Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Pode regular sozinho sem problemas, na minha Teneré 2016 fiz em menos de 5 minutos, e na minha ja veio a chave junto com o kit de ferramentas. No kit vem um tubo com uma extremidade achatada, deve só encaixar ele na chave para ficar maior e fazer menos força. Na minha não precisei tirar nenhuma peça, foi encaixar a chave na ranhura e girar.
Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Não é so girar a mola? precisa mexer na tal contra porca?, no manual nao fala nada dela, vou conferir nele novamente
Ryan Alvarenga -- PrOokas
Tenere 250 12/13 Azul
Fazer 250 12/13 Preta
Yes 125 Preta
Tenere 250 12/13 Azul
Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Girar só a mola não vai mexer a porca.
Se não soltar a contra porca não vai mexer a regulagem, ela serve pra travar a altura.
Se não soltar a contra porca não vai mexer a regulagem, ela serve pra travar a altura.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
-
- Novato-
- Mensagens: 3
- Registrado em: 17 Out 2015, 14:30
- Cidade onde mora: Porto Velho/RO
Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Segui o manual, só usei a ferramenta que vem com a moto e uma pequena barra que também vem junto. encaixei, girei, e pronto.
O detalhe é que a peça parece feita para girar só em um sentido, anti-horário, apertando a mola. Aí se quiser folgar, é só girar até o fim, que depois do último dente, ele cai de novo no primeiro.
As peças estando limpas, achei bem fácil.
O detalhe é que a peça parece feita para girar só em um sentido, anti-horário, apertando a mola. Aí se quiser folgar, é só girar até o fim, que depois do último dente, ele cai de novo no primeiro.
As peças estando limpas, achei bem fácil.
Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Isso é nas novas, até 2015 era diferente.jonatas_os escreveu:Segui o manual, só usei a ferramenta que vem com a moto e uma pequena barra que também vem junto. encaixei, girei, e pronto.
O detalhe é que a peça parece feita para girar só em um sentido, anti-horário, apertando a mola. Aí se quiser folgar, é só girar até o fim, que depois do último dente, ele cai de novo no primeiro.
As peças estando limpas, achei bem fácil.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
- Felipe_Pinto
- Novato-
- Mensagens: 4
- Registrado em: 06 Set 2016, 09:53
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
RAlves escreveu:Isso é nas novas, até 2015 era diferente.jonatas_os escreveu:Segui o manual, só usei a ferramenta que vem com a moto e uma pequena barra que também vem junto. encaixei, girei, e pronto.
O detalhe é que a peça parece feita para girar só em um sentido, anti-horário, apertando a mola. Aí se quiser folgar, é só girar até o fim, que depois do último dente, ele cai de novo no primeiro.
As peças estando limpas, achei bem fácil.
Realmente já apertei e afrouxei o ajuste da pré-carga da mola umas 3x na minha modelo 2016 que já vem com a ferramenta no kit e não levei mais do que 5 min para fazê-lo sem nem retirar a borracha de proteção de sujeira. No nosso modelo não existe a contraporca. Quanto a girar somente em um sentido, não aconselho. Girando no sentido horário você realmente encontrará maiores dificuldades porque você estará "escalando" os dentes; mas é a orientação do manual e o segui em todas as vezes.
Abraços,
Felipe - T250 16/16 (Marrom)
-
- Usuário+
- Mensagens: 152
- Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
- Cidade onde mora: Goiânia/GO
- Localização: Goiânia-GO
Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Hoje aconteceu uma coisa comigo que talvez interesse alguns dos senhores
Deixei a Ténéré para uma revisão geral. Os caras mudaram o lado de uma peça que conecta o amortecedor, a balança e aquele link da balança. Isso levantou a traseira dela consideravelmente. Eu percebi na hora que peguei a moto que estava muito mais alta, então logo verificaram que tinham colocado a peça na posição errada. Eu acho que inverter a posição dessa peça não prejudica a mecânica da moto, mas ainda não sei dizer se gostei ou não, vou andar assim mais um pouco. Imagino que deve afetar a dirigibilidade dela nas curvas. Eu sou leve, andando só não abaixa muito a suspensão, mas alguns podem gostar.
Eles disseram que se eu quiser eles voltam ao normal rapidão, pois a peça é de fácil acesso e nem precisa mexer na balança.
No catálogo de peças, o nome é BRAÇO CONECTOR TRASEIRO, Código 4B4-F217A-00. Pelo que eu vi é fácil de mexer.
Deixei a Ténéré para uma revisão geral. Os caras mudaram o lado de uma peça que conecta o amortecedor, a balança e aquele link da balança. Isso levantou a traseira dela consideravelmente. Eu percebi na hora que peguei a moto que estava muito mais alta, então logo verificaram que tinham colocado a peça na posição errada. Eu acho que inverter a posição dessa peça não prejudica a mecânica da moto, mas ainda não sei dizer se gostei ou não, vou andar assim mais um pouco. Imagino que deve afetar a dirigibilidade dela nas curvas. Eu sou leve, andando só não abaixa muito a suspensão, mas alguns podem gostar.
Eles disseram que se eu quiser eles voltam ao normal rapidão, pois a peça é de fácil acesso e nem precisa mexer na balança.
No catálogo de peças, o nome é BRAÇO CONECTOR TRASEIRO, Código 4B4-F217A-00. Pelo que eu vi é fácil de mexer.
Claudio Regis
_________________
Tenere 2013
Verys 2011
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006
_________________
Tenere 2013
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006
- Radames Aragon
- Administrador
- Mensagens: 2932
- Registrado em: 03 Jun 2013, 09:44
- Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
- Localização: São Cristóvão
Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Sim, essa inversão já é conhecida. Embora ela "alonga" a suspensão deixando aparentemente mais macia, a traseira fica alta demais no repouso e pode alguma hora tombar sobre o pezinho se estiver em terreno irregular. Também deixa um pouco mais instável andando sobre terreno irregular - eu experimentei o efeito certa vez pelo mesmo erro do mecânico.
-
- Usuário+
- Mensagens: 152
- Registrado em: 15 Jun 2016, 14:49
- Cidade onde mora: Goiânia/GO
- Localização: Goiânia-GO
Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
Eu não gostei do resultado, andei 2 dias com a moto assim e voltei na oficina para consertarem. Eu sou leve (70kg) e ando sempre sozinho, então a moto não abaixa a traseira. Na verdade eu senti até que ela jogou meu corpo para frente colocando carga sobre meus braços, o que cansava um pouco.
Mas eu acho que uma pessoa mais pesada (100kg +/-) ou que ande muito com garupa vai gostar dessa modificação.
Mas eu acho que uma pessoa mais pesada (100kg +/-) ou que ande muito com garupa vai gostar dessa modificação.
Claudio Regis
_________________
Tenere 2013
Verys 2011
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006
_________________
Tenere 2013
Tenere 2011
CB 300R 2009
Bros 2006
Re: Ténéré 250 - Regulando o amortecedor traseiro em casa
claudiorsp escreveu:Eu não gostei do resultado, andei 2 dias com a moto assim e voltei na oficina para consertarem. Eu sou leve (70kg) e ando sempre sozinho, então a moto não abaixa a traseira. Na verdade eu senti até que ela jogou meu corpo para frente colocando carga sobre meus braços, o que cansava um pouco.
Mas eu acho que uma pessoa mais pesada (100kg +/-) ou que ande muito com garupa vai gostar dessa modificação.
Não fica bom pois a suspensão fica MUITO macia, a ponto de dar fim de curso em qualquer lombada.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;