Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Dust » 23 Set 2013, 02:33

Desculpe não poder ajudar, só consegui ler Heineken duas vezes... do resto não faço a menor ideia...
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Chapolim
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Chapolim » 23 Set 2013, 09:25

Muito bom! Para um ultra leigo e curioso como eu isso é uma baita ajuda! Mt obrigado!

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Radames Aragon » 23 Set 2013, 10:43

Po, falei com o mecânico e ele tomou um susto, falou q nunca lavou filtro e sempre viu trocar o filtro Oo.

Vou ver o preço do filtro novo, mas será q ele vem umedecido? Suspeito de toda forma q não.

Nesse caso, assim mesmo vou procurar um óleo para filtro de qquer forma e fazer eu mesmo. Só queria saber se realmente está na hora ou não tem pressa isso.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por diegonunes » 23 Set 2013, 11:37

radamesa, seu filtro está pouco sujo.

Agora que eu vi que postei a informação do filtro num lugar não tão próprio quanto esse, hehehe, vou repetir aqui.

Acabei de tirar o filtro de ar da coruja pra limpar, cara... imundo! Pra quem não sabe, a TNR usa filtro de espuma com adição de óleo.

Estava pior que esse aqui:

Imagem

Muita gente continua naquela de que óleo de motor serve (eu pensava assim), bem, até serve, mas depois que você usa um óleo específico, percebe-se imediatamente que o motor come poeira, literalmente, quando se usa óleo não específico.

Na moral, não tenho como mensurar a quantidade de vezes que o óleo específico retém partículas no filtro, é absurdamente maior, o filtro estava completamente sujo, em toda a sua extensão quadrada, o que nunca ocorria quando usava óleo de motor.

Uso esse (custou R$ 40,00 500ml e pelas minhas contas, da pra usar no mínimo umas 30x, kkkk):

Imagem

Porque o óleo específico retém muito mais sujeira? Simplesmente por dois motivos, viscosidade e aditivo anti gotejante! O óleo além de não escorrer pra parte inferior do filtro, deixando a parte superior pouco filtrante, se transforma numa teia de aranha, por ser bastante pegajoso.

Fica a dica ai.

:thumbup:
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Radames Aragon » 23 Set 2013, 12:53

Ah, show de bola, então vou procurar o óleo pra filtro com calma ou encomendar um legal pelas interneticas.

Valeu Diego

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por edvar » 03 Out 2013, 00:41

Na Fazer eu gostava de lavar o filtro com Veja multiuso
deixava filtro de molho no veja por uns 10 minutinhos e depois lavava
O filtro fica igual novo ;)

Outra coisa q é boa tbm pra limpar o filtro é o car80, funciona ate melhor q o veja, mas é bem mais caro
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Radames Aragon » 28 Out 2013, 09:30

Finalmente resolvi fazer a limpeza do filtro de ar e assim foi a experiência:

* A princípio, segundo a opinião do fórum, o filtro não estava totalmente imundo, mas estava sujinho.
Imagem

* Estava na dúvida sobre como fazer a limpeza do filtro em casa. Primeiro tentei com água e sabão, mas na realidade não tinha um sabão muito adequado e não estava tirando nenhuma sujeira.

* Usei querosene conforme indica o manual, e o resultado foi imediato, a limpeza foi muito mais fácil e a sujeira escorria na hora junto com o óleo antigo e sem sinais de deterioração.

* Não sabia bem como fazer a secagem do querosene, então deixei uma noite para ver a secagem e não tive resultado; acabei espremendo todo o querosene com as mãos mesmo e ao final usei papel absorvente pra retirar tudo.

* Usei o seguinte óleo para filtro de ar:
Imagem
Esse óleo é altamente viscoso e parece grudar na espuma com perfeição. A coloração azul é para facilitar na aplicação a visualizar todas as áreas aplicadas (está no manual).

* Novamente usei as mãos para espalhar e espremer qualquer excesso de óleo na espuma. Havia começado com um pincel, mas com as mãos podia espalhar melhor.

* Acho que apliquei o suficiente pois escorreu muito pouco óleo mesmo ficando pendurado alguns minutos após a aplicação.

* Recoloquei na moto e dei uma voltinha.

Resultado: surpreendentemente logo de cara as rotações com a moto parada subiram de 1.4 mil RPM pra 1.6 mil RPM, tive q ajustar naquele parafuso do motor; andando ela também mostrou estar melhor em baixas rotações e consegui andar a 13km/h (limite no condomínio) sem umas engasgadinhas que estava acostumado e sem controlar na embreagem.

Vamos ver se ao final do dia não escorre nada, e deu tudo certo :joinha:

filipedonato
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 178
Registrado em: 01 Jan 2013, 11:34
Cidade onde mora: Queimadas, PB

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por filipedonato » 23 Nov 2013, 12:06

Obrigado pelo tutorial, me ajudou muito pois a moto aqui estava apagando de vez em quando, limpei o filtro e regulei a marcha-lenta e solucionou o problema. Não queria levar na concessionária PQ está próximo da revisão dos 10.000 e não queria ter que leva-la duas vezes.

Marquinho
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 12 Out 2012, 00:38
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Marquinho » 06 Fev 2014, 17:44

Será que precisava limpar?

Imagem

Neste caso não tem limpeza que dê jeito! Comprei um novo e já está no devido local!
Dafra Apache - 2012
Kawasaki Ninja 250R - 2011
Yamaha Ténéré 250 - 2012
BMW G650GS - 2015

Avatar do usuário
xande brusque
Usuário
Usuário
Mensagens: 106
Registrado em: 22 Nov 2013, 21:27
Cidade onde mora: Brusque/SC
Localização: Brusque-SC
Contato:

Re: Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por xande brusque » 18 Mar 2014, 22:51

a cada troca de óleo(ou menos) limpo o filtro, depende muito por onde andei
deixo de molho em sabão neutro e querosene por pouco tempo e depois enxáguo, humedeço com óleo e recoloco
vou pesquisar sobre esse óleo específico
se for pra uma viagem onde rode muito em estradas de pó, faço como nas motos de rallys que ajudei a preparar
uso uma camada de fibra (das de coberta) ou mesmo TNT (tecido não tecido) também umedecido em óleo para segurar a poeira antes de impregnar o filtro, SEMPRE funcionou muito bem sem estrangular a moto
"que briguem as idéias, não os homens"

Responder