Ténéré 250 - Como regular o farol

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
dieles
Usuário
Usuário
Mensagens: 139
Registrado em: 25 Jan 2011, 10:47
Cidade onde mora: Manaus/AM
Localização: Manaus

Re: COMO REGULAR O FAROL DA TÉNÉRÉ

Mensagem por dieles » 03 Fev 2011, 12:37

Meu farol faz aquelas placas de trânsito com direções, que ficam na parte de cima de postes, ficarem perfeitamente visíveis a noite, mas o importante é que ele também ilumina o chão, e no fim das contas, isso que importa.

Tem que ser reclamado se ele não iluminar o chão, não se ele também iluminar alto.

E só pra acrescentar: vi casos de pessoas que por serem pesadas faziam a moto levantar a dianteira, e o farol acompanhava. Pelo menos essa era a impressão que elas tinham. Eu peso pouco, a título de informação.

Avatar do usuário
caruso
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 202
Registrado em: 26 Jan 2011, 18:32
Cidade onde mora: Niterói/RJ

Re: COMO REGULAR O FAROL DA TÉNÉRÉ

Mensagem por caruso » 03 Fev 2011, 12:51

dieles,
o farol baixo não pode ultrapassar a altura dos retrovisores dos automoveis, mesmo que esteja iluminando o chão também. Dessa forma você incomoda os veículos a sua frente como também os que vêm no sentido contrário em caso de mão dupla. Por isso deve-se reclamar na CC, sim, ou fazer a regulagem em casa como foi ensinado no post.
Eu mesmo deixo o farol da minha moto um pouco baixo até, pois assim posso andar com a patroa a noite sem ser xingado pelos outros veículos.
Cesar Caruso
TÉNÉRÉ 250 Branca

dieles
Usuário
Usuário
Mensagens: 139
Registrado em: 25 Jan 2011, 10:47
Cidade onde mora: Manaus/AM
Localização: Manaus

Re: COMO REGULAR O FAROL DA TÉNÉRÉ

Mensagem por dieles » 03 Fev 2011, 12:57

Obrigado pelo alerta, Caruso.

O farol da minha té e do meu amigo que também tem uma, mesmo sendo o baixo, fica na cara dos motoristas de carros como se eu estivesse dando luz alta. Como no trânsito de Manaus tem muita gente que usa luz alta por falta de educação, o pessoal não xinga nem nada, mas eu até dou uma piscadinha do farol alto pra pessoa ver que aquele ainda não é o meu farol alto.

Obrigado de novo.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: COMO REGULAR O FAROL DA TÉNÉRÉ

Mensagem por doug01n » 03 Fev 2011, 14:39

Vou fazer um teste depois com garupa, para ver quantas voltas de parafuso tenho que dar entre uma regulagem e outra.
Administrador

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: COMO REGULAR O FAROL DA TÉNÉRÉ

Mensagem por Kakko » 20 Fev 2011, 18:17

Rubinho escreveu:Acho que todas as T250 vem com farol regulado de fábrica para caçar macaco em árvore.

Regular é baba mesmo, mas tem que dar um rolé depois de cada ajuste até achar a posição ideal.

Exatamente :lol: qdo peguei a minha Té...os farois iluminavam o céu...rs

daí fui procurar no manual.... :lol: não tinha nada a respeito !!! :lol: é mole ??

daí fui observar e encontrei o tal parafuso para reg a altura...e por trás do conjunto olhando por baixo tem um parafuso cabeça sextavada 9mm... lado direito, e esse regula para as laterais. ;)
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: COMO REGULAR O FAROL DA TÉNÉRÉ

Mensagem por Helano » 20 Fev 2011, 18:21

Kakko

Seja bem vindo ao Ténéré Club irmão. Depois dê uma passadinha na sessão de apresentações pra gente te conhecer um pouco :thumbup:

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

mrbica
Visitante
Visitante

Re: COMO REGULAR O FAROL DA TÉNÉRÉ

Mensagem por mrbica » 25 Fev 2011, 11:51

doug01n escreveu:Vou fazer um teste depois com garupa, para ver quantas voltas de parafuso tenho que dar entre uma regulagem e outra.
Esta observação é muito importânte, quando fui na concessionário para decobrir com regular o farol, o Mecânico que é muito competente, pediu para eu montar na moto e então ele ajustou o farol, pois o peso do piloto faz diferênça e com garupa deve piorar um pouco mais.
Nesse ponto a Yamaha deveria copiar a FIAT, pois nos carros da deles desde o tempo do 147 já tinha uma alavanca no farol que muda a altura do facho, justamente para você poder baixa-lo quando o carro está carregado, sem mudar a regulagem.

abraço a todos

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: COMO REGULAR O FAROL DA TÉNÉRÉ

Mensagem por Kakko » 25 Fev 2011, 15:00

Esse é um sério problema, pois não conheço moto que tenha essa regulagem (grossa) para utilizar qdo houver garupa e carga extra. Salvo as mais antigas que era só soltar os parafusos laterais e inclinar o corpo refletor.

Porém na nossa pequena Ténéré não é tão dificil assim...uma chave phillips curta da pra fazer rapidamente.

Taí uma coisa que alguem poderia estudar e adaptar um dispositivo para esse fim :idea:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Leomar
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Fev 2011, 14:50
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: COMO REGULAR O FAROL DA TÉNÉRÉ

Mensagem por Leomar » 26 Fev 2011, 14:55

Buenas,

a minha eu peguei nesta semana e também veio iluminando o céu. Já regulei conforme demonstrado aqui no tópico.
Desmontei a lâmpada para descobrir o modelo (H7) e a boa notícia é que, além da borracha de vedação ser muito boa, há um soquete entre o plug e a lâmpada. Este soquete tem terminais de cobre, o que significa que não deveremos ter problemas com corrosão.
Talvez o ponto fraco seja o plug, mas ao contrário do que pensava, acho que não será necessário adaptar nada para cobrir o chicote..

Abraço!

Avatar do usuário
BobEsponja
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 84
Registrado em: 24 Jan 2011, 09:09
Cidade onde mora: Várzea Paulista / SP
Contato:

Re: COMO REGULAR O FAROL DA TÉNÉRÉ

Mensagem por BobEsponja » 12 Mar 2011, 22:58

Tá aí o nome da Concessionária que deveria perder o credenciamento Yamaha !!!

VIVA MOTOS
RUA DR. CAVALCANTI, 767
CENTRO
JUNDIAI - SP
CEP 13201-003

FONE: (011) 4607-2727 - FAX: 4607-2727
E-mail: yamahavivamotos@terra.com.br

Levei minha moto para fazer a revisão dos 5.000 km.

Do jeito que entrou, saiu... Farol desregulado, moto suja, pneu descalibrado.

Quando tentei pela primeira vez regular eu mesmo o farol, não encontrei o parafuso (ainda não tinha visto este tópico).

A alguns dias voltei na agencia e perguntei ao mecânico responsável, como se regula o farol da moto.

Vocês não vão acreditar no que eu ouvi !!! Minha esposa estava junto e é testemunha !!!

A Teneré 250 não tem regulagem de farol... Ele é fixo.
Pra abaixar o farol, tem que abaixar o suporte do painel, mais aí desalinha toda a frente !!


Simplesmente um absurdo !!!

Vou fazer questão de voltar na loja e falar direto com o proprietário...
Mecanico meia boca é pouco !!!
Bob Esponja
O Estradeiro Solitário.
www.osviloesmc.com.br

Responder