Galera bom dia!
Sou novo por aqui, comprei minha Té250 essa semana chega sexta.
Minhas dúvidas são as seguintes:
1a. Posso confiar nos produtos da Scam? Ou o suporte de bagageiro superior continua dando problema?
2a. No site diz que tal suporte tem limite máximo de 10kg. Com bauleto (seja lá qual for a marca) + digamos ROUPAS (para um final de semana) não vou ultrapassar tal peso?
3a. Vcs me indicariam colocar todos os acessórios disponíveis?
4a. O que vcs acham melhor, afastador de alforges ou suporte para bauleto lateral?
É claro que vou ter que colocar o reforço, Eu e minha mulher juntos pesamos 170kg + bauletos.. tadinha da 250.
Obrigado e espero poder compartilhar com vc tais informações.
Abraço
Samuel
Peças Scam
- samuelbettiol
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Re: Peças Scam
Não, na minha opinião baseada na experiência que tive com eles. O meu bagageiro acabou quebrando e o reforço de quadro raspava na roda. Acabei comprando um bagageiro de chapa de aço roncar e reforço de quadro do Reis, que não faz mais. Joguei fora os produtos da Scam que usei. Mas ouvi dizer que o reforço de quadro atual deles não pega mais na roda; teriam corrigido isso.1a. Posso confiar nos produtos da Scam?
Usar alumínio fundido para uma peça que sofre estresse cíclico significante não parece boa idéia. Um dia acaba quebrando. Mas se usar pouco e conseguir não cair, talvez aguente.Ou o suporte de bagageiro superior continua dando problema?
Só com roupas talvez não passe. Mas e com a garrafa de água? E algumas ferramentas? E uma compra que você faça? E quando uma doida der ré e derrubar sua moto estacionada, como fizeram comigo, será que a carga no baú passará de 10kg? Chapa de aço no pior dos casos entorta e dá para desentortar; alumínio fundido não! (nota: meu suporte do baú de aço não entortou)2a. No site diz que tal suporte tem limite máximo de 10kg. Com bauleto (seja lá qual for a marca) + digamos ROUPAS (para um final de semana) não vou ultrapassar tal peso?
Tem acessórios que são muito bons e ruins ao mesmo tempo. Acho fantástico ter protetor de mão num off. Por outro lado, prefiro andar nos corredores de SP sem protetor de mão e sem protetor de carenagem (que nunca comprei; acho um trambolho aquilo, mas talvez seja válido se o cara planeja cair muito). Eles atrapalham no semáforo fechado, quando você escorre pelos vãos possíveis até a primeira posição do farol. É normal passar com retrovisor a centímetros abaixo do manete; nessa hora o protetor de mão atrapalha.3a. Vcs me indicariam colocar todos os acessórios disponíveis?
Como viajo muito pouco com necessidade de carga extra, prefiro afastador fácil de desmontar. Os alforges são mais baratos também (da masada) que um par de E21 da Givi. Mas talvez, para a próxima super-viagem, eu acabe usando os E21, pela questão de vedação contra chuva longa e forte. Cada opção tem suas vantagens; não me arrependo de ter experimentado os alforges, mesmo que um dia mude para os bauletos. Os volumes que levei nos alforges não caberiam nos E21.4a. O que vcs acham melhor, afastador de alforges ou suporte para bauleto lateral?
Mas eu viajo sem garupa. Talvez no seu caso, com garupa e bagagem para 2, os E21 sejam mais convenientes, porque me parece que os alforges se desgastam bastante com maior uso. E no seu cenário você provavelmente os usará mais.
Boas viagens!
- samuelbettiol
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Re: Peças Scam
Grande amigo muito obrigado pelas informações.
Fiz a compra de bagageiro superior e lateral da GIVI.
Comprei os protetores de punho.. mas posso colocar e tirar caso não me adapte.
A princípio não vou comprar protetor de carenagem e motor.. só vou comprar o reforço. Possivelmente da Scam.
Quando a moto estiver pronta posto umas fotos.
Obrigado novamente.
Fiz a compra de bagageiro superior e lateral da GIVI.
Comprei os protetores de punho.. mas posso colocar e tirar caso não me adapte.
A princípio não vou comprar protetor de carenagem e motor.. só vou comprar o reforço. Possivelmente da Scam.
Quando a moto estiver pronta posto umas fotos.
Obrigado novamente.
- hdbatistela85
- Mestre-
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- Cidade onde mora: Osasco/SP
Re: Peças Scam
Amigo nao te aconselho a andar com carga sem o reforço de quadro , minha lander quebrou o quadro por eu andar carregado a moto fica muito feia parece que está torta e é um sacrifício pra soldar depois , pega o reforço no manivela. Com.br tenho ele a um bom tempo já ,
Protetor de motor com pedaleiras é bom pra viagem TB ! Abraços
Protetor de motor com pedaleiras é bom pra viagem TB ! Abraços
- BetoneiraVMC
- Novato-
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Re: Peças Scam
Boa tarde galera!
