Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Aqui ficarão dicas enviadas pelos membros do fórum sobre como instalar ou consertar alguma coisa na moto, executando você mesmo o serviço.
OBS: não nos responsabilizamos por nada, é tudo por sua conta e risco, ok?
Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Ténéré 250 - Como limpar o filtro de ar

Mensagem por Helano » 26 Fev 2011, 17:45

COMO LIMPAR O FILTRO DE AR

Olá galera,

Segue aí um passo a passo, para você fazer a manutenção do filtro de ar da motoca. Neste caso foi o da Ténéré 250, mas imagino que em outras motos não seja muito diferente. Pretendo fazer este serviço a cada 2500km, que é a quilometragem que a minha Terezinha está agora.
Imagem
Material necessário:
- flanela
- detergente neutro de boa qualidade
- um pouco de óleo de motor (yamalube) novo
- uma chave philips grande
- uma chave allen (a do kit da moto serve perfeitamente)
Imagem
Primeira coisa a se fazer é tirar a tampa lateral do lado direito da moto, utilizando a chave allen. Depois de soltar o parafuso, tire ela com cuidado, pois tem mais duas presilhas, daquelas de borracha.
Imagem

Depois você vai retirar os quatro parafusos da tampa da caixa de ar com a chave philips
Imagem
Feito isso é só puxar o filtro de ar através do suporte plástico onde ele fica. Tire devagar e com cuidado para não estragar o filtro, pois ele é feito de uma espuma meio delicada. Olha o estado que o meu já estava com apenas 2500km. Limpinho hein?
Imagem
Olha aí o filtro antes da limpeza
Imagem
Imagem
Caixa de ar sem o filtro.
Imagem
Importante: não ligue a moto de jeito nenhum sem o filtro, ok?

Agora você vai colocar o filtro debaixo de muita água, tacar detergente neutro nele e ir esfregando levemente com a ponta dos dedos até fazer muita espuma, dos dois lados. Enxague e repita o processo. Um detalhe importante, NÃO TORÇA O FILTRO, apenas vá apertando-o levemente. Repita isto várias vezes até ele ficar bem limpo e enxague até não ficar mais nenhuma espuma e detergente.

Coloque o filtro para secar em um local limpo e na sombra.

Olha aí como ele ficou depois de limpo.
Imagem
Imagem
Depois que o filtro estiver totalmente seco, você vai agora umedecer ele com o Yamalube. Eu disse UMEDECER eu não disse encharcar, ok? Basta um leve filete de óleo em toda a superfície do filtro, dos dois lados, depois você espalha com os dedos, deixando todo o filtro úmido. Ao final esprema levemente para tirar o excesso de óleo.

Monte-o novamente no suporte plástico, prestando atenção na posição, no lado e prendendo ele na travinha plástica. Se não lembrar, é só olhar as fotinhas aí em cima que dá pra saber a posição correta.

Pronto, agora é só colocar o filtro de volta na caixa de ar, obviamente na mesma posição que estava antes (veja as fotos lá em cima), colocar a tampa, apertar os parafusos (não precisa brutalidade no aperto), colocar a tampa lateral, encaixá-la nas presilhas de borracha, botar o parafuso e já era!

Acabou? Não!!

O filtro de ar é um elemento tão importante para o motor, que só pelo fato dele estar mais limpo, a rotação da marcha lenta já fica alterada. Ligue a moto, espere ela aquecer e ficar na rotação normal de marcha lenta e verifique se está ok. No caso da minha, estava assim;
Imagem
A rotação recomendada pelo fabricante é de 1300 a 1500 rpm. Sugiro você fazer a regulagem com o farol aceso, assim você fará o ajuste na situação real de funcionamento da moto. Para ajustar, basta girar levemente este parafuso;
Imagem
Após o ajuste, ficou assim;
Imagem
Pronto, agora sim tá zero bala de novo!!

Espero que eu tenha ajudado.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: COMO LIMPAR O FILTRO DE AR

Mensagem por PedroPersonal » 26 Fev 2011, 17:59

Excelente tutorial, amanhã vou dar uma geral no meu...
:clap: :clap:
abraços

Daniel Wiesel
Visitante
Visitante

Re: COMO LIMPAR O FILTRO DE AR

Mensagem por Daniel Wiesel » 28 Fev 2011, 00:31

Por estar com 2500 km ate q ja tinha um bronzeado legal o filtro ,sempre que troco o oleo faço questão de limpar o filtro.

Leomar
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Fev 2011, 14:50
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: COMO LIMPAR O FILTRO DE AR

Mensagem por Leomar » 01 Mar 2011, 13:01

Buenas,

o manual recomenda lavar com querosene.
O da Fazer, que é igual, eu sempre lavei com gasolina. A gasolina ou querosene dissolve o óleo junto com a poeira do filtro e tem a vantagem de evaporar depois (o que sobrar).
Executando o procedimento a cada 5000km ainda estava com o filtro original em excelente estado quando vendi a moto (38000km).

Abraço!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: COMO LIMPAR O FILTRO DE AR

Mensagem por Helano » 01 Mar 2011, 15:57

Leomar,

De fato o manual fala em limpar o filtro com querosene. Eu optei pelo detergente NEUTRO por ser menos agressivo e proporcionar uma boa limpeza também.

Agora, quanto á gasolina. JAMAIS limpe usando ela, pois esta sim estraga a espuma do filtro.

É bom lembrar que o manual recomenda a troca do filtro com 10 mil km.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

V.R.G
Visitante
Visitante

Re: COMO LIMPAR O FILTRO DE AR

Mensagem por V.R.G » 09 Mar 2011, 11:06

Bem detalhado.

Valeu Helano

Eduardo
Visitante
Visitante

Re: COMO LIMPAR O FILTRO DE AR

Mensagem por Eduardo » 13 Mar 2011, 09:18

Parabéns Heleno, bem explicativo.

Abraço

Eduardo

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: COMO LIMPAR O FILTRO DE AR

Mensagem por Kakko » 31 Mar 2011, 09:10

:palmas: Helano...excelente !!!

Apenas incrementando : :!: Não utilizem solventes tipo gasolina, tiner, varsol, etc.... pois vai

desmanchar a espuma com o tempo, e os resíduos podem ir para o TBI ( corpo ex-carburador )

resultando em possíveis entupimentos e resíduos para dentro da câmara de cobustão.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

laertecms
Visitante
Visitante

Re: COMO LIMPAR O FILTRO DE AR

Mensagem por laertecms » 11 Abr 2011, 10:00

Boa, mas qual diferença faz a umidificação do filtro com óleo? qual a função disto?
Valeu, helano.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: COMO LIMPAR O FILTRO DE AR

Mensagem por Helano » 11 Abr 2011, 10:37

laertecms

Antes, peço que atualize o teu perfil, informações aqui --> viewtopic.php?f=3&t=376" onclick="window.open(this.href);return false;

Sobre o filtro, a função do óleo é reter as micro-partículas de sujeira na espuma. A espuma sozinha (seca) não conseguiria fazer isto com a mesma eficácia.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Responder