INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
Luiz Alcaráz
Moderador
Moderador
Mensagens: 523
Registrado em: 03 Jun 2014, 21:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por Luiz Alcaráz » 14 Nov 2014, 08:08

Fiz a revisão dos 5 K na CC distac de laranjeiras aqui no Rio e tinha a intenção de aproveitar e colocar a tomada. Fui orientado pelo mecânico a não colocar, só depois do término da garantia. No máximo um plug direto para a bateria que seja retirado depois do uso. Vou esperar nosso amigo Leandro Tenere Equipada voltar de férias que ele tem um excelente eletricista para indicar.

Luiz Alcaráz
Luiz Alcaráz / Rio de Janeiro

Ténéré 250 15 motocona
Suzuki Burgman 125 08 motoquinha

DT 200 93
CBX Aero 93
CB 400 82

Avatar do usuário
Luiz Koudela
Mestre
Mestre
Mensagens: 865
Registrado em: 02 Jan 2013, 14:40
Cidade onde mora: Rio das Ostras-RJ
Localização: Rio das Ostras, RJ

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por Luiz Koudela » 14 Nov 2014, 08:23

Luiz Alcaráz escreveu:Fiz a revisão dos 5 K na CC distac de laranjeiras aqui no Rio e tinha a intenção de aproveitar e colocar a tomada. Fui orientado pelo mecânico a não colocar, só depois do término da garantia. No máximo um plug direto para a bateria que seja retirado depois do uso. Vou esperar nosso amigo Leandro Tenere Equipada voltar de férias que ele tem um excelente eletricista para indicar.

Luiz Alcaráz
Plausível... :)
Luiz Koudela

http://www.poraiviajandodemoto.blogspot.com.br/


atual TÉNÉRÉ 660cc
ex-TÉNÉRÉ 250cc 20.000km
ex-FAZER 250cc 50.000km

Luiz Geovani
Novato
Novato
Mensagens: 18
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:01
Cidade onde mora: Água Boa - Paiçandú

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por Luiz Geovani » 04 Fev 2015, 16:17

eae pessoal!
po, queria mesmo é aquele kit gambiarra do Bob esponja, tenho uns cabos usb e recptores, e precisava de uma solução rápida e barata pra uma viagem que já está ai, vou seguir as orientações dos primeiros posts, mais pra frente eu compro uma tomada decente hahaha mas por agora preciso de usar o método Tabajara

hehe vlw flw

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por Radames Aragon » 04 Abr 2015, 22:28

Mais um Up! neste tópico, instalei uma tomada USB na minha Té:


Instalação na bateria incluindo fusível tipo tubinho, comprado a parte.


Passando com abraçadeiras pelo quadro por dentro da carenagem.


E finalmente a tomada anexada por um parafuso em um furo nesse plástico interno da carenagem.


A posição é estratégica pra atender meu GPS q fica no painel.

E por último, informo q tenho mais 2 kits de tomada USB + fusível e fio, à venda :D Mais detalhes por MP.
Editado pela última vez por Radames Aragon em 06 Abr 2015, 16:37, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por ivnn » 05 Abr 2015, 00:14

Não liguei o carregador USB direto na bateria. Liguei num ponto do circuito da Te que só energiza quando se liga a moto. É óbvio que o meu carregador não funciona com a moto desligada, mas por outro lado não fica continuamente descarregando a bateria.

O inversor que tem no carregador USB puxa um pouco de corrente mesmo sem nada plugado nele. Para quem usa a moto todo dia aposto que não é relevante, mas numa viagem de férias sem a moto pode acontecer de descarregar a bateria. Você pode, nesse evento, tirar o fusível, evitando esse problema.

Um multímetro que tenha miliamperímetro, ligado nos terminais do porta-fusível (com o porta-fusível aberto e sem o fusivel) pode dar uma noção da corrente de fuga. Chuto que seja na casa de 1mA, mas não me espantaria se for 10x mais. Com 1mA, e uma bateria de 6AHora, teríamos 6000 horas = 250 dias para descarregar, que é irrelevante. Se for 10mA, aí já dá 25 dias para zerar uma bateria nova, e menos para uma meia-vida, o que poder dar dor de cabeça. Se a corrente de fuga for maior, é melhor ficar atento. Se der, meça a corrente de fuga desse dispositivo, para a gente ter uma ideia do impacto na bateria.

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por Radames Aragon » 05 Abr 2015, 07:17

Opa, mto obrigado pela dica. Meu uso da moto é diário e FDS incluídos, então caio no primeiro caso q não haveria problema, entretanto vou considerar sua sugestão e planejar um botão liga desliga pra quando for deixá-la parada.

Danfup
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 210
Registrado em: 07 Mai 2013, 13:34
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: Próximo a rod. Pres. Dutra km 210

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por Danfup » 30 Jul 2015, 11:35

Galera, ressuscitando um pouco
o que acham deste?
http://www.dx.com/p/diy-cigarette-light ... boxbfNViko" onclick="window.open(this.href);return false;
Posso plugar direto na bateria e não ter problemas com descarregamento da mesma

Já que este consta com o botão liga/desliga

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: INSTALANDO UMA PORTA USB E TOMADA 12 VOLTS NA MOTO

Mensagem por Angelo » 30 Jul 2015, 11:56

Legal esse modelo Daniel, acho que vou pegar um tbm. :D

Parece resistir um pouco a chuva, será que dura?

Por segurança, acho que ligarei no pós chave (funciona só com o contato ligado)..sem cortar nenhum fio, direto nos contatos. Vou pedir pra alguém fazer isso pra mim..

Só é meio carinho ne?! rs

Valeu!

:thumbup:
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Responder