Acabei de instalar 2 escapamentos X-Race Azuis, um de cada lado. Modéstia à parte, além de ter ficado LINDA o ronco ficou grosso e bem mais agradável aos ouvidos, isso sem contar com a exclusividade - pelo menos aqui no Pará, claro!
Espero que com a idéia e fotos, outros amigos donos de XT1200Z se habilitem a implantar o duplo escapamento, afinal, uma 1200cc que se preze merece duas turbinas quando vista por trás, não!
Todo o trabalho para finalizar a colocação dos 2 escapes na XT1200Z me custou R$ 1.200,00. Os escapamentos X-RACE (para XT660) custou R$ 1.112,00 e o restante ficou para pequenas despezas como solda, ceguetas, o trabalho do soldador, etc. O conjunto vem com 2 escapes X-Race em alumínio e 2 conexões com tubos para XT660 que usei para fazer a adaptação na ST. Veja os detalhes abaixo:
Primeiro desmontei a ST, mais uma vez... e prendi os escapes nos suportes laterais para ter-se uma idéia da posição em que ficariam. Ao lado jaz o finado escapamento original, agora degolado...
Aqui o detalhe dos suportes em "C" feitos em chapa de aço 3mm. A dobra de cima do "C" fica apoiado sobre o chassi, de forma que o peso do escapamento propriamente dito, recai sobre a haste do chassi e não no parafuso de fixação apenas. Utilizei 2 parafusos de aço de 6mm com porcas autotravantes.
Meia um detalhe mostrando o suporte dos escapamentos. Foi necessário fazer 2 furos no chassi de alumínio da ST para fixar os suportes laterais. Não tinha na minha cidade, mas assim que puder, substituirei os parafusos por aço inóx.
A partir daí, faz-se um gabarito do trajeto do cano até os escapes a partir da saída original. Usei um arame de solda à oxigênio para isso. Uma vez os escapes posicionados, você vai entortando o arame e perfazendo o trajeto até a saída única original.
Depois de horas de trabalho dobrando, cortando e medindo canos, cheguei a este protótipo apenas pontiado com solda elétrica. Como mencionei na primeira foto, o escape original foi "degolado"... Eu teria muito dificuldade para construir um perfeito acoplamento do cano de escape manufaturado no bocal original único que sai do catalizador. Assim, preferi inutilizar a ponteira original e aproveitar o bocal com abraçadeira e tudo.
Aqui outra visão do cano de conexão completo antes da soldagem final à oxigênio para cobrir as falhas.
Depois da soldagem à oxigênio, antes da pintura.
Após a pintura com tinta spray preta de alta temperatura.
Este é um detalhe para equalizar a quantidade de gases nas duas saídas foi necessário soldar uma semi-obstrução no interior do cano menor. Isso porque, naturalmente sairia mais gases por ele que pelo outro de extensão maior. Obstruindo exatamente a metade do tubo menor, a quantidade ficou perfeitamente distribuída.
Aqui detalhes do suporte pintado de prata, parecendo uma extensão do chassi de alumínio. Note o parafuso 6mm sextavado e de aço inóx.
Imagens do cano completo, já colocado, visto por trás, sobre a roda traseira.
Abaixo, visões do trabalho finalizado em aproximadamente 12h!
Trabalho concluído.
Vejam como ficou a visão traseira da moto. Bonita e imponente, não?! Digna de uma 1200cc!!!
Vejam aqui a diferença entre uma XT1200Z toda original e a modificada.
Grande abraço a todos e postem seus comentários!
Heyder