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MensagemEnviado: 28 Jan 2013, 09:31 
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Black,

relação para consumo e outros fatores possui, ou apenas aproximado que é essa tabela que colocou, mais 90% por de haver equívocos por N fatores. Determinar ao certo uma relação de AMP x VOLT, conforme a voltagem abaixa a amperagem acompanha para saber a real situação das mesmas é muito difícil, mais nada do além.
Para determinar a corrente da bateria ,carregue completamente e depois que ela esfriar ligue-as a uma carga conhecida, por exemplo, uma lâmpada automotiva de 12V e 2W. Esta lâmpada drenará da bateria 0,16A/h (12W/2V) ou o consumo real da motoca, como a TR, o que coloquei é um exemplo, com tudo o que usa. Marque o tempo, coloque um voltímetro em paralelo com a lâmpada e verifique quanto tempo a bateria leva para atingir 12V. A capacidade real de sua bateria, independentemente do que registrar o rótulo da mesma, será definido pela equação:

A = t / C

Onde:

A = corrente da bateria, em mA
t = tempo que a bateria levou para descer para 12V, medido na forma decimal
(1 hora=1, ½ hora=0.5,1H:45=1,75, etc.)
C=carga a que a bateria foi submetida (no exemplo, 0.16A )

Então ela deve manter a amperagem e voltagem estabilizadas no tempo que foi requerido e consumido (10 amp/h), se este tempo estiver abaixo e ela "arrear" antes do tempo é sinal que já não está boa.

Todas as baterias têm nas suas especificações (ver na etiqueta) discriminado a capacidade nominal e de pico.Capacidade nominal: É a capacidade de carga que a bateria suporta continuamente, é medida em amperes, normalmente vem na etiqueta “Bateria 12V 10A”. Isto significa que a bateria tem a capacidade de fornecer 40 amperes até ao fim de sua carga, como um teste de fadiga, se a bateria começar a apresentar 11,5 volts e com 7.5 amp, ela começa à já apresentar sinais...pois ela não chegou no final de sua carga e a amp já está baixa, ou como pode acontecer de ela estar com 12v mais com apenas 3 amp e aí já era hora de trocar...

Por isso nessa tabela tem a relação aproximada mais não exata, que pode ser aplicada em baterias novas ou dentro dos 2 anos de uso, conforme orientação do fabricante.

Tem um equipamento especifico para isso que faz todas as conversões, e como o mult que aplica uma carga como falei, naquela milesimo de segunda e faz tudo isso para nós...

Agora a relação de falar 12v é 10AMP, 11,5v é 9,5 AMP, não tem como saber a situação, é mais para consumo e estabilidade de fornecimento...pois como falei no início é muitos "N"s...então o melhor é o mult e ver como está a corrente depois de um dia que andou bastante com a TR, esfriou e bora medir pela manhã, se ela estiver com 12v e 10 amp ótima, 12v 9,5amp muito boa, 12v 9amp boa e assim vai, aí entra a sua tabela que fala as faixas de trabalho...

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MensagemEnviado: 28 Jan 2013, 10:51 
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Liguei ela hoje de manhã e pegou de primeira, sem problemas.
Saí com a moto e dei várias partidas sem problemas.
Fui numa casa de baterias e o cara disse que pelo que eu relatei, tem grandes chances de não dar problema, pois se ela estivesse com placas coladas ou tivesse secado todo o líquido ela não teria funcionado pela manhã.
Mas só o tempo dirá se terei problemas com ela.
Por enquanto estou economizando $ 290,00.

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MensagemEnviado: 28 Jan 2013, 11:58 
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Pietro;

Obrigado.

Abraço

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MensagemEnviado: 28 Jan 2013, 15:15 
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Vamos às definições:

U = Tensão ("voltagem")
i = Corrente ("amperagem")
Capacidade de carga: Ah (ampere hora)

Ah não dá pra medir instantaneamente. O meio que uso para medir a capacidade das minhas baterias de automodelo envolve um descarregador (equalizador) que descarrega a bateria até o que ela permite. Essa idéia não dá certo para as baterias de chumbo ácido, uma vez que não recomendam que as baterias de chumbo sejam descarregadas em mais de 10%.

