solução para marcador de combustível impreciso da tnr

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
anderson solevam
Usuário
Usuário
Mensagens: 115
Registrado em: 18 Mar 2012, 10:14
Cidade onde mora: sao joao batista sc
Contato:

solução para marcador de combustível impreciso da tnr

Mensagem por anderson solevam » 05 Mai 2012, 00:14

ola pessoal decidi criar este tópico porque não me conformava com a minha tenere pegando a reserva com 6.5 a 7 litros de gasolina dentro do tanque.esta ai oque decidir fase segundo minhas conclusões e em minhas experiencia de 10 anos de trabalho em oficina de carros. então resolvi tirar o tanque da tnr para ver como era o formato da boia e da bomba de gasolina,e para minha surpresa vi que não era muito difícil de calcular o tanto que ela precisava ser alterado a posição do ferro ou ferrinho que segura a boia para que quando baixe o nível de gasolina no tanque ela tbm desça mandando a mensagem para o painel. :animadao:
calculei como mostro na foto abaixo e dei uma entortada leve na posição do ferro que segura a boia.entortei cerca de 2 milímetros para dar o resultado de pegar a reserva com 3 litros no tanque .estou satisfeito com o resultado,qualquer coisa estarei sempre postando aqui minhas experiencias para galera do tnr clube.

esta foto acima,é da bomba e boia no momento em que tirei ela do tanque com seu formato original.



esta foto acima já é com uma pequena alteração que fis no ferrinho da boia para que ela mar-cace mais gasolina no tanque.mais real no caso,o espaço branco onde sublinhei,é onde estava o ferrinho antes de entorta um pouco para baixo.
entao nao va entorta muito,é cerca de milímetros.
foto do processo.
pra finalizar o ideal é que a yamaha liberasse algum esquema para que fosse mudado via software no painel o momento em que gostaríamos de ver reserva. No mesmo esquema de arrumar a hora no relógio do painel. Não deve dar trabalho para eles ter essa opção na moto.
Editado pela última vez por anderson solevam em 24 Mai 2012, 22:26, em um total de 9 vezes.
""Bendito o homem que confia em DEUS e cuja esperança é o SENHOR""JEREMIAS17:7
""A DEUS SEJA DADO TODA HONRA E TODA GLORIA""

Avatar do usuário
anderson solevam
Usuário
Usuário
Mensagens: 115
Registrado em: 18 Mar 2012, 10:14
Cidade onde mora: sao joao batista sc
Contato:

Re: solução para marcador de combustível impreciso da tnr

Mensagem por anderson solevam » 08 Mai 2012, 22:05

OI AMIGOS. GERALMENT TODAS AS TNR ESTAO PEGANDO RESERVA no painel COM 6.5 LITROS NO TANQUE.EU DESMONTEI A BOMBA DE GASOLINA E DEI UMA ENTORTADA NO FERRINHO QUE SEGURA A BOIA E AGORA ELA TA PEGANDO RESERVA COM 3 LITROS,AI JA FICOU MAIS REAL.MAS OOQUE EU OBSERVEI É QUE O PAINEL DA TNR É O MESMO DA FASER 250 E ELES COLOCARO O TANQUE 16LTRS PARA O SISTEMA DE FUEL DIGITAL DA FASER Q É SÓ PARA 12 LITROS DE GASOLINA NO TANQUE.FOI AI QUE PERCEBI ESTA FALHINHA.MAS TA TUDO BACANA.AI VAI DE CADA UM SI ACOSTUMAR, EU JA RESOLVI DESTE GEITO QUE ESPLIQUEI ACIMA ENTORTANDO UM POUCO O VARAO QUE SEGURA A BOIA PARA Q SEJA MAIS REAL.POSTEI FOTOS DA BOIA DE GASOLINA acima,SI ALGUEN QUISER PODE ME ADD NO MSN OU EMAIL.ANDINHOSOLEVAN@HOTMAIL.COM DAI POSSO MANDA FOTOS E TROCAR IDEIAS.DEUS abençoe a todos ai galera.si cuida nestas estradas.mooto é muito bom.só cuida pq nen todos os outros motoristas pençao assim vlw?....
""Bendito o homem que confia em DEUS e cuja esperança é o SENHOR""JEREMIAS17:7
""A DEUS SEJA DADO TODA HONRA E TODA GLORIA""

hugobci
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 20 Mai 2012, 10:07
Cidade onde mora: abc/sp

Re: solução para marcador de combustível impreciso da tnr

Mensagem por hugobci » 24 Mai 2012, 15:24

É a quarta moto que tenho com esse motor, e não acho que seja defeito entrar na reserva tão cedo, nem que isso seja imprecisão do marcador. A fazer tem tanque de 19l litros e entra na reserva quando ainda tem 8l no tanque. Andar sem gasolina no tanque só faz esquentar a bomba de gasolina. Mas isso é o que eu acho. Não tenho experiência tecnica no assunto...
Imagem

Avatar do usuário
anderson solevam
Usuário
Usuário
Mensagens: 115
Registrado em: 18 Mar 2012, 10:14
Cidade onde mora: sao joao batista sc
Contato:

Re: solução para marcador de combustível impreciso da tnr

Mensagem por anderson solevam » 24 Mai 2012, 15:39

kkkk.boa hugobci, mas só que o tanque da moto tnr 250 tem uma parte mais profunda onde fica a bomba,ali armazena 1 litro de gasolina,e esta gasolina que fica ali é justamente para que mesmo que acabe toda gasolina da moto a bomba fica submergida ainda neste 1 litro que tem nesta superfície mais baixa pq tem esta parte com gasolina.
abraçao a todos
Editado pela última vez por anderson solevam em 25 Mai 2012, 08:56, em um total de 1 vez.
""Bendito o homem que confia em DEUS e cuja esperança é o SENHOR""JEREMIAS17:7
""A DEUS SEJA DADO TODA HONRA E TODA GLORIA""

