Ténéré 250 com Aerokip

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados aos acessórios específicos do modelo Ténéré 250.
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LMattosBS
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Ténéré 250 com Aerokip

Mensagem por LMattosBS » 17 Abr 2011, 14:24

Primeira mão :thumbup:

Instalado o Flexível de Freio em malha de aço RCA na Dianteira... com Fluido Motul Dot 5.1 usando as pastilhas originais com 7000km rodados..

Impressões:
Tranca até o pneu dianteiro cantar;
Engole o curso da suspensão, parece que a suspensão tinha que ser mais rígida.
Manete fica com o cuso bem curto.
Não é muito progressivo, talvez ainda falte tato com a nova situação.

Tem que tormar cuidado para não capotar para frente ou deixar o guidão virar de lado.

Tive problemas com dois passadores de borracha que não ficaram legais, vieram menores que o original, amassei os alojamentos com alicate para que o mesmo não saia, e posteriormente as fotos coloquei um lacre para garantir. Vou passar isso para o fabricante.

Segue fotos:
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Passador quase pulando fora:

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Esse passador que tive problemas pois esta diretamente ligado ao curso da suspensão:

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Folga para suspensão trabalhar:

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Ótimo acabamento:

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Re: Flexível de Freio em malha de aço (Aerokip)

Mensagem por antonioneiva » 18 Abr 2011, 11:24

pronto.... gostei.... teve um comparativo com a XRE300 (revista duas rodas) que a 80km/h a ténéré parava 5 metros depois da XRE... juro que isso foi um fator que me preocupou muito... Tomara que com essa modificação as coisa mudem...

Ficou legal.. gostei mesmo!

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Re: Flexível de Freio em malha de aço (Aerokip)

Mensagem por LMattosBS » 18 Abr 2011, 20:13

Hoje foi o primeiro dia de uso...
90km rodados.
Suavizou o manete.
Ficou mais progressivo...
Esta muito firme a parada imediata da moto.
A transferência de peso é enorme.
Recomendo a todos.
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Re: Flexível de Freio em malha de aço (Aerokip)

Mensagem por leco22 » 07 Mai 2011, 21:34

Mais algum update em relação ao funcionamento Leonardo?
Muito provavelmente vou instalar na minha pretinha também.
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Re: Flexível de Freio em malha de aço (Aerokip)

Mensagem por LMattosBS » 08 Mai 2011, 14:01

Ja acostumei.
Não mudei as pastilhas originais.
Ficou mais eficiente, mas a sensação de força continua. Ao menos sei que ao fazer força a moto realmente para.
Entre o sistema nissin aplicado pela honda e o nissin aplicado pela yamaha tem algo diferente. Sei naum derrepente é pinimba do povo...
Talvez mudando o diâmetro do disco ou dos pistões... Algo para a engenharia estudar.
Para eles, Yamaha BR, em relação a uma moto 250cc tá otimo... mas queria andar numa WR 250cc e ver se tem essa mesma impressão ao freiar...
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Re: Flexível de Freio em malha de aço (Aerokip)

Mensagem por doug01n » 09 Mai 2011, 09:43

Freios mais eficientes sem um C-ABS em situações que exigem frenagens de emergência em que se deve dosar bem a força no manete (levar uma fechada em dia de chuva, por exemplo) não seriam um convite ao chão?
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Re: Flexível de Freio em malha de aço (Aerokip)

Mensagem por leco22 » 09 Mai 2011, 12:28

Doug, sua lógica não está errada, mas considero uma questão de costume mesmo.
Pessoalmente não tenho muita experiência com moto, é verdade, mas rodo o Rio todo de bike e minhas bikes sempre tiveram freios estúpidos, por exemplo, freios hidráulicos de 4 pistões e discos com 200mm de diâmetro em pneus de 23mm e 150 psi...
De qq forma achei o freio muito borrachudo mesmo, pelo meu gosto de freios mais agressivos vou efetuar a mudança.

Mas acho que o alerta é muito valido, muitos assim como eu estão entrando (ou voltando) ao universo da moto com a Têzinha, tem que ficar na cabeça que realmente qualquer modificação neste sentido pode tornar a moto mais insegura e fazer o efeito inverso do esperado.
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Re: Flexível de Freio em malha de aço (Aerokip)

Mensagem por LMattosBS » 09 Mai 2011, 13:31

Vamos ao contrario... e freada de emergência sem freio? É acidente tambem...
Tudo e treino.
Sempre quando estou de bobeira dou uma esticada até algum lugar e fico praticando... Barro, asfalto limpo, asfalto sujo, Asfalto molhado etc...
Com esse freio não consigo travar a roda dianteira. Nem querendo... No asfalto seco... Molhado é sempre mais dificil... Mas no molhado ninguem anda no limite..

Já pedalei muito tambem... e em trilhas trancar freio não é eficiente...

Voce sabe quando precisar dos freios quantos metros ela vai parar? E qual a exigência do mesmo?
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Re: Flexível de Freio em malha de aço (Aerokip)

Mensagem por doug01n » 09 Mai 2011, 14:52

No ritmo que eu ando, normalmente não preciso frear. Uso apenas a redução para manter a velocidade que preciso. As vezes entre uma redução e outra o giro sobe a 7.500RPM... E só vou frear quando estou praticamente em primeira, a 10km/h.

Já tive que frear emergencialmente em curva, na chuva, e prefiro trancar o traseiro do que correr o risco de ter qualquer travada na roda dianteira.

Conseguiu fazer uma estimativa de aumento da eficiência na frenagem com os novos flexíveis?
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Re: Flexível de Freio em malha de aço (Aerokip)

Mensagem por LMattosBS » 10 Mai 2011, 21:47

No meu vou resumir.... são 15km de pista de transito rápido... Só que como em SP o RJ tambem para... E a galera fecha o corredor toda hora... e os motoboys circulam a 70km/h para cima... Me vêem lento e cortam os carros e cruzam a sua frente.. ou freia ou engole a rabeta da moto dele...
Depois são 20km de rodovia. No ritmo de 90 a 120km/h... e sempre tem um engraçadinho que não vê a moto e corta o carro a frente e te empurra para o lado para realizar a manobra com mimino de espaço... Quando não aparece um caminhão andando a 60km/h na rodovia cortando outro a 60km/h tambem... ai geralmente tenho que ficar atento e ja sabendo que vou ter que frear rapido... pois todos querem cortar os caminhões sem perder o ritmo...

Ja rabiei com a tenere umas 3 vezes nesse 5 meses de uso. 2 no seco e 1 no molhado que foi desesperador. Mas foi eu que tive que aplicar força no traseiro para compensar o dianteiro. Foram sustos incriveis.. 1 deles simplesmente o motociclista bateu a 70km/h na traseira do carro que vinha parando e eu atras.... aff..
Sempre quando posso para no motor + Freio, para acender a luz.

Nem imagino o que é trancar freio em curva... Morro de medo de passar por essa experiência... Fazendo lento de brincadeira a moto quando volta pegar aderência te joga para o outro lado...
As vezes ao entrar na rodovia que é uma curva fechada e um pouco cega entro na curva a 60km/h e no topo do viaduto tem uma carreta a 20km/h ou menos... Todos dão aquela parada brusca e ao frear a moto a mesma levanta sozinha.
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