Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR 250c
Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR 250c
Fala pessoal!
Tive o desprazer de ouvir meu motor bater biela com 68.000 km, e ao levar em diversos lugares para orçamento, tive, por razões de preço e confiança, a decisão de desmontar e fazer o motor eu mesmo.
Primeiramente, um vídeo com o motor apresentando o problema:
http://www.youtube.com/watch?v=5eb3Hxq0TfQ" onclick="window.open(this.href);return false;
Desmontagem:
Peças lavadas:
Biela corrída - Causa do barulho!!!
Depois de 2 dias de serviço, um para desmontagem e outro para limpeza e separação das peças, enviei o bloco para retífica para remover o virabrequim e instalar a biela e rolamentos novos:
Com o bloco de volta, começou a montagem!
Como o motor estava muito manchado, resolvi pintá-lo. A tinta usada foi Preto Fosco Vinílico da marca Maxrubber:
Durante a montagem, que levei 10 dias bem tranquilamente, estudei bem o câmbio para ter certeza que não montaria nada errado. Fiz este pequeno vídeo explicando:
http://www.youtube.com/watch?v=gevibFKuAWI" onclick="window.open(this.href);return false;
Toas as ferramentas:
E terminada a montagem, fiz a instalação na moto:
E para finalizar, um vídeo da primeira partida, mostrando a normalidade do motor novamente!
http://www.youtube.com/watch?v=UDhfkO1A9zk" onclick="window.open(this.href);return false;
Espero que ajude e encoraje os amigos á mexerem em suas motos!
abs!
Tive o desprazer de ouvir meu motor bater biela com 68.000 km, e ao levar em diversos lugares para orçamento, tive, por razões de preço e confiança, a decisão de desmontar e fazer o motor eu mesmo.
Primeiramente, um vídeo com o motor apresentando o problema:
http://www.youtube.com/watch?v=5eb3Hxq0TfQ" onclick="window.open(this.href);return false;
Desmontagem:
Peças lavadas:
Biela corrída - Causa do barulho!!!
Depois de 2 dias de serviço, um para desmontagem e outro para limpeza e separação das peças, enviei o bloco para retífica para remover o virabrequim e instalar a biela e rolamentos novos:
Com o bloco de volta, começou a montagem!
Como o motor estava muito manchado, resolvi pintá-lo. A tinta usada foi Preto Fosco Vinílico da marca Maxrubber:
Durante a montagem, que levei 10 dias bem tranquilamente, estudei bem o câmbio para ter certeza que não montaria nada errado. Fiz este pequeno vídeo explicando:
http://www.youtube.com/watch?v=gevibFKuAWI" onclick="window.open(this.href);return false;
Toas as ferramentas:
E terminada a montagem, fiz a instalação na moto:
E para finalizar, um vídeo da primeira partida, mostrando a normalidade do motor novamente!
http://www.youtube.com/watch?v=UDhfkO1A9zk" onclick="window.open(this.href);return false;
Espero que ajude e encoraje os amigos á mexerem em suas motos!
abs!
Editado pela última vez por allex2000 em 07 Abr 2015, 18:58, em um total de 6 vezes.
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!
Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR
Coragem e conhecimento hein conterrâneo!
Parabéns!!
Depois vejo com mais calma..
Parabéns!!
Depois vejo com mais calma..
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR
Trabalho irretocável!
O grande segredo desse trabalho é o alinhamento da biela, por isso, a necessidade de se fazer com equipamentos e ferramentas especiais (retífica).
Com relação a marca TXK, é realmente confiável? Vejo o pessoal falar bem mas não sei ao certo.
Parabéns.
O grande segredo desse trabalho é o alinhamento da biela, por isso, a necessidade de se fazer com equipamentos e ferramentas especiais (retífica).
Com relação a marca TXK, é realmente confiável? Vejo o pessoal falar bem mas não sei ao certo.
Parabéns.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
- CORTELLINE
- Participativo
- Mensagens: 363
- Registrado em: 21 Nov 2012, 12:27
- Cidade onde mora: São Paulo/SP
- Localização: São Paulo/SP
Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR
parabéns pelo trabalho... Mas como estavam as outras peças do motor: Pistão, camisa, válvulas... Duram muito ainda ou apresentam sinais significativos de desgaste? E as engrenagens do cambio? Algum sinal de desgaste importante???
Yamaha Ténéré 250 azul (2012-2014)
Suzuki Burgman i125 preta (2011 até 2012)
Suzuki Burgman i125 preta (2011 até 2012)
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR
Com 68.000 se bem tratadas, as outras peças não deveriam apresentar desgaste importante.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR
Valeu pessoal!!
A marca TXK foi a mais indicada por todos os que conversei, desde os mecânicos da Yamaha até o dono da retífica.
Esqueci de mencionar que aproveitei a abertura do bloco e troquei todos os rolamentos pelos originais NSK, porém especiais C3 (com uma folga maior).
Além disso, troquei tbm o jogo de anéis, marca Metal Leve, troquei os rolamentos de comando e os retentores de válvula no cabeçote.
Em suma, fiz quase todo o motor...hehehe
O restante de todas as engrenagens e peças estavam em excelente estado, na verdade a única peça ruim era mesmo a biela!!
A marca TXK foi a mais indicada por todos os que conversei, desde os mecânicos da Yamaha até o dono da retífica.
Esqueci de mencionar que aproveitei a abertura do bloco e troquei todos os rolamentos pelos originais NSK, porém especiais C3 (com uma folga maior).
Além disso, troquei tbm o jogo de anéis, marca Metal Leve, troquei os rolamentos de comando e os retentores de válvula no cabeçote.
Em suma, fiz quase todo o motor...hehehe
O restante de todas as engrenagens e peças estavam em excelente estado, na verdade a única peça ruim era mesmo a biela!!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR
Tens motor pra no mínimo mais 68.000 km, rs.
Faz tempo que uma montadora não tem um projeto tão robusto e capaz de motor como esse.
Faz tempo que uma montadora não tem um projeto tão robusto e capaz de motor como esse.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR
Eu espero mais!!! kkkk
Peguei a moto com 38000 km, não sei como foi a vida dela antes disso, então tenho a hipótese que pode ter sido mal tratada, ou caí numa falha mecânica inesperada mesmo....bom, eu to tratando ela agora como uma dama, espero que me retribua!!
Peguei a moto com 38000 km, não sei como foi a vida dela antes disso, então tenho a hipótese que pode ter sido mal tratada, ou caí numa falha mecânica inesperada mesmo....bom, eu to tratando ela agora como uma dama, espero que me retribua!!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!
- diegonunes
- Mestre+
- Mensagens: 1623
- Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
- Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE
Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR
Curiosidade: Qual o intuito de utilizar rolamentos com maior folga?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^
Re: Fazendo o motor da moto por completo - Fazer/Lander/TNR
Esse assunto explorei muito com o mecanico da retífica e da casa de rolamentos. Em suma, com essa pequena folga ele trabalha melhor em regimes de extremo calor, pois há um distanciamento milionésimo a mais das esferas em relação á pista do rolamento.
Em motos de maior giro, 4cc por exemplo, utilizam rolamentos com folgas ainda maiores, do tipo C4. Eu não quis ir tão longe, e tbm pelo preço a mais, e fiquei no C3 mesmo.
Em motos de maior giro, 4cc por exemplo, utilizam rolamentos com folgas ainda maiores, do tipo C4. Eu não quis ir tão longe, e tbm pelo preço a mais, e fiquei no C3 mesmo.
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!