Ténéré 1200 - Instalação/Configuração GIpro X-type -Up 04/17

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Ténéré 1200 - Instalação/Configuração GIpro X-type -Up 04/17

Mensagem por Heyder » 24 Set 2011, 22:22

Amigos do forum:

A imagem abaixo mostra o Indicador de Marchas eletrônico GIpro X-Type, disponíveis em várias cores, e compatível com a Super Ténéré XT1200Z. É comum seus proprietários acionarem a embreagem na 6ª marcha para ter certeza que a última marcha está engatada. Este pequeno acessório evita isto de forma muito eficaz, além de sua instalação ser relativamente fácil.
Por ser uma motocicleta lançada a pouco tempo (2010 na europa), ainda não há muitos detalhes elétricos disponíveis sobre ela. Assim, depois de muito procurar na net como instalar o Indicador de Marchas GIpro X-Type na ST e não encontrar, resolvi eu mesmo "fuçar" e instalar na tentativa e erro. O equipamento tem apenas 4 fios:

VERMELHO: Deve ser ligado no +12Vcc proveniente da ignição (pós-chave).
PRETO: Deve ser ligado ao TERRA (chassis) da motocicleta;
VERDE: Deve ser ligado ao Sensor do Virabrequim (RPM);
BRANCO: Deve ser ligado ao Sensor de Velocidade (aqui foi o maior problema pra descobrir...)

Pensei: como na minha ex.FZ6 eu encontrei fácil, na ST também deve ser... Doce ilusão. :nao: Acontece que a XT1200Z possui ABS e isso muda tudo. A ST possui 2 ECUS: uma do ABS e outra principal, da Motocicleta. Depois de muito estudar o esquema elétrico da ST, descobri que as informações provindas dos sensores de velocidade e RPM são processadas pela ECU do ABS e, posteriormente, enviadas à ECU principal. A ECU do ABS é que recebe os sinais provenientes dos sensores das rodas e transforma-os em pulsos. Estes pulsos são enviados à ECU principal da motocicleta e é através destes pulsos que o GIpro faz o cálculo de qual marcha está engatada.

A pergunta estonteante agora era: Quais são os 2 fios corretos (dentre os 60 da ECU principal) que ligam as 2 ECUs e têm os tão preciosos pulsos de Velocidade e RPM? Tudo está no esquema elétrico da motocicleta, mas não é tão simples assim de achá-los. Estudando um pouquinho mais o esquema elétrico da ST que encontra-se no GUIA DE SERVIÇO, encontrei os benditos.

O fio que possui os pulsos de Velocidade é o único totalmente AZUL do conector MAIOR da ECU principal. A este fio deve-se ligar o fio BRANCO do GIpro.

O fio que possui os pulsos de RPM é o único totalmente CINZA do conector MENOR da ECU principal. A este fio deve-se ligar o fio VERDE do GIpro.

Vejam as fotos abaixo e guiem-se pela figura esquemática dos conectores da ECU principal mais abaixo.

Penso que informações "suadas" como esta DEVEM ser compartilhadas com todos. Assim, ninguém mais precisa gastar um tempo precioso estudando e advinhando o que fazer.

Seguem as imagens na tentativa de ajudar ainda mais aos que se propuserem a instalar o GIpro em suas máquinas, o que particularmente recomendo.
Aí está a moça "nua"... toda desmontada mostrando suas "entranhas"...


A primeira coisa a fazer é retirar a tampa sob a qual se esconde a ECU principal que fica dentro da carenagem do lado direito de quem está sentado sobre a moto. Para isso, devem ser removidos 2 clips plásticos e um parafuso.


Esta é a ECU principal. Tenha cuidado no seu manuseio pois é uma peça delicada e cara que fica SOLTA sob a tampa plástica. Se cair ou bater pode ser danificada.


A ECU principal tem 2 conectores: um maior, à esquerda e outro menor, à direita.


Detalhe dos 2 conectores


O fio BRANCO do GIpro (Sensor de Velocidade) deve ser ligado ao único fio totalmente AZUL do conector MAIOR (fio 28 do esquemático abaixo - última foto)


O fio VERDE do GIpro (Sensor do Virabrequim - RPM) deve ser ligado ao único fio totalmente CINZA do conector MENOR (fio 11 do esquemático abaixo)


Esquema resumido de ligações


Resultado final
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O conector AUX do Farol de Milha a que me refiro no quadro acima, é o conector BRANCO no canto inferior direito da 3ª foto de cima pra baixo. Na foto abaixo, notem que eu o troquei por outro conector mais comum (VERM/BRANCO) também de 3 fios, apenas por conveniência.
Ele tem exatamente 3 fios: VERMELHO (+12Vcc direto), PRETO (Terra) e MARRON (+12Vcc vindo da Ignição, ou seja, pós-chave, só é energizado quando a chave de ignição está ligada). Este conector é capaz de fornecer até 20A de corrente e possui um fusível deste valor, ou seja, dá pra todos os acessórios e sobra!
*************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************
Editado em 28/04/2017: Infelizmente eu não tenho mais as fotos da instalação na minha ST, mas há um Manual de Instalação da própria GiPro para download. FAÇA O DOWNLOAD AQUI.
*************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

-> -> -> -> -> -> -> -> -> PARA CONFIGURAR SEU GIPRO X-TYPE, CLIQUE AQUI

Boa sorte! :urrruuu:
Editado pela última vez por Heyder em 28 Abr 2017, 20:50, em um total de 15 vezes.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Como Instalar o Indicador de Marchas GIpro X-Type na XT1

