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Re: Tutorial - Engraxando a balanca

Enviado: 18 Jul 2012, 08:51
por ghamauricio
E querosene perto do eixo de câmbio, eixo da balança e cubo da roda traseira...?

A minha sempre faz nhec nhec quando chega perto de fazer a revisão, e apesar de nunca ter metido água a jato na motoca, sempre lavo a corrente com bastante querosene. Será que tem relação...?

Abraço!

Re: Tutorial - Engraxando a balanca

Enviado: 18 Jul 2012, 12:25
por RAlves
Com certeza.


Pergunta pro cara que lavou a moto (e o rolamento da roda) com veja nos 15000km heheheh.

Re: Tutorial - Engraxando a balanca

Enviado: 18 Jul 2012, 14:29
por Kakko
Podes crer Rafa....lavou....fud.... :thumbdown:

querosene então.....é um desengraxante de primeira....rsrs

até pode lavar a corrente com querosene, alguns usam óleo diesel..eu não uso.....mas depois lubrifique tudo ;)

Re: Tutorial - Engraxando a balanca

Enviado: 18 Jul 2012, 17:23
por diegonunes
Não conheço nada tão bom quanto querosene pra limpar corrente, mas ele não pode acessar de forma alguma os componentes lubrificados com graxa, vai remover completamente.

Infelizmente, enquanto a Yamaha não tomar vergonha na cara e fazer a suspensão de suas trails 250cc com rolamentos, uma boa alternativa pra facilitar a lubrificação do sistema é instalar graxeiros.

Imagem

Re: Tutorial - Engraxando a balanca

Enviado: 18 Jul 2012, 19:07
por RAlves
Cara, suspensao com buchas de nylon e a melhor coisa que tem!

Rolamento e coisa do passado, ainda mais em suspensao.

Vou colocar graxeiras como nessa foto que vc postou ai.

Re: Tutorial - Engraxando a balanca

Enviado: 18 Jul 2012, 19:13
por artur
opa galera!!!
nesses dias quando não tinha nada a fazer eu somente inverti o link
ficou um mostro :twisted: bem alta e macia como o RALves já falo
eu só utilizo a moto pra fins de semana, mas acho que pra quem anda muito não é muito recomendável porque o
amortecedor da muito fim de curso em buracos :thumbup: .

Re: Tutorial - Engraxando a balanca

Enviado: 18 Jul 2012, 21:17
por diegonunes
Tá de brincadeira né RAlvez?

Re: Tutorial - Engraxando a balanca

Enviado: 18 Jul 2012, 22:12
por RAlves
diegonunes escreveu:Tá de brincadeira né RAlvez?

Nao!!!

Rolamento de agulha tem pouca resistencia... buchas de nylon tem arrasto tao baixo quanto rolamentos e mal precisam de graxa.

Das motos que tive, so precisei me preocupar com suspensao traseira nas que tinham rolamento de agulha.

Na teoria, rolamento e melhor... na pratica... bucha e muito mais robusto e pratico.

Re: Tutorial - Engraxando a balanca

Enviado: 19 Jul 2012, 00:08
por diegonunes
Pra mim é novidade.

Rolamentos de agulha sem aranha, como são os das suspas da moto, suportam uma pressão do cacete, sem contar a rigidez radial, coisa que as buchas de nylon não chegam perto. Isso é muito importante pra garantir a estabilidade do conjunto.

Mas, fiquei curioso, poderia dar mais detalhes, casos práticos em motos....

Vlw.

Re: Tutorial - Engraxando a balanca

Enviado: 19 Jul 2012, 13:07
por Kakko
Diego...eu não tenho nada contra as buchas de "elastômeros". Os elastômeros sofreram um desenvolvimento enorme...e tem durabilidade comprovada. Inclusive alguns, isentos de lubrificação.

Há dois ótimos materiais para buchas ( se quiser fazer por conta pois são caros ) o Teflon (PTFE) ou o

UHMW ( Ultra high molecular weight )...com baixo coeficiente de atrrito. Esses podem até trabalhar a seco em algumas situações.

Por experiência, posso dizer que nas Ténérés 600 , tem três tipos de material nas articulações :

Rolamentos de agulhas na articulação principal da balança.

Buchas de bronze sinterizado e buchas de um material que não sei o nome nas articulações do "pró-link".

E todas com pontos de lubrificação :thumbup:

Nas Ténérés 250 as buchas principais da articulação, precisam de lubrificação, inclusive há um ponto (pino) embaixo, no quadro para lubrificar essas buchas. (Tem tópico falando sobre isso)

E os pontos do "pró-link" pode-se desmontar eventualmente e colocar um pouco de graxa....apenas isso...sem stress. :joinha: