Bem-vindo: 24 Jul 2017, 13:48

Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 102 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 11  Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 26 Fev 2011, 17:45 
Offline
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Jan 2011, 18:51
Mensagens: 3470
Cidade onde mora: Salvador/BA

COMO LIMPAR O FILTRO DE AR



Olá galera,

Segue aí um passo a passo, para você fazer a manutenção do filtro de ar da motoca. Neste caso foi o da Ténéré 250, mas imagino que em outras motos não seja muito diferente. Pretendo fazer este serviço a cada 2500km, que é a quilometragem que a minha Terezinha está agora.

Imagem


Material necessário:
- flanela
- detergente neutro de boa qualidade
- um pouco de óleo de motor (yamalube) novo
- uma chave philips grande
- uma chave allen (a do kit da moto serve perfeitamente)
Imagem


Primeira coisa a se fazer é tirar a tampa lateral do lado direito da moto, utilizando a chave allen. Depois de soltar o parafuso, tire ela com cuidado, pois tem mais duas presilhas, daquelas de borracha.
Imagem

Depois você vai retirar os quatro parafusos da tampa da caixa de ar com a chave philips
Imagem


Feito isso é só puxar o filtro de ar através do suporte plástico onde ele fica. Tire devagar e com cuidado para não estragar o filtro, pois ele é feito de uma espuma meio delicada. Olha o estado que o meu já estava com apenas 2500km. Limpinho hein?
Imagem


Olha aí o filtro antes da limpeza
Imagem

Imagem


Caixa de ar sem o filtro.
Imagem


Importante: não ligue a moto de jeito nenhum sem o filtro, ok?

Agora você vai colocar o filtro debaixo de muita água, tacar detergente neutro nele e ir esfregando levemente com a ponta dos dedos até fazer muita espuma, dos dois lados. Enxague e repita o processo. Um detalhe importante, NÃO TORÇA O FILTRO, apenas vá apertando-o levemente. Repita isto várias vezes até ele ficar bem limpo e enxague até não ficar mais nenhuma espuma e detergente.

Coloque o filtro para secar em um local limpo e na sombra.

Olha aí como ele ficou depois de limpo.
Imagem

Imagem


Depois que o filtro estiver totalmente seco, você vai agora umedecer ele com o Yamalube. Eu disse UMEDECER eu não disse encharcar, ok? Basta um leve filete de óleo em toda a superfície do filtro, dos dois lados, depois você espalha com os dedos, deixando todo o filtro úmido. Ao final esprema levemente para tirar o excesso de óleo.

Monte-o novamente no suporte plástico, prestando atenção na posição, no lado e prendendo ele na travinha plástica. Se não lembrar, é só olhar as fotinhas aí em cima que dá pra saber a posição correta.

Pronto, agora é só colocar o filtro de volta na caixa de ar, obviamente na mesma posição que estava antes (veja as fotos lá em cima), colocar a tampa, apertar os parafusos (não precisa brutalidade no aperto), colocar a tampa lateral, encaixá-la nas presilhas de borracha, botar o parafuso e já era!

Acabou? Não!!

O filtro de ar é um elemento tão importante para o motor, que só pelo fato dele estar mais limpo, a rotação da marcha lenta já fica alterada. Ligue a moto, espere ela aquecer e ficar na rotação normal de marcha lenta e verifique se está ok. No caso da minha, estava assim;
Imagem


A rotação recomendada pelo fabricante é de 1300 a 1500 rpm. Sugiro você fazer a regulagem com o farol aceso, assim você fará o ajuste na situação real de funcionamento da moto. Para ajustar, basta girar levemente este parafuso;
Imagem


Após o ajuste, ficou assim;
Imagem


Pronto, agora sim tá zero bala de novo!!

Espero que eu tenha ajudado.

Abraço,

Helano

_________________
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 26 Fev 2011, 17:59 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 25 Jan 2011, 07:39
Mensagens: 293
Localização: Muriaé - MG
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Excelente tutorial, amanhã vou dar uma geral no meu...
:clap: :clap:
abraços


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 28 Fev 2011, 00:31 
Por estar com 2500 km ate q ja tinha um bronzeado legal o filtro ,sempre que troco o oleo faço questão de limpar o filtro.


Voltar ao topo
  
 
MensagemEnviado: 01 Mar 2011, 13:01 
Offline

Registrado em: 26 Fev 2011, 14:50
Mensagens: 42
Cidade onde mora: Curitiba/PR
Buenas,

o manual recomenda lavar com querosene.
O da Fazer, que é igual, eu sempre lavei com gasolina. A gasolina ou querosene dissolve o óleo junto com a poeira do filtro e tem a vantagem de evaporar depois (o que sobrar).
Executando o procedimento a cada 5000km ainda estava com o filtro original em excelente estado quando vendi a moto (38000km).

Abraço!


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 01 Mar 2011, 15:57 
Offline
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Jan 2011, 18:51
Mensagens: 3470
Cidade onde mora: Salvador/BA
Leomar,

De fato o manual fala em limpar o filtro com querosene. Eu optei pelo detergente NEUTRO por ser menos agressivo e proporcionar uma boa limpeza também.

Agora, quanto á gasolina. JAMAIS limpe usando ela, pois esta sim estraga a espuma do filtro.

É bom lembrar que o manual recomenda a troca do filtro com 10 mil km.

Abraço,

Helano

_________________
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 09 Mar 2011, 11:06 
Bem detalhado.

Valeu Helano


Voltar ao topo
  
 
MensagemEnviado: 13 Mar 2011, 09:18 
Parabéns Heleno, bem explicativo.

Abraço

Eduardo


Voltar ao topo
  
 
MensagemEnviado: 31 Mar 2011, 09:10 
Offline
Avatar do usuário

Registrado em: 14 Fev 2011, 09:17
Mensagens: 4068
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo
:palmas: Helano...excelente !!!

Apenas incrementando : :!: Não utilizem solventes tipo gasolina, tiner, varsol, etc.... pois vai

desmanchar a espuma com o tempo, e os resíduos podem ir para o TBI ( corpo ex-carburador )

resultando em possíveis entupimentos e resíduos para dentro da câmara de cobustão.

_________________
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 11 Abr 2011, 10:00 
Boa, mas qual diferença faz a umidificação do filtro com óleo? qual a função disto?
Valeu, helano.


Voltar ao topo
  
 
MensagemEnviado: 11 Abr 2011, 10:37 
Offline
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 12 Jan 2011, 18:51
Mensagens: 3470
Cidade onde mora: Salvador/BA
laertecms

Antes, peço que atualize o teu perfil, informações aqui --> viewtopic.php?f=3&t=376

Sobre o filtro, a função do óleo é reter as micro-partículas de sujeira na espuma. A espuma sozinha (seca) não conseguiria fazer isto com a mesma eficácia.

_________________
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 102 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 11  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários registrados: Bing [Bot], Google Adsense [Bot]


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por: Suporte phpBB