vou fazer isso tbm

minha moto tá gastando muito, morrendo quando saio do sinal e não tá com um bom rendimento e a marcha lenta estranha

hj vou pegar um tempinho para dar uma atenção especial
Atual
Ténéré 250 - 2013

Ex
Biz + 2006
YBR 2003
Falcon 2000
CB 400
XT 1998
Hornet 2006
TDM 225 2000
DT200R 1995
TDM 225 2000

Avatar do usuário
rodrigovk
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 10 Abr 2014, 18:06
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por rodrigovk » 15 Jul 2014, 17:57

Quero deixar aqui só um aviso.
Fui levar a moto para a revisão num mecânico novo, muito bem recomendado. Antes eu levava em um cara mais ou menos, só porque era mais perto de casa.
O mecânico disse que o filtro de ar estava montado errado, meio "fora" da gaveta, e que isso pode dar problema. Nunca abri o filtro para saber como é, mas fica aí o aviso. Na hora de montar, prestem atenção direitinho pra não fazer a besteira que o cara que mexeu na minha tézinha fez. ;)

juliano_jma
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 15 Jan 2013, 13:16
Cidade onde mora: Curitiba / PR
Localização: Curitiba - PR

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por juliano_jma » 17 Out 2014, 13:13

amigos, alguns mecanicos dissem que o filtro pode ser lavado e utilizado graxa de corrente em spray ou wd40 no lugar do oleo, é correto?

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Radames Aragon » 17 Out 2014, 13:25

Juliano, dá uma lida neste tópico, fala exatamente sobre isso. Existe óleo específico pra filtro de ar pq é mais viscoso pra aderir na espuma.

Avatar do usuário
Diogo
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 307
Registrado em: 10 Dez 2012, 21:36
Cidade onde mora: Porto Belo\ SC

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Diogo » 17 Out 2014, 13:26

Sobre graxa de corrente nunca ouvi falar. Já o WD-40 acredito que pode ser utilizado, pois a recomendação que tenho visto é sempre por um óleo fino.
Eu particularmente utilizo o wd-40 na Té e na DT utilizava o próprio óleo 2T.
Ténéré 250 - 2011
DT 200 - 1992
Ex Fazer 250 - 2007
Ex Tornado 250 - 2002
Ex Biz 125 - 2004

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por diegonunes » 17 Out 2014, 14:49

Na ausência de óleo específico, usar óleo de motor, está no manual.

WD-40 tem viscosidade muito baixa, vai ser aspirado pelo motor em pouco tempo, desprotegendo o filtro e facilitando a passagem de poeira e afins pra dentro do motor.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Thales » 10 Jan 2015, 18:30

Pessoal acabei de receber o Motul Air Filter Oil de 01 litro. Lavei o filtro, retirando o óleo antigo (de motor) com querosene. Esperei secar e apliquei o Motul. Vcs não fazem ideia da diferença! Como já foi dito, o óleo para motor só pode ser considerado uma solução temporária, quando o assunto é filtro de ar. O óleo específico é COMPLETAMENTE diferente. Ele não é SÓ um óleo mais viscoso, como os de transmissão. Este Motul realmente gruda no filtro e não escorre nem a pau! Para retirar o excesso é preciso apalpar o fitro de ar para que o óleo grude na mão, pois se espremer não vai gotejar nada. Depois, é preciso limpar a mão com querosene, rsrsrsrsrs.

Eu comprei ele ao invés do Suolo, não por considerar este inferior, e sim pq só o encontraria pela internet, e somando frete teria de pagar 60 reais no frasco de 500ml. O Motul de 1 litro me saiu R$ 100,00 já com frete, visto que o vendedor está relativamente perto da minha cidade.

Fotos:

http://s44.photobucket.com/user/Thales_ ... sort=3&o=2" onclick="window.open(this.href);return false;

http://s44.photobucket.com/user/Thales_ ... sort=3&o=1" onclick="window.open(this.href);return false;

http://s44.photobucket.com/user/Thales_ ... sort=3&o=0" onclick="window.open(this.href);return false;

A quantidade de óleo que se usa em uma operação como esta é mínima. Se tivéssemos oficinas mais cuidadosas, nem haveria necessidade de gastar com isso.

Como comprei 01 litro, estou colocando metade do frasco à venda. Pra quem já vai comprar pela internet mesmo, acho que compensa: peço R$ 40,00 por 500ml + frete por conta do comprador. Contato via mp. E vida longa aos nossos motores!!!

Avatar do usuário
amg_3000
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 24 Dez 2014, 18:03
Cidade onde mora: Porto Alegre RS

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por amg_3000 » 11 Jan 2015, 21:17

Hoje desmontei e lavei o filtro. A moto estava em 1000rpm e o motor apagava com frequência. Imediatamente apos a limpeza, a moto subiu pra 1300 rpm e o problema do motor se desligando foi resolvido.

Aproveitei e deixei esse gif explicativo para quem ainda nao teve coragem de desmontar.

Agradeço a ajuda que obtive em todas as postagens desse topico.

Imagem
tenere 250
falcon
twister
dt180

João 15:18-20 (JFA) "Se o mundo lhe odeia, lembre-se que me odiou primeiro. Se você pertencesse ao mundo, ele o amaria como a seu próprio...

pini94
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 259
Registrado em: 18 Set 2014, 17:02
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por pini94 » 27 Mai 2015, 14:47

Hoje aproveitei o tempo livre que tive na hora do meu almoço e acabei dando um trato no filtro de ar da motoca e ja lavei a transmissão. Só que o burro aqui esqueceu de tirar fotos do filtro sujo :batecabeca: . O filtro precisa ser substituído mas hoje estou sem $$$, então dei uma boa lavada e coloquei de volta. Muito simples o procedimento. Segue algumas fotos;

Tampa da caixa de ar, parafusos e ferramentas necessárias.
Imagem

Filtro depois de lavado (precisa ser substiutuído assim que possível.
Imagem

Filtro montado para colocar na moto.
Imagem

Ja colocado:
Imagem

Imagem

Transmissão lavada e lubrificada com graxa branca em spray:

Thiago Pini Milanez

Ténéré 250 2011 branca (Cabrita)
Só na bike por enquanto...
Crypton T105 (do meu pai)

Responder