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MensagemEnviado: 02 Fev 2015, 20:43 
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Alguém sabe qual é a viscosidade do óleo da suspensão dianteira da Tenere 250 14/14? a que vem da fábrica.


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MensagemEnviado: 19 Fev 2015, 19:53 
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Registrado em: 29 Mar 2014, 18:14
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Cidade onde mora: castro alves ba
Pcer escreveu:
Alguém sabe qual é a viscosidade do óleo da suspensão dianteira da Tenere 250 14/14? a que vem da fábrica.


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MensagemEnviado: 22 Mai 2015, 12:01 
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Registrado em: 22 Jan 2011, 13:51
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Pcer escreveu:
Pcer escreveu:
Alguém sabe qual é a viscosidade do óleo da suspensão dianteira da Tenere 250 14/14? a que vem da fábrica.


Cara, foi mal pela demora a essa hora já não precisa mais da informação kkk

Mas o óleo original da tenere é óleo ATF normal (acho que é 6w)

Na minha branquinha havia colocado o 10w motul e ficou excelente, o 15w fiquei com medo de ficar muito duro.

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MensagemEnviado: 22 Mai 2015, 12:10 
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RAlves, acho q original vem 10W sim. Tb to usando Motul 10W, excelente.

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Minha moto tá meio surrada? Não, eu to fazendo estilo MAD MAX - THE FURY ROAD.


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MensagemEnviado: 22 Jun 2015, 06:50 
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Bom só pra acrescentar:

Troquei o óleo da laranjinha esse fds.

Eu não lembro de cabeça, mas tenho quase certeza de que o nível do óleo da suspénsão das 2011 alterou nas mais novas.

Troquei o da laranja esse fds e o nível era de 17cm abaixo do topo da bengala, sem a mola.

Lembro que o da branca a medida era menor.

Coloquei o motul expert 10w e ficou top. Paguei R$62 por um litro, da certinho sobra uns 50ml.

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MensagemEnviado: 01 Ago 2015, 00:49 
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Alguém aqui já colocou algum óleo 15w? Quando estou com garupa, a moto afunda bastante, e é bem incômodo. Será que a moto ficaria mesmo muito dura?


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MensagemEnviado: 03 Ago 2015, 06:51 
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Registrado em: 22 Jan 2011, 13:51
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Thales escreveu:
Alguém aqui já colocou algum óleo 15w? Quando estou com garupa, a moto afunda bastante, e é bem incômodo. Será que a moto ficaria mesmo muito dura?


Quanto mais dura a frente, mais afunda a traseira.

O problema nesse caso não são os garfos, e o amortecedor traseiro mesmo. Infelizmente esse aí sai caro pra melhorar.

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MensagemEnviado: 11 Dez 2015, 23:15 
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Boa noite galerinha, sou novato aqui e entrei para ressuscitar o tópico por várias questões, algumas dúvidas que tenho e também para tentar sanar alguns equívocos que li no tópico:
Baixei e li no Manual de Serviço (não é o manual do proprietário) que vai exatamente 506 cm3 ou se preferir 506 ml e o nível tem que dar 165 mm com o tubo comprimido e sem a mola.
Lembrando para os desatentos que apesar da Teneré usar a mecânica quase idêntica da Lander a suspensão da Teneré é 20 mm menor (-2 cm) dando diferença no tanto de óleo entre as respectivas suspensões.
No fim de mundo onde moro lojas consagradas da cidade me disseram que só costumam trocar em caso de vazamento (apesar do recomendado é na revisão dos 20 mil km) o mais tenso é que eles usam fluido de direção hidráulica quando trocam e vendem os óleos como os da Motul específicos para suspensão com sendo especiais para motocross, enduro etc.
na verdade eu vi muita gente dizendo pra mandar ver no óleo para direção hidráulica ATF mesmo por ser metade do preço comparado com Motul. Compensa arriscar por causa de uns 25 contos de economia? Alguém já usou esses óleos para direção hidráulica? Alguém indica outras marcas que não o Motul?
Outro impasse é que todo o óleo de bengala é vendido sempre em 500 mll ou 1 litro, e aí como que eu faço com os 6ml que vão faltar, se é que vai faltar pois não vou desmontar a suspensão por completo, mas se faltar o jeito vai ser voltar 6 ml do óleo velho kkkk. Outra coisa será que não há uma margem de segurança para mais ou para menos? Sei que se pôr muito mais pode vazar ou estourar o redentor e muito menos a bengala vai ficar batendo.
Quero a opinião do pessoal que trocou e colocou um pouco mais ou um pouco a menos do que eu lhes passei aqui segundo o manual de serviço.
Até então estou pensando em usar o Motul Folk oil 15w pois quero ser se dá tanta diferença em relação ao original que é 10w.
Dicas serão benvindas!


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MensagemEnviado: 16 Dez 2015, 08:20 
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Paulo, a moto vem de fábrica com óleo ATF (o mesmo da direção hidráulica).

Outra coisa, não se procupe com tanta precisão, é IMPOSSIVEL medir 6ml a menos que vc esteja em um laboratório ou tenha equipamentos.

500ml em cada bengala não prejudica nada.

E pra ser bem sincero, como você não vai desmontar a suspensão completa, vá pelo nível e não pelo volume.

Desmonte a bengala, tire a mola devagar pra deixar o óleo escorrer bem e meça quantos cm do óleo até a tampa da bengala, e complete exatamente neste mesmo nível.

Com certeza ficará óleo velho nas entranhas do sistema que você não conseguirá trocar. Se colocar os 500ml e tiver muito óleo ainda dentro, pode acabar estourando o retentor da suspensão.

Quanto ao óleo, na minha opnião, o motul vale muito a pena.

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MensagemEnviado: 29 Dez 2015, 01:03 
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Eu botei 500ml do Motul 10w de cada lado. Surreal comprar outro litro para usar 12ml. O mecânico deixou muito tempo escorrendo, para retirar o máximo possível. A suspa está perfeita, como nova.


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