Como trocar pastilhas de Freio

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Celio Silva
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Como trocar pastilhas de Freio

Mensagem por Celio Silva » 03 Mai 2012, 19:31

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kablack
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Re: Como trocar pastilhas de Freio

Mensagem por kablack » 04 Mai 2012, 00:08

Celio;

No manual de serviços da Lander você dever ter uma boa idéia de como fazer a procedimento.

Os freios da Té250 e Lander se não são idênticos são muito, mas muito parecidos. Até a pastilha é a mesma.

Donwload do manual de serviços aqui:

viewtopic.php?f=32&t=1278" onclick="window.open(this.href);return false;


Abraços e Boa Sorte com o serviço.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

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Re: Como trocar pastilhas de Freio

Mensagem por Celio Silva » 04 Mai 2012, 08:32

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Re: Como trocar pastilhas de Freio

Mensagem por diegonunes » 04 Mai 2012, 09:25

É mais fácil que tirar doce de criança, hehehe.

A atenção maior se deve ao torque dos apertos dos parafusos. Ao trocar, teste os freios e saibam que de início as pastilhas precisam de um tempo pra ter seu poder de frenagem garantido.
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Re: Como trocar pastilhas de Freio

Mensagem por Kakko » 04 Mai 2012, 11:30

Já troquei diversas pastilhas nas motos e nos carros.

Deixo aqui uma dica;

Antes de colocar as pastilhas, faça um chanfro (quebre os cantos lixando as arestas) ...e lixe tbm a superfície que fará contato com o disco ( pode ser com lixa 80 / 100 ).

Principalmente se o disco já estiver bem usado. :joinha:
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JUNIOR_RJ
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Re: Como trocar pastilhas de Freio

Mensagem por JUNIOR_RJ » 16 Out 2014, 11:21

Vou trocar as pastilhas do freio traseiro. Alguém me indica uma marca? Nissin, Brembo EBC???

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viniciuspc
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Re: Como trocar pastilhas de Freio

Mensagem por viniciuspc » 11 Mar 2015, 09:09

Encontrei uns videos mostrando como trocar as pastilhas traseiras...

http://www.youtube.com/watch?v=8pOvv3wP7WI" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.youtube.com/watch?v=7M3p_Ppq5FY" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.youtube.com/watch?v=jIXlY_Kf8wU" onclick="window.open(this.href);return false;

São apenas 4 parafusos e devemos perder uns 10~15 minutos para fazer isto.. ;)

Pelo que entendi, a dianteira segue o mesmo esquema!

e dicas sobre qual pastilha comprar : Fonte http://www.xtzlander.com.br/forum/viewt ... 35#p330452" onclick="window.open(this.href);return false;

Quais os Tipos de Pastilha de Freio?

Orgânica, semi-metálica, metálica, sinterizada ou carbono – São tipos de materiais usados na pastilha de freio. Cada um tem diferentes características que afetam o coeficiente de atrito, a durabilidade da pastilha e do disco de freio, assim como o barulho e o pó gerados na frenagem, entre outros. Ao escolher o melhor material para o seu uso considere, além do aspecto técnico, a qualidade e a garantia oferecidas pelo fabricante e revendedor – peças de melhor qualidade lhe trarão economia no médio e longo prazo, além de maior prazer ao pilotar sua moto. A seguir temos uma visão geral de cada tipo, levando em conta apenas o material construtivo e a tendência de resultado final.

Orgânica – Feitas a base de celulose e resina fenólica. Antigamente se utilizava asbesto (amianto) para melhorar as propriedades em altas temperaturas, mas atualmente esse material está proibido por ser cancerígeno. Tem um razoável coeficiente de atrito sob baixos esforços e baixas temperaturas de operação. Desgastam pouco o disco de freio, são baratas e quase não produzem barulho. Por outro lado desgastam-se mais rápido e se degeneram sob alta temperatura (vitrificam). São mais indicadas para uso urbano, sem compromisso com alto desempenho e em motos de pequena cilindrada. São as mais comuns no mercado paralelo.

