Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Mensagem por doug01n » 31 Mai 2011, 10:18

Pessoal, após muito discutir e pensar na aerodinâmica, ângulos da bolha e mecânica de fluídos, decidi gastar um pouco mais que o que gastaria numa bolha mais longa da motovisor, e peguei ontem um defletor de ar, feito por um cara que conheci na frente da loja X-Brasil, que depois de 10 minutos de conversa, tirou o defletor que ele fez da bolha da GS650 dele e colocou na tenerezinha para teste.

Este defletor que estou é uma "versão 2.0", feita em acrílico cortado a laser (acabamento sensaconal), e bem leve, pouco mais de 100g, totalmente ajustável em inclinação e largura doa parte que prende na bolha, que aliás, é por encaixe.

O que notei com os testes:
- O barulho do vento diminuiu consideravelmente na altura dos ouvidos (uso capacete escamoteável, recordista de barulho de turbulência);
- uma coisa qe me incomodava absurdamente recentemente era o frio que entrava por baixo do capacete... este simplesmente desapareceu.
- Com a diminuição do vento na parte do queixo, provavelmente isto favorece o uso de kits bluetooth para celular, pois acima de 70km/h era impossível conversar pelo barulho do vento dentro do capacete. Provavelmente vai facilitar o uso de intercomunicadores também;
- Não fiz testes de velocidade ainda para saber se influi na final, ou nas retomadas, mas parece não ter influência.

Contras:
- Meio grande, tem gente que nã vai gostar. Eu gosto de moto trail como a Tenerezinha com aparência de robusta, encara tudo, qualquer viagem que eu queira. Por isso em breve vou colocar um mata-cachorro que proteja o tanque, e também os bauletos laterais E21;
- É em acrílico, menos resistente que o policarbonato;
- Pode ser alvo de amigos do alheio... então tem que ficar esperto onde colocar a moto. (é preso apenas por encaixe).

Como fiz poucos testes, em breve retorno à este tópico, postando minhas impressões. Para quem gostar e quiser, passo os contatos do amigo autor da traquitana po MP.

Seguem fotos da traquitana instalada (desculpem pela qualidade e iluminação, fotos com o cel, na garagem do trampo):

Imagem

Imagem

Notem que ela fica a uns 3 dedos de distância da bolha, podendo ficar mais distante um pouco.
Imagem

Imagem

Imagem
Administrador

Savério
Visitante
Visitante

Re: Testando: Defletor de ar para bolha

Mensagem por Savério » 31 Mai 2011, 10:33

a idéia é muito boa mas pra terezinha não combina nem um pouco, bom ele não fez pra utilizar nela né... teria q utilizar os mesmos princípios mas dimensionado pra nossa motoca.

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Testando: Defletor de ar para bolha

Mensagem por doug01n » 31 Mai 2011, 10:34

Como falei, pelo visual, é ame-o ou deixe-o... não vai ter meio termo. rsrsrs
Administrador

Savério
Visitante
Visitante

Re: Testando: Defletor de ar para bolha

Mensagem por Savério » 31 Mai 2011, 10:57

hehehehe... o negocio mesmo é saber se um defletor elimina a turbulência, caso isso ocorro ai é só ir a traz de um q o agrade ;)

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Testando: Defletor de ar para bolha

Mensagem por doug01n » 31 Mai 2011, 12:58

Eu particularmente gostei... Deu um visual ainda mais encorpado pra Tenerezinha. Parece que ele faz um modelo menor também. Só não sei se o resultado aerodinâmico seria muito inferior, proporcional, ou o mesmo. Mas posso solicitar "amostras" com ele. O cara é dentista... :shock: Só pra ver o quanto ele gosta de moto, ele vendeu a 650GS que ele tinha, e pegou de volta a 1150GS do irmão dele de volta. Já foi 2x pro Chile, e está pensando qual vai ser a desse ano. ;)
Administrador

Savério
Visitante
Visitante

Re: Testando: Defletor de ar para bolha

Mensagem por Savério » 31 Mai 2011, 14:17

o cara curte mesmo ... ainda quero ir pra lá com a Terezinha, só tenho q dar uma equipada nela e achar um camarada pra ir junto pelo menos... vou comprar a bolha maior da motovisor, provavelmente o defletor deles tbem.

Gadz
Visitante
Visitante

Re: Testando: Defletor de ar para bolha

Mensagem por Gadz » 31 Mai 2011, 17:17

Eu já tive vontade de comprar defletor, mas são muito caros.
Esse daí eu achei muito grande, aqueles do tipo Touratech são apenas a extensão da bolha, sem esse avanço.

Imagem

Imagem

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Testando: Defletor de ar para bolha

Mensagem por doug01n » 31 Mai 2011, 22:51

Esse touratech custa meio rim, e funciona mais como um extensor de bolha do que um defletor, se for usada no mesmo angulo que a bolha original. Queria poder testar varios pra ver os resultados...
Administrador

Savério
Visitante
Visitante

Re: Testando: Defletor de ar para bolha

Mensagem por Savério » 17 Ago 2011, 11:35

Doug, está utilizando um novo modelo agora né http://tenereclub.com.br/viewtopic.php? ... 2&start=60 onde conseguiu ? funciona bem ?

Avatar do usuário
robram2004
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 93
Registrado em: 27 Mai 2011, 22:21
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Tenéré 250 - Defletor de ar para a bolha

Mensagem por robram2004 » 02 Set 2011, 17:48

Doug,

Vc poderia enviar o contato para aquisicao do defletor de ar?

Qual a extensao total do defletor + a bolha original?

Grato.

Responder