Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Mensagem por ghamauricio » 19 Jan 2012, 10:27

Mas o Doug, qual é a sua opinião sobre aquele defletor de acrílico afinal?
Eu comprei uns suportes do MRA Vario e queria saber o que esperar de um defletor daquele estilo, até pra tentar comprar uma chapa de policarbonato e tentar projetar um defletor.

Abraço!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Mensagem por doug01n » 20 Jan 2012, 10:40

Andei 2 semanas sem o defletor. Sem o defletor, barulho no capacete parece diminuir, já a turbulência no capacete aumenta. O defletor da forma que estou usando elimina aquele "chacoalho" do capacete contra o vento. Quando pegamos um vento contra, dependendo do capacete, a tendência é que ele fique o tempo todo desviando de trajetória, fazendo com que a gente tenha que toda hora fazer força com o pescoço para manter a cabeça no mesmo lugar. Com o defletor, isso não acontece.

Mas gostaria de testar um modelo que seja mais próximo da teoria, maximizando a formação de um "cortina de vento" que proteja o capacete do piloto integralmente.

Se eu tivesse acesso a um túnel de vento nessas horas... rsrsrsrs
Administrador

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Mensagem por ghamauricio » 22 Jan 2012, 23:43

Cara se você quer um defletor que jogue o ar pra cima e faça o vento contornar a cabeça do camarada, saiba que mágica você não vai ter. Ou você pega uma bolha maior, ou você usa um MRA Vario como o suporte que comprei pra eliminar a turbulência e ter um fluxo laminar no capacete...

Abraço!

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Mensagem por doug01n » 23 Jan 2012, 10:53

Não estou atrás de mágica, estou atrás de algo que tenha o resultado semelhante a este da Vario, mas gostaria de eu mesmo desenvolver se possível... Coisa de gente que gosta de fuçar, sabe? rsrs

Testou estes suportes? tem fotos da moto com ele instalado? Qto e onde comprou? (neeeem estou curioso, imagina.)
Administrador

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Mensagem por ghamauricio » 23 Jan 2012, 11:26

Não Doug, a mágica que à qual me referi foi usar um suporte para "projetar" o vento mais alto que o capacete. Isso é querer demais!
O defletor funciona como um spoiler, que reduz o fluxo turbulento e reconstrói um fluxo laminar, de maneira que o vento passa pelo capacete SIM, mas pelo menos não incomoda tanto.

Note na imagem como o fluxo "faz curva e fica circulando" e a partir de uma certa posição do defletor, ele volta a fluir sem turbulência:
Imagem

Comprei no eBay, está vindo lá da Letônia e deve levar uns 30 dias no total. Já tem umas duas semanas que comprei.

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Mensagem por Fender » 27 Jan 2012, 20:15

doug01n, esse cara fez uns defletores para a V-Strom dele, que achei até fácil de fazer e segundo ele acabou com a turbulência e barulho no capacete.

https://plus.google.com/photos/11527380 ... r7qTj_L2Bw" onclick="window.open(this.href);return false;

https://plus.google.com/photos/11527380 ... 6155466641" onclick="window.open(this.href);return false;
Imagem

Trilha
Visitante
Visitante

Re: Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Mensagem por Trilha » 08 Fev 2012, 21:24

Preparei minhe Te 250, para uma viagem de 10 mil km, e coloquei a bolha e o defletor da motovisor, ficou muito bom, so que o suporte da bolha na suportou a pressao. O suporte quebrou na solda com 2 mil km, sugiro reforçar a solda do suporte pois é muito fraquinho, a solda original deixa a desejar.

LC.Leonardo
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Jul 2014, 13:55
Cidade onde mora: São Paulo-SP

Re: Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Mensagem por LC.Leonardo » 23 Out 2014, 14:29

O DEFLETOR É ÚTIL? - sim, os defletores são bastante úteis, eles oferecem o algo mais que falta a sua bolha, a proposta de todo fabricante de Bolha é livrar o vento que faz pressão sobre o piloto, ou seja o vento que incide no peito, assim ele consegue andar muito mais relaxado, rendendo muito mais o passeio ou viagem.
O efeito colateral do uso de algumas Bolhas são:
a) o vendo incidindo na linha da viseira, tornando a pilotagem irritante.
b) o vento na linha do queixo, fazendo com que o vento turbilhonado faça muito barulho dentro do capacete, chegando a fazer algumas pessoas perderem parte da audição depois de algum tempo.
c) o vento sacudindo a cabeça em velocidades acima de 120 km/h.
A Bolha mais alta é a solução?
em alguns casos sim e outros não, porque toda Bolha precisa de um certo angulo de inclinação para ter penetração aerodinâmica, Bolhas muito em pé acabam gerando mais arrasto, consecutivamente a moto vai andar menos e gastar mais.
O DEFLETOR serve para livrar o piloto do vento incomodo sem perder a estética e a desenvoltura da moto.
O DEFLETOR lança o vento para outra altura sem gerar desconforto.
As pessoas confundem muito prolongadores de Bolhas com DEFLETORES, são duas coisas totalmente distintas. O prolongador é aquela peça que é colocado na mesma linha da curva da bolha fazendo ela ficar mais alta, consequentemente a curva de vento vai aumentar na mesma proporção da peça. Já o DEFLETOR ele cria uma zona de pressão que lança o vento de 3 a 4 x mais alta que a própria peça, por isso ela necessariamente não precisa ser tão grande.
Minha experiência nesta área já tem 30 anos, então posso falar com a propriedade de quem já desenvolveu tudo em termos de Bolhas, Defletores e Acessórios de moto.
Atualmente montei uma fabrica de defletores que chama DRAKAR e fabrico meu primeiro modelo de defletor chamado Sírius.
Se alguém quiser conhecer mais meu produto pode ver no Site: http://www.defletoresdrakar.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;
Abç
Produto fabricado em aço inox e policarbonato, não necessita furar para instalar.

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Mensagem por Angelo » 15 Nov 2014, 23:42

Interessante..
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Alexsandro Rupp
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 19 Fev 2014, 15:37
Cidade onde mora: Caxias do Sul/RS

Re: Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Mensagem por Alexsandro Rupp » 12 Dez 2014, 22:26

Bem interessante!

Responder