Dadas as definições, vamos lá:

A bateria da Tenerezinha tem 6Ah, isso significa que ela consegue, na teoria, fornecer uma corrente de 6A durante 1 hora, ou uma corrente de 1A durante 6h (e variações), antes de chegar ao ser completamente descarregada, mas isso não é lá muito linear. Mas como pela eletroquímica das baterias de chumbo ácido é meio complexa, as descargas maiores que 10% de sua capacidade levam à formação de compostos estáveis que não são mais revertidos em íons através da eletrólise (processo de carga da bateria). Então numa bateria da tenerezinha, pendurar um carregador de celular de blackberry por uma hora com ela desligada já pode ser prejudicial a longo prazo.

Agora um ponto interessante:
Não consegui encontrar qual o pico de consumo (corrente em A) do motor de arranque, mas quando o motor de arranque é acionado, a tensão da bateria cai por causa da corrente fornecida ao motor de arranque. Se a tensão da bateria já estiver baixa, pode cair abaixo de 11V quando o motor é acionado, o que dá aquele som de "arranque broxado", em que o motor de arranque não consegue nem dar 2 voltas o pistão. Isto é sinal que a bateria foi pro espaço e dificilmente será "ressuscitada" se este problema ocorrer de um dia pro outro, devido à degradação química irreversível.

Como o assunto original era relacionado à falta de água na bateria, não custa comentar que a transferência de elétrons entre os polos da bateria, passando pelas placas de chumbo. A falta de água para manter estas placas imersas na solução aceleram muito o processo de formação de moléculas estáveis nas placas de chumbo, que acabam por diminuir a capacidade de voltar ao estado ionizado que armazena energia (ou seja, acelera a degradação da bateria).

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MensagemEnviado: 28 Jan 2013, 15:28 
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A princípio ela caiu para 8V durante a partida, mas logo completei a água. Hoje funcionou bem todas as vezes que precisei. Até coloquei na Hornet do meu cunhado e virou muito bem.
Agora é torcer pra manter-se assim. A boa notícia é que ela não está perdendo carga de um dia pro outro.

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MensagemEnviado: 22 Fev 2013, 09:52 
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minha moto tem arriado a bateria quase toda semana. ja troquei uma vez, e agora ja ta dando problema de novo.
o problema mesmo é que estou trabalhando a menos de 1km de casa, vou a pé. a moto ta ficando parada a semana toda, e esqueço de ligar.....
estou pensando em adaptar aquela chave rotativa que desliga a bateria por completo, assim o alarme pára de sangrar a bateria toda. vou procurar nas casas e imaginar aonde coloco a chave. pensei em algum lugar perto do filtro, para ficar facil.


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MensagemEnviado: 22 Fev 2013, 10:01 
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Bem, vc já achou o cara, o alarme, o consumo desse alarme não está alto não? Pq para ocorrer isso...

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MensagemEnviado: 22 Fev 2013, 10:35 
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mas andando pelo menos 10km a cada 3 dias nao dava problema. nem isso to fazendo hoje. so rodo no fds.
achei uma chave de bateria interessante, pode retirar o miolo e levar, entao vira uma proteção contra roubo.
amanhã vou comprar e instalar.


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MensagemEnviado: 14 Mai 2013, 09:54 
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A bateria da minha 10/11 ainda é original, percebi ontem que ela está "fervendo", ou seja, expulsando fluido e apresentando inchaço na carcaça. Apesar do funcionamento está normal, não vou vacilar e ficar na mão, os indícios são mais do que suficientes pra mostrar que qualquer dia destes, normalmente a noite e num dia de chuva ou num local ermo (kkkk), ficarei na mão.

Tô cotando os preços, não passa de R$ 125,00.

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DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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MensagemEnviado: 14 Mai 2013, 12:11 
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Acabei de medir a tensão da bateria com os conectores desconectados, 12.2v, está baixo!

Cheguei de viagem ontem ao meio dia, 415 km e ainda usei a moto ontem a tarde, mais um indicio.

Informações importantes: http://www.yuasabatteries.com/pdfs/TechManual_2009.pdf

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DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
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