Semi-Metálica (ou ‘organometálica’) – Estas pastilhas tem, tipicamente, latão, ferro e/ou alumínio adicionados em diferentes proporções à resina, de forma à incrementar suas características em altas temperaturas e a resistência mecânica do composto. São pastilhas excelentes para o uso no dia-a-dia de motos médias (250 a 600 cc.). Em relação às orgânicas, tem um custo pouca coisa superior – largamente compensado pela maior durabilidade, eficiência e sensibilidade. Geram pouco ou nenhum desgaste adicional no disco de freio, mas são mais ruidosas que estas. Ao final, suas qualidades estão tornando-as padrão no uso diário em motos na faixa de 250 a 600 cc. e até em motos maiores (como as Harley-Davidson) - neste caso para as usadas esporadicamente. A maioria das motos médias saem de fábrica com este tipo de pastilha.

Metálica (também ‘organometálica’) – São parentes próximas das semi-metálicas. Levam uma carga maior de pó metálico para se adequarem às exigências de uso das motos de maior cilindrada (acima de 600cc.), mantendo os mesmos benefícios e qualidades. Praticamente todas as motos modernas dessa faixa de cilindrada utilizam originalmente pastilhas metálicas. Assim como as semi-metálicas, estas tem longa vida útil e trazem ao motociclista frenagens mais progressivas e consistentes.

Sinterizada – Estas pastilhas são feitas de uma mistura de metais em pó, tipicamente alumínio, bronze, cobre, ferro e cerâmicas - estes últimos voltados para altas temperaturas, moldada em alta temperatura e pressão de forma que torna-se um bloco sólido e homogêneo. Podem ser formuladas para funcionarem melhor a baixas, médias ou altas temperaturas, porém usualmente tem comportamento apenas mediano quando frias. Também dependendo de sua composição podem ser mais ou menos agressivas ao disco. É a tendência da indústria motociclística de alto desempenho e já são uma realidade nas pistas de corrida.

S-Sinter – Estas pastilhas, exclusividade da Fischer, são produzidas por um processo especial que lhes dão as boas características das pastilhas sinterizadas para uso no off-road (resistência ao desgaste e ótimo comportamento operando molhada) sem as principais limitações das sinterizadas: acelerado desgaste do disco de freio, demora no aquecimento e preço elevado. Ao contrário, trabalha bem desde fria e é menos agressiva ao disco de freio que uma sinterizada de desempenho equivalente. Já são amplamente usada pelas melhores equipes brasileiras de enduro, rally e motocross com excelentes resultados.

:thumbup:
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Re: Como trocar pastilhas de Freio

Mensagem por din373 » 26 Abr 2015, 23:13

Opá!! Entrei no tópico só por curiosidade e deparei com meu Vídeo kkk (esse ultimo que o Vinicios postou)
apenas uma observação, foi a primeira vez que troquei uma pastilha na vida kkkk (mas funcionou muito bem!)
Vídeos sobre Viagens, Passeios e Offroad na TÉNÉRÉ 250??
Inscreva-se no canal: http://www.youtube.com/din373

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viniciuspc
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Re: Como trocar pastilhas de Freio

Mensagem por viniciuspc » 23 Mai 2015, 16:38

Ficou legal o vídeo, teve o meu joinha lá. :thumbup:

[]'s
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Tenebrosa Azul
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Re: Como trocar pastilhas de Freio

Mensagem por Tenebrosa Azul » 23 Set 2015, 23:32

Olá rapaziada, posso contribuir com um video de troca dessas pastilhas?

troca pastilha traseira :

http://youtu.be/tU0D2nsRb-g" onclick="window.open(this.href);return false;

troca pastilha dianteira :

http://youtu.be/KmhvfAulA-w" onclick="window.open(this.href);return false;

Troca de bucha Do suporte de pinça dianteira :

http://youtu.be/et4fkL0AjWM" onclick="window.open(this.href);return false;

Espero que ajude.

Abraços à todos !!!
O importante é sentir-se bem.

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