Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
nmatrai
Visitante
Visitante

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por nmatrai » 20 Ago 2012, 22:37

Beto Klein escreveu:leorocco,

Se a moto for 0km, ou seja, ainda não tiver criado a cerâmica, é só passar o óleo e será muito difícil de a cerâmica surgir, desde que seja aplicado regularmente.
Os testes na minha moto já completaram dois meses e nem
Eu ia perguntar justamente isso, se dá pra evitar isso de acontecer, pois na minha falecida YBR não demorou muito a aparecer... bom saber, valeu!!

FernandoMP
Visitante
Visitante

Tubo de Escape1 : É Possível Cromar?

Mensagem por FernandoMP » 19 Set 2012, 11:05

Olá pessoal,
Tenho visto várias Té250 novas com o Tubo de Escape1 bem enferrujados/marrons...provavelmente devido á alta temperatura em dias de chuva.

Gostaria de saber se é possível mandar cromar esta peça pois desconheço o material
que ela é feita.

Pelo catálogo de peças da Yamaha : Tubo de Escape1 (nro 53p-e4611-00)

Imagem

Abraço,
Fernando

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Tubo de Escape1 : É Possível Cromar?

Mensagem por Jotace » 19 Set 2012, 15:10

Sim, é possível cromar, no máximo 100,00.

Não dura tanto quanto o inox. Essa seria a melhor solução. Mas, a turma que trabalha com canos esportivos consegue moldar a curva, bastando boa vontade. Deve girar entre 300 e 500, dependendo do profissional e do freguês. :animado:

No ML tem pras tés antingas. Manda a pergunta se fazem pra Té 250, mais simples e deve ser bem mais barato (acabo de perguntar).

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... xt-600-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por kablack » 19 Set 2012, 19:00

Tópicos unificados.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Tubo de Escape1 : É Possível Cromar?

Mensagem por Jotace » 21 Set 2012, 22:55

Jotace escreveu:Sim, é possível cromar, no máximo 100,00.
Não dura tanto quanto o inox. Essa seria a melhor solução. Mas, a turma que trabalha com canos esportivos consegue moldar a curva, bastando boa vontade. Deve girar entre 300 e 500, dependendo do profissional e do freguês. :animado:
No ML tem pras tés antingas. Manda a pergunta se fazem pra Té 250, mais simples e deve ser bem mais barato (acabo de perguntar).http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... xt-600-_JM
Não demos sorte:

Boa tarde. Faz a curva da Té 250 (1cano)?

Resposta: boa noite, não temos para a 250.
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Alex Benatti
Visitante
Visitante

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por Alex Benatti » 22 Set 2012, 16:45

Beto Klein escreveu:Buenas gurizada. :thumbup:

Quem possui motos com as curvas de escape sem tratamento (cromo ou feitas em aço inox), sabe que rapidamente esta peça fica com um aspecto um tanto quanto "feio", parecendo ferrugem. Na realidade ela não enferruja, mas cria um tipo de "cerâmica" na parede do metal, devido a sujeira e a água que a roda dianteira faz respingar contra a curva do escape.
Pois eu acho que consegui a solução, não definitiva, mas que dura por um bom tempo. Quem me indicou fazer isso foi um mecânico da cc Y daqui da aldeia, ele disse que foi um" motoqueiro mais velho" que ensinou ele, após atender a moto do cara e notar que as curvas de escape estavam sem a tal ferrugem.

Bom, vamos aos "passos".
Vejam como estava a curva de escape da minha T250 antes do processo:

Imagem

Retire a proteção do escape, pegue uma lixa para ferro de n. 500 ou superior (quanto mais alto o n. da lixa, mas fina ela é). Lixe com água, de preferência com uma mangueira e sempre colocando água aonde está lixando.
Após, ligue a moto por alguns minutos para secar a água.
Deixe a curva de escape esfriar. Pegue uma estopa ou um pano, enxargue de óleo queimado ou até mesmo óleo novo, passe em toda a curva.
Faça isso com o metal frio, pois senão vai ter uma fumaça em sua cara.
Espere o óleo "ïnteragir" com o metal. Ligue a moto por uns minutos (bem provável que ainda fará uma fumaça), desligue-a, espere mais um pouco o metal esfriar e reaplique o óleo na curva.

Recoloque a proteção na curva, e pode rodar normalmente.

Fotos de como deixei a curva da minha moto, notem que lixei até tirar a tinta original, pois queria saber como ficaria o comportamento da ëxperiência" no metal com e sem tinta.

Imagem

Imagem

Quem for fazer isso, tome cuidado na hora de lixar, pois com uma lixa mais fina (tipo 1500 ou 2000) a chance de "furar"a tinta é muito menor, caso isso aconteça, terá que pintar a curva antes de aplicar o óleo.

Experiência testada e aprovada, pois fiz isso a 45 dias e a curva de escape continua igual, sem aquela aparência de enferrujada. Um amigo fez em uma XRE e tambem aprovou.
O cara que me ensinou, recomendou aplicar o óleo na curva sempre que trocarmos o óleo do motor, afim de manter o processo de proteção da curva.

:joinha:




Cara fiz quase igual, usei desengripante dei um banho na tubagem e usando uma esponja daquelas amarelas e verdes de cozinha. Esperei o oleo quase secar, liguei a moto e deixei esfumacear.
Repeti a operação mais uma vez e ficou zerado, sem mancha alguma!!

não usei lixa usei a esponjinha mesmo.

Abraço

Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por Jotace » 22 Set 2012, 19:13

Alex,

Posta fotos, pra ilustrar. :shock:
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

Avatar do usuário
Bruno.Ferrasso
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 303
Registrado em: 15 Jun 2012, 10:18
Cidade onde mora: Itajai-SC

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por Bruno.Ferrasso » 01 Nov 2012, 21:39

Eu passo cera na minha, demora um bom tempo pra "enferrujar" novamente.
Como mimo minha Tetê todo final de semana, a volta do escape está sempre com boa aparência.
Ex.: Honda CG 150/Honda Bros 150. Atual: Ténéré 250 AZUL !!
Futura: BMW F 800 GS LARANJA!!

Avatar do usuário
Fábio Tuze
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1334
Registrado em: 06 Dez 2012, 14:10
Cidade onde mora: Guapimirim/RJ

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por Fábio Tuze » 03 Jan 2013, 17:58

Então, encontrei esta fita no ML, deve ficar bem legal. Ainda mais que minha moto vai ser a preta.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -r2499-_JM o rolo de cinco metros sai por R$ 25,00 mais o frete.

Imagem

Imagem
Fábio Tuze
Vice-Presidente do Elfos Moto Clube - Guapimirim-RJ

Avatar do usuário
Gabriel_Tenere.OO
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 261
Registrado em: 05 Jul 2011, 23:38
Cidade onde mora: Boituva/SP

Re: Curva de escape enferrujada - melhore a aparência

Mensagem por Gabriel_Tenere.OO » 03 Jan 2013, 18:59

sera q se der banho zincado preto resolveria?
ou esse tratamento nao aguenta altas temperaturas?
acabamento fica legal. pelo menos em algumas peças que tem onde trabalho.

Responder