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MensagemEnviado: 26 Jan 2016, 09:57 
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Cidade onde mora: São Vicente SP
alguem sabe me dizer se a medida dos retentores é 41x54x11 ? porque na loja da yamaha eles metem a faca em um retentor que tem em qualquer loja de retentores da mesma marca pela metade do preço.


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MensagemEnviado: 11 Jun 2016, 09:27 
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Registrado em: 11 Dez 2015, 22:39
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Fala galera, seguinte, depois de muito enrolar na troca do óleo da bengala, nos próximos dias vou virar homem e fazer o trampo, vou mandar um Motul 20W só pra ver o que acontece, segundo Manual de Serviço o recomendado é 10W (NÃO CONFUNDIR COM MANUAL DO PROPRIETÁRIO) alías segue link do Manual de serviço:

https://drive.google.com/file/d/0B9zatw ... 1zbWs/view

Não fui eu quem postou então não garanto que ficará on o link, aproveitem e baixem, esse manual tem todos os detalhes mecânicos da moto, inclusive informações de como proceder na troca do óleo da bengala.
Assim que eu trocar o óleo eu postarei as impressões sobre usar um óleo muito mais grosso.

Outra coisa que me veio a mente, nesses dias frios, percebi a suspensão mais firme, seria o frio condensando o óleo da bengala, tornando-o mais viscoso pela baixa temperatura? Fica a questão.


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MensagemEnviado: 12 Jun 2016, 04:43 
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Cidade onde mora: São Paulo/SP
Óleo Recomendado no manual de serviço da Ténéré 250:
Yamaha H1 - 33 cSt.
Motul Factory Line MEDIUM 10w - 36cSt é o equivalente mais próximo.

Ténéré 250
Viscosidade: 10W
Quantidade: 506ml em cada bengala.
Nível: 165mm

Lander 250
Viscosidade: 10W
Quantidade: 541ml
Nível: 134mm

Quantidade só serve de referência para saber quantos litros comprar.
Suspensão sempre se coloca o óleo pelo nível.

ABS

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MensagemEnviado: 12 Jun 2016, 04:48 
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Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
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Paulo Mello escreveu:
vou mandar um Motul 20W só pra ver o que acontece, segundo Manual de Serviço o recomendado é 10W

dias frios, percebi a suspensão mais firme


Com certeza, no frio o óleo fica mais denso.
Faça a troca o mais cedo possível, tanto faz se a moto tem 500 ou 1000km. Quanto antes melhor. O Motul é superior ao original das 250.

Acho o 20W viscoso demais. O 15W já deixa a suspensão bem mais firme.
O 20W vai deixar a suspensão desconfortável.
Para acabar com o problema dela afundar a frente mas manter o conforto, só usando válvula interna ou "emulador" que é a mesma coisa.



RuFus T250 escreveu:
alguem sabe me dizer se a medida dos retentores é 41x54x11 ? porque na yamaha metem a faca.


Procure da marca Corteco ou Vedamotors, tem no Mercado Livre, sempre usei e quando bem instalado, funciona direitinho.
Ideal é trocar sanfona, guarda pó e retentor.

ABS

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MensagemEnviado: 12 Jun 2016, 13:15 
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Registrado em: 11 Dez 2015, 22:39
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Cidade onde mora: Itapira - SP
Opa, valeu as dicas!
Seguinte. galera, aproveitei o sabadão e baseado no excelente tutorial e também no Manual de Serviço que postei e fiz a troca do óleo da bengala, com receio do Motul 20w ser muito viscoso porém no rolê teste pelas ruas esburacadas e irregulares deu pra sentir a suspensão muito mais firme, porém sem tirar o conforto da moto, a moto estava com 24 mil e óleo da bengala original, sentia uma trepidação no parabrisa da Tenere, com a troca do óleo isso parou, então pessoal pode ir até de 20W sem medo, a moto fica bem firme, como não uso na terra, só mesmo cidade e pista acho que ficou ótimo. Detalhe a se levar em conta, peso 110 kg e a moto está com um protetor de carenagem da Chapan que pesa uns 5 kg, isso deixa a frete da moto muito pesada, então um óleo mais denso acho que caiu bem.
Outo detalhe que quero compartilhar é que depois das bengalas desmontadas mas ainda com o óleo original eu percebi que uma estava mais dura que a outra, pensei até em medir a quantidade de óleo velho de cada uma mas não rolou. Alías o óléo velho cheirava a podre, estava bem fino, escuro e com muita fuligem, provavelmente das molas e partes internas, isso é normal do uso.
Para medir a quantidade de óleo novo e comecei colocando 500ml e medi o nível com uma régua mesmo, deixei os 16,5 cm que manda o manual, isso como a canela comprimida e sem mola, na primeira medição estava passando 1 cm, mesmo colocando só 500 ml, obviamente por não ter desmontado ela por completa ficou um resquício do óleo velho, então fui tirando de pouquinho em pouquinho até o nível chegar no ponto ideal (16,5 cm de sobra até a boca da canela) isso reforça o que o pessoal está afirmando, 1 litro dá tranquilamente para a troca das duas canelas e ir pelo nível é mais confiável mesmo, sem dúvidas.
Um macete para facilitar a vida é afrouxar o parafuso/tampa da canela antes de retira-las da mesa da moto.
Última dica para quem está pensando em fazer o serviço por conta própria, pode mandar ver sem medo que não tem segredo e não tem o que dar de errado, se tiver um parceiro pra ajudar a montar e desmontar fica ainda mais fácil.


