Raiser-Elevador-Alongador de guidão CONSIDERAÇÕES FINAIS!

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
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Roots_Rider
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Raiser-Elevador-Alongador de guidão CONSIDERAÇÕES FINAIS!

Mensagem por Roots_Rider » 04 Nov 2014, 21:40

Nas duas últimas trilhas que fiz deixei a moto cair do mesmo lado na maior bobeira...
Entortou o guidão na primeira, mas nada que eu ligasse muito. Na segunda eu voltei pra casa pilotando a moto torto. :lol: :lol:
Bom, fui na CC e perguntei o valor, 150 o novo guidão, mais a mão de obra, 170. :pdavida:
Resolvi dar uma pesquisada e acabei comprando um guidão de alumínio de motocross da IMS :boxe: , melhor custo benefício na minha opinião.

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Pois bem, coloquei o guidão e as primeiras impressões foram:
- Mais largo, mas rígido, pegada mais esportiva, me senti na minha velha DR400.
Dei uma volta no quarteirão e a moto ficou bem legal de dirigir, mas não muito confortável.
Fora que o guidão pegava na bolha nas curvas mais fechadas e por um pentelhonésimo não pegava no tanque.
Isso que da colocar um guidão de moto cross em uma touring... :batecabeca: enfim.
Fui atrás do tão falado RAISER
Wing Motos na GO tinha o raiser por 69,00.


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Comprei e fui pra casa instalar rezando pra que não precisasse mexer no acelerador... :oremos:
Bom, não adiantou, tive que colocar o acelerador pra baixo :thumbdown:
Aproveitei pra organizar todos os cabos e revisar meu freio dianteiro, lubrificar cabo de embreagem...dar um talento geral.
Moto devidamente montada fui dar uma volta.
Estranhei um pouco (sempre parece que você trocou de moto, não só o guidão), não tava pegando na bolha nem no tanque...bonitão...gostei!

Agora minhas considerações finais sobre guidões:

:arrow: Original: Perfeito pra moto. To com ela a dois anos e nunca tive problemas. Entortar todo guidão entorta quando cai, seja de alumínio ou de ferro. É até bom que entorte para não sobrecarregar as mesas. Antes mexer no guidão que ter que alinhar toda a frente da moto. A minha já tomou alguns rolas e o guidão nunca me deixou na estrada. Fora isso o guidão original NÃO É TÃO PESADO se comparado com o de alumínio. Ainda mais se tiver que usar o Raiser como eu usei, acho que deve ficar na mesma, se não mais pesado.
:arrow: Guidão de aluminio SEM RAISER: Animal, como disse antes lembrou minha DR400, largo, pegada esportiva, passa toda a leitura do solo e suspensão para as mãos. Meio cansativo usar em longas viagens e no transito. É pior que o original por ser um pouco mais baixo e e mais largo. Parece que vai pegar em todos os retrovisores. Pega na bolha e fica pertinho do tanque.
:arrow: Guidão de alumínio COM RAISER: Ótimo, não pega na bolha, não pega no tanque, é mais largo, mas por estar mais alto os braços não vão tão esticados. Perde bastante daquela sensação de esportividade devido, além da posição de pilotar ficar mais tiozão, mais ereto, por causa dos amortizadores de gudão. O raiser causa um efeito alavanca eles mexem mais e a consequência é a sensação de um guidão mais molenga (apesar de uma galera gostar disso por dizerem que vibra menos). A mulher aprovou, falou que eu fico mais perto dela e que quando eu freio ela não fica indo pra frente e batendo os peitos nas minhas costas.


