COMO LAVAR SUA MOTOCICLETA

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: COMO LAVAR SUA MOTOCICLETA

Mensagem por Helano » 05 Fev 2011, 20:29

Acho que é + - esse preço mesmo, porém ele dura muuuuuuitooo

Na bolha sim, no farol preferi não arriscar... sei lá, como o farol esquenta pode dar alguma zica..
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Jacob
Visitante
Visitante

Dicas para lavar sua moto

Mensagem por Jacob » 21 Mar 2011, 20:10

Como não frequento lava jato, isso desde que um cabra meteu solupan em minha antiga tornado e a moto enferrujou toda, eu mesmo lavo. Pra resumir, lavar moto e muito chato, mas depois de um tempo ganhei agilidade e consigo limpar toda a moto parte por parte e cada detalhe sem levar mais que 3 horas, isso mesmo ! :crazy: :crazy:

Sempre começo a lavar a moto por essa sequencia:

1)Retiro o plástico que fica por cima da corrente pra ter fácil acesso
2)Uso um borrifador com querosene, ou pode ser diesel,desses de posto de gasolina mesmo, vou borrifando na corrente e esfregando com uma escova de dentes, logo em seguida jogo um jato de água, giro a roda e repito o processo em cada parte da corrente. As vezes retiro a carenagem para acessar o pinhão e retirar toda graxa que fica ali, borrifo querosene e esfrego com a escova.
3) Com a parte mais suja da moto limpa, agora e hora de limpar a roda traseira, o processo e semelhante a corrente, mas primeiro limpo a roda com uma escova e sabão pra retirar o barro, depois disso ainda tem a graxa pela roda, borrifo metade da roda de baixo como querosene, depois vou passando um pano velho ou estopa, nisso a roda vai ficando limpinha, aproveito e limpo cada parte da roda acessível, a coroa e a parte de dentro da roda, giro a roda e repito todo o processo na outra parte. Essa etapa cansa, machuca os dedos e suja bem as mãos, se prefirir use uma luva, evite aquelas de cozinha, ela rasgam muito fácil.
4) Depois de limpar essas partes sigo para o motor, o ideal e usar uma escova com cerdas grandes, com isso o cabeçote do motor fica bem limpo, pois elas são bem dificeis de se acessar com esponja, primeiro e sempre melhor retirar o excesso de sujeira, esfregando todo o motor com a escova de cerdas, use sabão em pó mesmo, comprei aqueles shampoo de limpeza, nem espuma direito. Depois vá limpando as partes mais difíceis com a escova de dentes, é logico que voçê não vai passar aquela toda suja de graxa né !
5) Depois de limpar os dois lados do motor, parto pra roda dianteira, ela e bem simples de limpar e quase nunca está tão suja quanto a traseira, use o sabão em pó mesmo e qualquer resquício de graxa vá limpando com o pano umedecido com o querosene. Para quem usa o diesel, tome cuidado pra não deixar cair ou respingar na pastilha de freio, isso acaba com ela.
6) A parte mais fácil é limpar as carenagens, farol, bolha, banco, rabeta e todo o resto, nessa etapa uso uma esponja com sabão em pó diluído em agua, vou limpando parte por parte sem deixar o sabão ficar por muito tempo.
7) Para os mais detalhistas, limpar a parte de baixo da moto é interessante, ali acumula muito barro, uso uma escova com cabo longo e jogo um jato de agua bem forte.
8) Depois de tudo limpo, seco a moto com uma flanela e dou uma engraxada na corrente, pra isso vou secando com uma estopa ou pano cada parte da corrente, espalho a graxa grafitada pela parte enxuta e espalho com uma escova de dentes, repito o processo por toda a corrente e finalizo recolocando o protetor da corrente.

É isso, um processo cansativo, demorado e maltrata as mãos, mas vale muito a pena, pois cada detalhe da moto e periciado, partes com defeito já são observadas e podem ser consertadas. Costumo limpar minha moto todo o sábado, com isso a limpeza fica fácil, a moto não acumula muita sujeira, e com certeza fica bem mais vistosa.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: COMO LAVAR SUA MOTOCICLETA

Mensagem por Helano » 21 Mar 2011, 20:14

Jacob

Valeu pela contribuição cara. Juntei tudo aqui, blz?

Abraço

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

HoonX
Visitante
Visitante

Re: COMO LAVAR SUA MOTOCICLETA

Mensagem por HoonX » 21 Mar 2011, 21:05

Ô Jacob,

O sabão em pó, mesmo que venha escrito Neutro, ele é ligeramente básico (pH aprox. = 8). Não é recomendado para superfícies de ametais (como borracha).