Comprei o bagageiro GIVI http://www.marquinhomotos.com.br/bagage ... eto-givi/p" onclick="window.open(this.href);return false;
Chegará em 6 dias (assim espero!!).Meu Baú é da GIVI-45L.
Antes da Smorfete (Apelido carinhoso dado à minha Teneré 250 azul) tive a "diablo verde"( Sahara verde 99) que usava esse mesmo baú. Só depois de 6 anos usando o baú e abarrotado com roupas, ferramentas, e barraca de camping + colchão inflável e com minha esposa dormindo na moto e jogando todo seu peso (58Kg... espero que ela não leia isso!!!kkkk) no baú é que ocorreu do bageiro da sahara trincar... aí a solução foi colocar um vergalhão por dentro do tubo do bagageiro e soldar... deu certo!!
Quanto a Reforçar para usar bagageiro mais pesado, não acho uma boa idéia.
1- Com o reforço trabalhando junto com o quadro da moto as tensões que seriam solicitadas apenas no bagageiro serão distribuídas para a parte do quadro (O bagageiro tem que ser menos resistente que o quadro para trabalhar como dispositivo de falha, ou seja, quem tem que quebrar devido esforço excessivo é o bagageiro e não o quadro.) E como geralmente não se tem informação de qual tipo de aço foi usado na fabricação do quadro da moto (acredito q com aço comum, que possui limite de escoamento de 235 MPa).
2- Os pontos fracos do reforço estão nas conexões (parafusos e soldas) que é a região onde se há uma grande concentração de tensões e dependendo do material do parafuso ou de uma solda mal feita a moto pode ir pro saco.
3- Existe uma capacidade máxima dos pneus. Se exceder a capacidade que eles aguentam por muito tempo, na melhor das hipóteses o pneu fica careca mais rápido e no pior se come asfalto.
Minha sugestão depois de aprender um pouco com a faculdade de engenharia mecânica e com a experiencia pilotando é: distribua o peso por toda moto e não exceda o limite que o fabricante informa no manual do produto...
Lembrem-se quebrar peças é o de menos, só dói no bolso! Lamber o asfalto, dói na carne e no bolso!!
Abraço irmãos! Se vierem pro RJ chama pra darmos um Rolé!
Comprei o bagageiro GIVI http://www.marquinhomotos.com.br/bagage ... eto-givi/p" onclick="window.open(this.href);return false;
Chegará em 6 dias (assim espero!!).Meu Baú é da GIVI-45L.
Antes da Smorfete (Apelido carinhoso dado à minha Teneré 250 azul) tive a "diablo verde"( Sahara verde 99) que usava esse mesmo baú. Só depois de 6 anos usando o baú e abarrotado com roupas, ferramentas, e barraca de camping + colchão inflável e com minha esposa dormindo na moto e jogando todo seu peso (58Kg... espero que ela não leia isso!!!kkkk) no baú é que ocorreu do bageiro da sahara trincar... aí a solução foi colocar um vergalhão por dentro do tubo do bagageiro e soldar... deu certo!!
Quanto a Reforçar para usar bagageiro mais pesado, não acho uma boa idéia.
1- Com o reforço trabalhando junto com o quadro da moto as tensões que seriam solicitadas apenas no bagageiro serão distribuídas para a parte do quadro (O bagageiro tem que ser menos resistente que o quadro para trabalhar como dispositivo de falha, ou seja, quem tem que quebrar devido esforço excessivo é o bagageiro e não o quadro.) E como geralmente não se tem informação de qual tipo de aço foi usado na fabricação do quadro da moto (acredito q com aço comum, que possui limite de escoamento de 235 MPa).
2- Os pontos fracos do reforço estão nas conexões (parafusos e soldas) que é a região onde se há uma grande concentração de tensões e dependendo do material do parafuso ou de uma solda mal feita a moto pode ir pro saco.
3- Existe uma capacidade máxima dos pneus. Se exceder a capacidade que eles aguentam por muito tempo, na melhor das hipóteses o pneu fica careca mais rápido e no pior se come asfalto.
Minha sugestão depois de aprender um pouco com a faculdade de engenharia mecânica e com a experiencia pilotando é: distribua o peso por toda moto e não exceda o limite que o fabricante informa no manual do produto...
Lembrem-se quebrar peças é o de menos, só dói no bolso! Lamber o asfalto, dói na carne e no bolso!!
Abraço irmãos! Se vierem pro RJ chama pra darmos um Rolé!
Betoneira - VINGADORES MC