Conclusões finais:
Procurei mas não achei nenhum guidão de alumínio que se encaixasse na moto sem ter que fazer nenhuma adaptação na altura ou largura :batecabeca: . Se alguém souber de um por favor poste pois acho que é de interesse geral do clube. :thumbup:
Acredito que seria a melhor opção um guidão de alumínio, mais largo e pouca coisa mais alto que o original. Acredito que assim ele ficaria mais leve que o original, não precisaria do pesado raiser, deixaria a moto um pouco mais confortável sem prejudicar a esportividade. :rock:

Recomendações:
Gosta de cross e é baixinho? Adapta a bolha a um guidão de cross sem raiser e manda bala. Configuração mais esportiva que eu testei.
Gosta de cross e é alto? Encontre o guidão que eu não achei ou faça o que eu fiz, guidão mais largo de cross mais raiser.
Só anda na cidade mas acha que a moto vibra demais? Faça o que eu fiz, Guidão de alumínio + Raiser
Viaja com a patroa e tem mais de 1,70? Faça o que eu fiz, vai melhorar sua viagem.
Tem mais de 1,80? Faça o que eu fiz. Apesar de parecer alta essa moto é bem compacta e castiga os mais altos em longas viagens.
Tem dores nas costas? Guidão original + raiser, se não resolver vai melhorar bastante.
Quer trocar de guidão só deixar a moto mais estilosa? A moto ja é bem estilosa e o guidão vai ficar escondido na carenagem. As adaptações darão mais dor de cabeça que estilo.
Acha o guidão original caro? Na verdade ele não é caro se comparado aos bons do mercado. E ele é um bom guidão.


No final:
Guidão alumínio IMS: R$150,00
Raiser de alumínio: RS70,00?
Total: R$220,00.
Se fosse só trocar o guidão original ia gastar 50 reais a menos.
Compensaram os 50 reais a mais? Pra mim que tenho 1,80 a posição de pilotagem melhorou, mas sinto falta da esportividade...então acho que ficou a mesma coisa.





Espero ter ajudado os mais indecisos...

Paz, amor e energias positivas a todos!! :rock:
Dt 200 (1996) - Ténéré 600 (1989) - DRZ 400 (2009) - Ténéré 250 (2011) - RD 135 (1995) - Thruxton 900 (2015) - F650Dakar (2001)

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Radames Aragon
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Re: Raiser-Elevador-Alongador de guidão CONSIDERAÇÕES FINAI

Mensagem por Radames Aragon » 04 Nov 2014, 22:01

Eu tb uso riser, de 5cm, e posso dizer q também foi muito bom ter feito isso. Tenho 1,81m e mesmo puxando o guidão pra trás, em viagens longas senti a lombar devido ao tronco ter q ficar inclinado pra frente; com o alongador as mãos e coluna ficaram em postura relaxada, e quando quero animar as coisas posso sentar mais à frente e sentir o guidão em ótima posição. Pra ficar de pé também está bom, mas de qquer forma me sinto agachado.

Só acho q isso é um caso específico; a ergonomia na moto varia muito pela altura, comprimento dos braços, do tronco. Conheço quem anda horrores com ela com guidão original, mesmo sendo mais alto do q eu, e o oposto, mais baixos q se incomodam.

Ah, outra coisa, também achei melhor virar os cabos do acelerador para baixo. Apenas o freio é q ficou na posição máxima e por isso encomendei o Aeroquip com +5cm pra compensar.

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Angelo
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Re: Raiser-Elevador-Alongador de guidão CONSIDERAÇÕES FINAI

Mensagem por Angelo » 15 Nov 2014, 20:59

Hoje montei numa Tenere com guidao estilo cross e com riser (acho que 5cm), achei bem bacana mesmo! :thumbup:

Da a sensacao de melhor controle e ser uma moto de maior porte, tenho 1,87m, bracos e pernas compridos (parecendo uma garca mesmo, rs) e achei bem confortavel, apesar de nao andar com a moto propriamente, mas ficou bem legal, do estilo que eu gosto....meio..tiozao, hehehe :sol:

Muito provavel eu fazer essa adaptacao na minha.


So nao reparei nos comandos do guidao, se foram adaptados / mexidos.
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

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