TUTORIAL - Troca do oleo da suspensao Te250

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Pcer
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Mar 2014, 18:14
Cidade onde mora: castro alves ba

Re: TUTORIAL - Troca do oleo da suspensao Te250

Mensagem por Pcer » 02 Fev 2015, 21:43

Alguém sabe qual é a viscosidade do óleo da suspensão dianteira da Tenere 250 14/14? a que vem da fábrica.

Pcer
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Mar 2014, 18:14
Cidade onde mora: castro alves ba

Re: TUTORIAL - Troca do oleo da suspensao Te250

Mensagem por Pcer » 19 Fev 2015, 20:53

Pcer escreveu:Alguém sabe qual é a viscosidade do óleo da suspensão dianteira da Tenere 250 14/14? a que vem da fábrica.

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: TUTORIAL - Troca do oleo da suspensao Te250

Mensagem por RAlves » 22 Mai 2015, 12:01

Pcer escreveu:
Pcer escreveu:Alguém sabe qual é a viscosidade do óleo da suspensão dianteira da Tenere 250 14/14? a que vem da fábrica.
Cara, foi mal pela demora a essa hora já não precisa mais da informação kkk

Mas o óleo original da tenere é óleo ATF normal (acho que é 6w)

Na minha branquinha havia colocado o 10w motul e ficou excelente, o 15w fiquei com medo de ficar muito duro.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Radames Aragon
Administrador
Administrador
Mensagens: 2932
Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Localização: São Cristóvão

Re: TUTORIAL - Troca do oleo da suspensao Te250

Mensagem por Radames Aragon » 22 Mai 2015, 12:10

RAlves, acho q original vem 10W sim. Tb to usando Motul 10W, excelente.

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: TUTORIAL - Troca do oleo da suspensao Te250

Mensagem por RAlves » 22 Jun 2015, 06:50

Bom só pra acrescentar:

Troquei o óleo da laranjinha esse fds.

Eu não lembro de cabeça, mas tenho quase certeza de que o nível do óleo da suspénsão das 2011 alterou nas mais novas.

Troquei o da laranja esse fds e o nível era de 17cm abaixo do topo da bengala, sem a mola.

Lembro que o da branca a medida era menor.

Coloquei o motul expert 10w e ficou top. Paguei R$62 por um litro, da certinho sobra uns 50ml.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: TUTORIAL - Troca do oleo da suspensao Te250

Mensagem por Thales » 01 Ago 2015, 00:49

Alguém aqui já colocou algum óleo 15w? Quando estou com garupa, a moto afunda bastante, e é bem incômodo. Será que a moto ficaria mesmo muito dura?

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: TUTORIAL - Troca do oleo da suspensao Te250

Mensagem por RAlves » 03 Ago 2015, 06:51

Thales escreveu:Alguém aqui já colocou algum óleo 15w? Quando estou com garupa, a moto afunda bastante, e é bem incômodo. Será que a moto ficaria mesmo muito dura?
Quanto mais dura a frente, mais afunda a traseira.

O problema nesse caso não são os garfos, e o amortecedor traseiro mesmo. Infelizmente esse aí sai caro pra melhorar.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Paulo Mello
Novato-
Novato-
Mensagens: 13
Registrado em: 11 Dez 2015, 23:39
Cidade onde mora: Itapira - SP

Re: TUTORIAL - Troca do oleo da suspensao Te250

Mensagem por Paulo Mello » 12 Dez 2015, 00:15

Boa noite galerinha, sou novato aqui e entrei para ressuscitar o tópico por várias questões, algumas dúvidas que tenho e também para tentar sanar alguns equívocos que li no tópico:
Baixei e li no Manual de Serviço (não é o manual do proprietário) que vai exatamente 506 cm3 ou se preferir 506 ml e o nível tem que dar 165 mm com o tubo comprimido e sem a mola.
Lembrando para os desatentos que apesar da Teneré usar a mecânica quase idêntica da Lander a suspensão da Teneré é 20 mm menor (-2 cm) dando diferença no tanto de óleo entre as respectivas suspensões.
No fim de mundo onde moro lojas consagradas da cidade me disseram que só costumam trocar em caso de vazamento (apesar do recomendado é na revisão dos 20 mil km) o mais tenso é que eles usam fluido de direção hidráulica quando trocam e vendem os óleos como os da Motul específicos para suspensão com sendo especiais para motocross, enduro etc.
na verdade eu vi muita gente dizendo pra mandar ver no óleo para direção hidráulica ATF mesmo por ser metade do preço comparado com Motul. Compensa arriscar por causa de uns 25 contos de economia? Alguém já usou esses óleos para direção hidráulica? Alguém indica outras marcas que não o Motul?
Outro impasse é que todo o óleo de bengala é vendido sempre em 500 mll ou 1 litro, e aí como que eu faço com os 6ml que vão faltar, se é que vai faltar pois não vou desmontar a suspensão por completo, mas se faltar o jeito vai ser voltar 6 ml do óleo velho kkkk. Outra coisa será que não há uma margem de segurança para mais ou para menos? Sei que se pôr muito mais pode vazar ou estourar o redentor e muito menos a bengala vai ficar batendo.
Quero a opinião do pessoal que trocou e colocou um pouco mais ou um pouco a menos do que eu lhes passei aqui segundo o manual de serviço.
Até então estou pensando em usar o Motul Folk oil 15w pois quero ser se dá tanta diferença em relação ao original que é 10w.
Dicas serão benvindas!

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: TUTORIAL - Troca do oleo da suspensao Te250

Mensagem por RAlves » 16 Dez 2015, 09:20

Paulo, a moto vem de fábrica com óleo ATF (o mesmo da direção hidráulica).

Outra coisa, não se procupe com tanta precisão, é IMPOSSIVEL medir 6ml a menos que vc esteja em um laboratório ou tenha equipamentos.

500ml em cada bengala não prejudica nada.

E pra ser bem sincero, como você não vai desmontar a suspensão completa, vá pelo nível e não pelo volume.

Desmonte a bengala, tire a mola devagar pra deixar o óleo escorrer bem e meça quantos cm do óleo até a tampa da bengala, e complete exatamente neste mesmo nível.

Com certeza ficará óleo velho nas entranhas do sistema que você não conseguirá trocar. Se colocar os 500ml e tiver muito óleo ainda dentro, pode acabar estourando o retentor da suspensão.

Quanto ao óleo, na minha opnião, o motul vale muito a pena.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: TUTORIAL - Troca do oleo da suspensao Te250

Mensagem por Thales » 29 Dez 2015, 02:03

Eu botei 500ml do Motul 10w de cada lado. Surreal comprar outro litro para usar 12ml. O mecânico deixou muito tempo escorrendo, para retirar o máximo possível. A suspa está perfeita, como nova.

Responder