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MensagemEnviado: 13 Jun 2016, 00:11 
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Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
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Paulo Mello escreveu:
Detalhe a se levar em conta, peso 110 kg e a moto está com um protetor de carenagem da Chapan que pesa uns 5 kg, isso deixa a frete da moto muito pesada, então um óleo mais denso acho que caiu bem.

depois das bengalas desmontadas mas ainda com o óleo original eu percebi que uma estava mais dura que a outra, pensei até em medir a quantidade de óleo velho de cada uma mas não rolou. Alías o óléo velho cheirava a podre, estava bem fino, escuro e com muita fuligem, provavelmente das molas e partes internas.

Um macete para facilitar a vida é afrouxar o parafuso/tampa da canela antes de retira-las da mesa da moto.
.


O que é responsável pela sustentação da moto é a mola. O Hidráulico só serve na hora amortecer o movimento.
Em um mundo ideal, deveria colocar uma mola mais forte, ou um calço na mola para comprimir mais.

É normal o óleo das bengalas virem com nível diferente. Uma porquice.
Por isso recomendo trocar o quanto antes.
E o óleo cheira a podre mesmo.
O cinza chumbo é pelo desgaste interno das peças mesmo.

Sempre o ideal é soltas as tampas rosqueadas ainda quando as bengalas estão na mesa.
Mas para isso, tem que afrouxar os parafusos da mesa superior, deixando ela presa pela inferior.

ABS

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MensagemEnviado: 22 Jun 2016, 10:50 
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Cidade onde mora: Santos/SP
Galera, minha TNR 250cc 2011 está com aproximadamente 18 mil km e estou pensando em fazer a troca de oleo da susp., acho que ela ja não está mais respondendo como deveria.
Pra fazer essa manutenção preciso trocar o guarda pó e o retentor? A minha não apresenta nenhum tipo de vazamento, então preciso trocar ou posso manter? Precisa trocar mais alguma outra coisa além disso?

O Motul Fork Oil Factory Line Medium 10w Sintético é bom para nossa TNR 250? está na faixa de 65,00 o litro no Mercado Livre.

valeu!


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MensagemEnviado: 22 Jun 2016, 16:06 
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carlos__dudu escreveu:
Galera, minha TNR 250cc 2011 está com aproximadamente 18 mil km e estou pensando em fazer a troca de oleo da susp., acho que ela ja não está mais respondendo como deveria.
Pra fazer essa manutenção preciso trocar o guarda pó e o retentor? A minha não apresenta nenhum tipo de vazamento, então preciso trocar ou posso manter? Precisa trocar mais alguma outra coisa além disso?

O Motul Fork Oil Factory Line Medium 10w Sintético é bom para nossa TNR 250? está na faixa de 65,00 o litro no Mercado Livre.

valeu!


Se não está vazando não precisa trocar retentor não, vc não vai nem retirar o redentor, não é necessário, a não ser que queira trocar por desencargo o retentor mas acho besteira, antes de fazer o serviço veja as condições das sanfonas, se não estão começando a rasgar.
Motul Fork Oil Factory Line Medium 10w é o padrão, até 15w fica bom, na minha pus 20w e ficou bem firme, bom pra asfalto liso, não ando na terra.

O manual manda trocar o óleo da bengala com 20 mil, alguns recomendam trocar antes e alguns já me disseram pra trocar só se vazar, é mole? Na dúvida vai pelo manual ou antes.


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MensagemEnviado: 22 Jun 2016, 16:11 
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Registrado em: 25 Fev 2016, 11:39
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Cidade onde mora: Santos/SP
Paulo Mello escreveu:
carlos__dudu escreveu:
Galera, minha TNR 250cc 2011 está com aproximadamente 18 mil km e estou pensando em fazer a troca de oleo da susp., acho que ela ja não está mais respondendo como deveria.
Pra fazer essa manutenção preciso trocar o guarda pó e o retentor? A minha não apresenta nenhum tipo de vazamento, então preciso trocar ou posso manter? Precisa trocar mais alguma outra coisa além disso?

O Motul Fork Oil Factory Line Medium 10w Sintético é bom para nossa TNR 250? está na faixa de 65,00 o litro no Mercado Livre.

valeu!


Se não está vazando não precisa trocar retentor não, vc não vai nem retirar o redentor, não é necessário, a não ser que queira trocar por desencargo o retentor mas acho besteira, antes de fazer o serviço veja as condições das sanfonas, se não estão começando a rasgar.
Motul Fork Oil Factory Line Medium 10w é o padrão, até 15w fica bom, na minha pus 20w e ficou bem firme, bom pra asfalto liso, não ando na terra.

O manual manda trocar com 20 mil, alguns recomendam trocar antes e alguns já me disseram pra trocar só se vazar, é mole? Na dúvida vai pelo manual ou antes.


Po cara, valeu pela dica, vou trocar o óleo então, sem mexer no retentor, ele está OK, quanto a sanfona, a minha está sem, coloquei o protetor de bengala da lander.... valeu pela ajuda amigo!


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MensagemEnviado: 22 Jun 2016, 16:37 
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Pode trocar tranquilo, não influencia em nada.
Única coisa, é que se caso começar a vazar 1000km depois de trocar o óleo, toda a mão de obra vai pro lixo.

Eu troquei o oleo da minha 250 e da 660 assim que peguei.
20mil km acho demais.
Troco todo ano, aproveitando pra verificar a caixa de direção.

ABS

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