Como não frequento lava jato, isso desde que um cabra meteu solupan em minha antiga tornado e a moto enferrujou toda, eu mesmo lavo. Pra resumir, lavar moto e muito chato, mas depois de um tempo ganhei agilidade e consigo limpar toda a moto parte por parte e cada detalhe sem levar mais que 3 horas, isso mesmo !
Sempre começo a lavar a moto por essa sequencia:
1)Retiro o plástico que fica por cima da corrente pra ter fácil acesso
2)Uso um borrifador com querosene, ou pode ser diesel,desses de posto de gasolina mesmo, vou borrifando na corrente e esfregando com uma escova de dentes, logo em seguida jogo um jato de água, giro a roda e repito o processo em cada parte da corrente. As vezes retiro a carenagem para acessar o pinhão e retirar toda graxa que fica ali, borrifo querosene e esfrego com a escova.
3) Com a parte mais suja da moto limpa, agora e hora de limpar a roda traseira, o processo e semelhante a corrente, mas primeiro limpo a roda com uma escova e sabão pra retirar o barro, depois disso ainda tem a graxa pela roda, borrifo metade da roda de baixo como querosene, depois vou passando um pano velho ou estopa, nisso a roda vai ficando limpinha, aproveito e limpo cada parte da roda acessível, a coroa e a parte de dentro da roda, giro a roda e repito todo o processo na outra parte. Essa etapa cansa, machuca os dedos e suja bem as mãos, se prefirir use uma luva, evite aquelas de cozinha, ela rasgam muito fácil.
4) Depois de limpar essas partes sigo para o motor, o ideal e usar uma escova com cerdas grandes, com isso o cabeçote do motor fica bem limpo, pois elas são bem dificeis de se acessar com esponja, primeiro e sempre melhor retirar o excesso de sujeira, esfregando todo o motor com a escova de cerdas, use sabão em pó mesmo, comprei aqueles shampoo de limpeza, nem espuma direito. Depois vá limpando as partes mais difíceis com a escova de dentes, é logico que voçê não vai passar aquela toda suja de graxa né !
5) Depois de limpar os dois lados do motor, parto pra roda dianteira, ela e bem simples de limpar e quase nunca está tão suja quanto a traseira, use o sabão em pó mesmo e qualquer resquício de graxa vá limpando com o pano umedecido com o querosene. Para quem usa o diesel, tome cuidado pra não deixar cair ou respingar na pastilha de freio, isso acaba com ela.
6) A parte mais fácil é limpar as carenagens, farol, bolha, banco, rabeta e todo o resto, nessa etapa uso uma esponja com sabão em pó diluído em agua, vou limpando parte por parte sem deixar o sabão ficar por muito tempo.
7) Para os mais detalhistas, limpar a parte de baixo da moto é interessante, ali acumula muito barro, uso uma escova com cabo longo e jogo um jato de agua bem forte.
8) Depois de tudo limpo, seco a moto com uma flanela e dou uma engraxada na corrente, pra isso vou secando com uma estopa ou pano cada parte da corrente, espalho a graxa grafitada pela parte enxuta e espalho com uma escova de dentes, repito o processo por toda a corrente e finalizo recolocando o protetor da corrente.
É isso, um processo cansativo, demorado e maltrata as mãos, mas vale muito a pena, pois cada detalhe da moto e periciado, partes com defeito já são observadas e podem ser consertadas. Costumo limpar minha moto todo o sábado, com isso a limpeza fica fácil, a moto não acumula muita sujeira, e com certeza fica bem mais vistosa.