Paulo Guararapes
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 316
Registrado em: 20 Abr 2012, 18:00
Cidade onde mora: Guararapes/SP

Re: solução para marcador de combustível impreciso da tnr

Mensagem por Paulo Guararapes » 24 Mai 2012, 16:06

Eu percebi que estava marcando errado no dia que fiz a média.
Tomei um baita susto, pois ao andar apenas 282 km a moto entrou na reserva, porém logo após entrar na reserva parei para abastecer e realmente restavam na faixa de 6 litros e poucos no tanque ainda.
Acho interessante a atitude do Anderson, pois nos dá uma margem mais segura de o quanto temos de autonomia, no caso dos 3 litros sem ter que fazer muita conta e pararmos rapidamente para abastecer.
Gosto e trabalhar com margem segura e neste caso, quando a moto entrar na reserva sei que terei seguros 70 km para abastecer. É uma realidade mais proxima.
No caso do Hugo que já teve algumas motos da mesma fabricante, ele esta acostumado com a marcação, aí tb é válido.
PAULO GUARARAPES
GUARARAPES-S.P.
TNR 66Z

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: solução para marcador de combustível impreciso da tnr

Mensagem por Kakko » 24 Mai 2012, 16:15

Anderson....tudo ok ?? galera.....ok....tudo bem fazer umas gambis...mas convenhamos...depois que vc anda alguns kms ...voce já conhece a moto e o marcador....e consequentemente sabe o quanto tem de gasolina ali dentro.

Sinceramente não vejo a necessidade de desmontar e entortar a haste da bóia para saber o que já se sabe.

eu já andei uma porrada de kms e sei só de olhar o quanto rodei e quanto tem de gasolina.

mas enfim.....

abraços :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Rafael Martins
Visitante
Visitante

Re: solução para marcador de combustível impreciso da tnr

Mensagem por Rafael Martins » 24 Mai 2012, 17:55

O problema nessa caso é em carros, tipo o Polo, onde quando avisa a reserva, já esta quase acabando a gasosa, e depois disso a luz apaga, aí... fuuuu

anderson mendes
Visitante
Visitante

Re: solução para marcador de combustível impreciso da tnr

Mensagem por anderson mendes » 24 Mai 2012, 18:39

Concordo com o Kakko, fiquei tres dias na reserve, isso que trabalho com vendas e rodo muito td dia, então fiquei só olhando a km da trip, usei como base meu pior consumo até agora 25km/l, então sabia q pelo menos até 400 ela ia, abasteci com 350 e ainda tinha 3,5 litros.

Funciona.

hugobci
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 20 Mai 2012, 10:07
Cidade onde mora: abc/sp

Re: solução para marcador de combustível impreciso da tnr

Mensagem por hugobci » 24 Mai 2012, 19:25

A lander tb entrava na reserva com uns 120km rodados, mas se vc sabe o tamanho do tanque, a única diferença de entrar na reserva é a autonomia do f-trip. Na fazer, eu ainda rodava 150km (eu piloto no modo "tiozão", por hábito). Ruim é se entrar na reserva com um litro só no tanque e você na rodovia vê uma placa: "próximo posto 90 km"

Essas motos entram muito cedo na reserva mas não são imprecisas não...
Imagem

Avatar do usuário
anderson solevam
Usuário
Usuário
Mensagens: 115
Registrado em: 18 Mar 2012, 10:14
Cidade onde mora: sao joao batista sc
Contato:

Re: solução para marcador de combustível impreciso da tnr

Mensagem por anderson solevam » 24 Mai 2012, 19:53

Pessoal!!!!me responde uma coisa,que graça si tem de ter uma moto que tem a capacidade para por 16ltrs de gasolina no tanque? ai vc enche o tanque e sai,depois de alguns 280 klm rodados a moto começa a marca reserva,isso se a sua tnr faser 28 klm por litro!!!principalmente pra quem acabou de comprar a moto,leva aquele susto,e no meu caso era em um lugar onde o posto mais próximo era a 130klm de distancia,dai passei aquele aperto achando que ia ficar a pé porque a porcaria do marcador foi mal projetado pelos :risadona: da Yamaha que só pencão em lucrar com vendas {isso sim que é gambiarra}e depois nós clientes que si ferrem e temos que nos adaptar a erros idiotas deles pq eles não si empenharam em algo simples e novo.e sim só colocarão uma roupa nova que se chama tnr250 na carcaça da bacana e boa lander250.vcs ao de concorda comigo que eles não investirão muito,tanto é que as pedaleira traseiras são as mesmas da ybr,pisca é o mesmo da ybr,retrovisor é o mesmo da ybr,e a traseira da tnr falto algo para ficar mais compatível com a frente da moto. então tentei resolver deste jeito ai galera.claro que cada um tem sua opinião e seu jeito de resolver,ou si adaptar.mas o que fis foi tentar resolver para minha comodidade e tbm compartilhar com vcs amigos e colegas do tnr clube.ESTAMOS AI PARA APRENDERMOS JUNTOS E NOS AJUDAR NESTA PELEJA HEHEHEHE. abração a todos e fiquem com DEUS.
Editado pela última vez por anderson solevam em 24 Mai 2012, 22:21, em um total de 1 vez.
""Bendito o homem que confia em DEUS e cuja esperança é o SENHOR""JEREMIAS17:7
""A DEUS SEJA DADO TODA HONRA E TODA GLORIA""

Responder