Re: Bateria arriou? Faça uma revisão nela antes de comprar o
Enviado: 28 Jan 2013, 10:31
Black,
relação para consumo e outros fatores possui, ou apenas aproximado que é essa tabela que colocou, mais 90% por de haver equívocos por N fatores. Determinar ao certo uma relação de AMP x VOLT, conforme a voltagem abaixa a amperagem acompanha para saber a real situação das mesmas é muito difícil, mais nada do além.
Para determinar a corrente da bateria ,carregue completamente e depois que ela esfriar ligue-as a uma carga conhecida, por exemplo, uma lâmpada automotiva de 12V e 2W. Esta lâmpada drenará da bateria 0,16A/h (12W/2V) ou o consumo real da motoca, como a TR, o que coloquei é um exemplo, com tudo o que usa. Marque o tempo, coloque um voltímetro em paralelo com a lâmpada e verifique quanto tempo a bateria leva para atingir 12V. A capacidade real de sua bateria, independentemente do que registrar o rótulo da mesma, será definido pela equação:
A = t / C
Onde:
A = corrente da bateria, em mA
t = tempo que a bateria levou para descer para 12V, medido na forma decimal
(1 hora=1, ½ hora=0.5,1H:45=1,75, etc.)
C=carga a que a bateria foi submetida (no exemplo, 0.16A )
Então ela deve manter a amperagem e voltagem estabilizadas no tempo que foi requerido e consumido (10 amp/h), se este tempo estiver abaixo e ela "arrear" antes do tempo é sinal que já não está boa.
Todas as baterias têm nas suas especificações (ver na etiqueta) discriminado a capacidade nominal e de pico.Capacidade nominal: É a capacidade de carga que a bateria suporta continuamente, é medida em amperes, normalmente vem na etiqueta “Bateria 12V 10A”. Isto significa que a bateria tem a capacidade de fornecer 40 amperes até ao fim de sua carga, como um teste de fadiga, se a bateria começar a apresentar 11,5 volts e com 7.5 amp, ela começa à já apresentar sinais...pois ela não chegou no final de sua carga e a amp já está baixa, ou como pode acontecer de ela estar com 12v mais com apenas 3 amp e aí já era hora de trocar...
Por isso nessa tabela tem a relação aproximada mais não exata, que pode ser aplicada em baterias novas ou dentro dos 2 anos de uso, conforme orientação do fabricante.
Tem um equipamento especifico para isso que faz todas as conversões, e como o mult que aplica uma carga como falei, naquela milesimo de segunda e faz tudo isso para nós...
Agora a relação de falar 12v é 10AMP, 11,5v é 9,5 AMP, não tem como saber a situação, é mais para consumo e estabilidade de fornecimento...pois como falei no início é muitos "N"s...então o melhor é o mult e ver como está a corrente depois de um dia que andou bastante com a TR, esfriou e bora medir pela manhã, se ela estiver com 12v e 10 amp ótima, 12v 9,5amp muito boa, 12v 9amp boa e assim vai, aí entra a sua tabela que fala as faixas de trabalho...
relação para consumo e outros fatores possui, ou apenas aproximado que é essa tabela que colocou, mais 90% por de haver equívocos por N fatores. Determinar ao certo uma relação de AMP x VOLT, conforme a voltagem abaixa a amperagem acompanha para saber a real situação das mesmas é muito difícil, mais nada do além.
Para determinar a corrente da bateria ,carregue completamente e depois que ela esfriar ligue-as a uma carga conhecida, por exemplo, uma lâmpada automotiva de 12V e 2W. Esta lâmpada drenará da bateria 0,16A/h (12W/2V) ou o consumo real da motoca, como a TR, o que coloquei é um exemplo, com tudo o que usa. Marque o tempo, coloque um voltímetro em paralelo com a lâmpada e verifique quanto tempo a bateria leva para atingir 12V. A capacidade real de sua bateria, independentemente do que registrar o rótulo da mesma, será definido pela equação:
A = t / C
Onde:
A = corrente da bateria, em mA
t = tempo que a bateria levou para descer para 12V, medido na forma decimal
(1 hora=1, ½ hora=0.5,1H:45=1,75, etc.)
C=carga a que a bateria foi submetida (no exemplo, 0.16A )
Então ela deve manter a amperagem e voltagem estabilizadas no tempo que foi requerido e consumido (10 amp/h), se este tempo estiver abaixo e ela "arrear" antes do tempo é sinal que já não está boa.
Todas as baterias têm nas suas especificações (ver na etiqueta) discriminado a capacidade nominal e de pico.Capacidade nominal: É a capacidade de carga que a bateria suporta continuamente, é medida em amperes, normalmente vem na etiqueta “Bateria 12V 10A”. Isto significa que a bateria tem a capacidade de fornecer 40 amperes até ao fim de sua carga, como um teste de fadiga, se a bateria começar a apresentar 11,5 volts e com 7.5 amp, ela começa à já apresentar sinais...pois ela não chegou no final de sua carga e a amp já está baixa, ou como pode acontecer de ela estar com 12v mais com apenas 3 amp e aí já era hora de trocar...
Por isso nessa tabela tem a relação aproximada mais não exata, que pode ser aplicada em baterias novas ou dentro dos 2 anos de uso, conforme orientação do fabricante.
Tem um equipamento especifico para isso que faz todas as conversões, e como o mult que aplica uma carga como falei, naquela milesimo de segunda e faz tudo isso para nós...
Agora a relação de falar 12v é 10AMP, 11,5v é 9,5 AMP, não tem como saber a situação, é mais para consumo e estabilidade de fornecimento...pois como falei no início é muitos "N"s...então o melhor é o mult e ver como está a corrente depois de um dia que andou bastante com a TR, esfriou e bora medir pela manhã, se ela estiver com 12v e 10 amp ótima, 12v 9,5amp muito boa, 12v 9amp boa e assim vai, aí entra a sua tabela que fala as faixas de trabalho...