Mensagem por LMattosBS » 25 Set 2011, 00:03

puts... que trabalho.. tem que sacar bastante... posta as fotos do marcador...
Editado pela última vez por LMattosBS em 25 Set 2011, 00:08, em um total de 1 vez.
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
ALEX
Novato
Novato
Mensagens: 24
Registrado em: 01 Jun 2011, 00:01
Cidade onde mora: Goiânia/GO

Re: Como Instalar o Indicador de Marchas GIpro X-Type na XT1

Mensagem por ALEX » 25 Set 2011, 00:04

Heyder;

Parabéns pelo post acima será de grande valia para muitos.
Duvidas:
Um amigo instalou na ST1200 dele e só fuciona depois que a moto anda. O seu marca as marchas com a moto parada?
Super Ténéré XT1200 Z 2011/12
Lander XTZ 250 2007


EX Versys 650 2012
EX Vstrom DL 1000 2008
EX XT 660 R 2007
EX CBR 600 F 2001
EX CB 500 2001

Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Como Instalar o Indicador de Marchas GIpro X-Type na XT1

Mensagem por LMattosBS » 25 Set 2011, 00:07

pergunta boba.. da para colocar na 250?
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Como Instalar o Indicador de Marchas GIpro X-Type na XT1

Mensagem por doug01n » 25 Set 2011, 00:11

Taí um homem de coragem...
Parabéns pelo tutorial! Agora falta a foto do tal indicador de marchas, o que ele faz, e pra q vc vai usar o infeliz!!! :D

Abraço! E que as contribuições continuem, pois os donos das monstrinhas agradecem!

Quanto morreu na brincadeira?
Administrador

newson
Usuário
Usuário
Mensagens: 105
Registrado em: 29 Jul 2011, 19:20

Re: Como Instalar o Indicador de Marchas GIpro X-Type na XT1

Mensagem por newson » 25 Set 2011, 01:43

Heyder impressionante trabalho.
Só as fotos da super sem carenagem já satisfizeram a minha curiosidade, matando a vontade de depena-la.
Parabéns pelo compartilhamento, valeu!
Newson
vmax /GSX 750F / XT600 /XT 660 / XTZ 750 / DRZ 400 / CB1300 / XTZ 1200

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Como Instalar o Indicador de Marchas GIpro X-Type na XT1

Mensagem por Petrel » 25 Set 2011, 08:29

Heyder, parabêns pelo o excelente trabalho e por compartilhar conosco, só mesmo com muita pesquisa pra se fazer um trabalho desse com segurança, diria que adivinhar ta fora de questão o preju pode ser enorme.
Leonardo, esse equipamento pode ser instalado em qualquer moto, desde que a mesma tenha indicação de velocidade e RPM eletrônicos, portanto pode sim ser instalado na nossa moto.
O principio de funcionamento dele é baseado em um cálculo que leva em conta a RPM do motor e velocidade da moto, e NÃO usa a informação de posição do garfo seletor de marcha, como nas pequenas Suzuki por exemplo, ele foi projetado para ser instalado com facilidade em qualquer moto e portanto não poderia mesmo depender dessa informação do garfo seletor de marcha.
Acretido que com a moto parada a informação de marcha fique prejudicada mesmo.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

MARCELOVBCRUZ
Visitante
Visitante

Re: Como Instalar o Indicador de Marchas GIpro X-Type na XT1

Mensagem por MARCELOVBCRUZ » 25 Set 2011, 22:57

Chique do último. Eu tinha uma v-strom 1000 e ela mostra a sexta marcha quando selecionada. Vira e meche fico metralhando o pedal da super pra ver se ja está na sexta. Valeu pela dica.

Avatar do usuário
Heyder
Mestre
Mestre
Mensagens: 837
Registrado em: 19 Jul 2011, 17:10
Cidade onde mora: Goiânia, GO
Localização: Setor Bela Vista
Contato:

Re: Como Instalar o Indicador de Marchas GIpro X-Type na XT1

Mensagem por Heyder » 26 Set 2011, 06:26

Pessoal, obrigado pelo retorno. Desculpem minha falha: estava tão empolgado em compartilhar as informações dos 2 tais fios, que me esqueci de mostrar o próprio Indicador de Marchas, pode...!

ALEX, Terminei a instalação de vários acessórios ontem (domingo), às 23:40, por isso não tive tempo de programar ainda o GIpro, mas segundo o manual, a programação é feita com a moto parada, no cavalete central. Na minha FZ6 eu tinha um produto similar da marca DiGi que funcionava sim com a moto parada. Imagino que este também deva funcionar, afinal, como bem disse o petrel, o princípio é a relação matemática entre a velocidade e o RPM. Esta semana posto mais fotos do acabamento final e dos outros acessórios.

doug01n, quem tem a XT1200Z pode confirmar: é comum acionar a embreagem na sexta marcha pra ter certeza que se está realmente nela... isso porque a relação entre a 5ª e a 6ª marchas na ST é muito pequena. Esse instrumento facilita muito a vida do motociclista. A própria Yamaha se rendeu a este fato, adicionando ao painel da R1 este recurso (só não sei porque apenas na R1...) Paguei no GIpro R$ 350,00.

Abraço.
Para quem gosta, a paixão de pilotar é entendida; para os demais, não adianta explicar.
CB450, Téneré XT600, FZ6-S 2009, Atual XT1200Z Super Ténéré com Escape DUPLO!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Como Instalar o Indicador de Marchas GIpro X-Type na XT1

Mensagem por doug01n » 26 Set 2011, 16:57

Eu faço isso na Tenerezinha, pq não consigo acostumar com ela gritando a 7.000RPM a 100km/h, e acho sempre que tem mais uma marcha... rsrsrs
Administrador

Responder