Ainda prefiro usar o detergente de louça neutro (aquele transparente). Lembro que na escola primária já usei um indicador ácido-base sobre ele, e realmente é neutro. Também gosto de pegar um copo de sabão neutro profissional (meu pai é vendedor de produtos de limpeza :D ). Não faz espuma = rende mais.

Avatar do usuário
BobEsponja
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 84
Registrado em: 24 Jan 2011, 09:09
Cidade onde mora: Várzea Paulista / SP
Contato:

Lavando a moto sem manchar

Mensagem por BobEsponja » 02 Abr 2011, 02:52

Moçada,

já andei lendo em algum lugar por aqui sobre dicas para lavar a moto.

Vou compartilhar com voces o que tenho feito desde que comprei a minha moto e está dando super certo !!!

Compro sempre 1 frasco de veja de laranja ou limão (o azul é muito forte).

0- Lavo a correte com um pincel com querosene, para remover toda graxa e oleo.
1- Lavo a moto inteira com a lavadora de pressão Karcher para tirar a sugeira mais grossa.
2- Coloco metade do frasco de Veja em um esborrifador manual.
3- Jogo Veja na moto toda (banco, painel, tanque, motor, pneus, aros, corrente,etc).
4- Deixo agir por 10 minutos (A sugeira simplesmente escorre pro chão com a agua).
5- Dou outro banho com a lavadora, removendo toda a sugeira restante...
6- Coloco o resto do Veja em um balde e lavo a moto com uma luva propria (tanque, painel, rodas, motor,etc menos corrente)
7- Lavo a moto novamente.

Não mancha nada e limpa bastante.

Solupan, nem pensar... Não deixo lavar minha moto nem na concessionária...
Bob Esponja
O Estradeiro Solitário.
www.osviloesmc.com.br

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: COMO LAVAR SUA MOTOCICLETA

Mensagem por Helano » 02 Abr 2011, 09:58

BobEsponja

Novamente peço que você use a pesquisa antes de postar em qualquer lugar. Conto com a sua colaboração para mantermos isto aqui organizado.

Unifiquei os tópicos ok?
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
BobEsponja
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 84
Registrado em: 24 Jan 2011, 09:09
Cidade onde mora: Várzea Paulista / SP
Contato:

Re: COMO LAVAR SUA MOTOCICLETA

Mensagem por BobEsponja » 03 Abr 2011, 11:40

Não entendi... postei em lugar errado o texto sobre lavar a moto ?
Editado pela última vez por Helano em 03 Abr 2011, 14:17, em um total de 1 vez.
Razão: Retirada a citação.
Bob Esponja
O Estradeiro Solitário.
www.osviloesmc.com.br

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: COMO LAVAR SUA MOTOCICLETA

Mensagem por Helano » 03 Abr 2011, 14:20

Bob,

Postou sim, já existia o tópico e você abriu um novo. Por isso peço para pesquisar antes de abrir um novo tópico.

Peço também atenção ao tópico abaixo. Não precisa usar o "citar" para responder uma mensagem logo acima da sua, ok? --> viewtopic.php?f=3&t=350" onclick="window.open(this.href);return false;

Conto com a sua colaboração para nos ajudar a deixar o fórum enxuto e organizado.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

COMO, ONDE, VOCE LAVA, LIMPA SUA MOTO ?

Mensagem por Kakko » 25 Ago 2011, 13:02

Taí uma coisa que muitas vezes não conseguimos fazer do nosso jeito, por vários motivos...ou falta tempo...ou não tem onde fazer.....etc...

Aí levamos em algum lugar...ou esperamos ou deixamos lá pra fazer a limpeza.

Que produtos usaram ? Lavaram bem ? Estragaram alguma coisa ? é duro né.... :pdavida:

Sugestões onde levar......como fazer para limpar de acordo.... o que usar quando a moto está muito suja de óleo...gordura....terra....etc....
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Luiz A. Deltreggia
Participativo
Participativo
Mensagens: 358
Registrado em: 01 Mai 2011, 23:35
Cidade onde mora: Piracicaba - SP

Re: COMO, ONDE, VOCE LAVA, LIMPA SUA MOTO ?

Mensagem por Luiz A. Deltreggia » 25 Ago 2011, 13:07

Nunca mandei minhas motos ou carros para lavar. Já vi muitos lavadores "assassinando" os veículos.
Faço tudo em casa. Se não ficar bom na primeira lavada, lavo duas e até três vezes.
Preciso estar com certeza que o serviço foi feito direito. E em mim eu preciso confiar.
Quando tenho alguma dúvida, então faço um milhão de perguntas. Preciso acertar às vezes.

Responder