Esse lance do paralamas dianteiro alto além de depender do gosto do camarada, vai depender do que ele pretende com a moto!
Não sei se já pararam pra pensar, mas sabem por que o paralamas da Ténéré é coladinho ao pneu?!
Pois é... a proposta da Ténéré (250, 660 e 1200) é estradeira, ou seja, viagens podendo pegar terrenos variados mas, viagens! O que quer dizer que você estará numa certa velocidade de cruzeiro!
Sim, e daí?!
E daí que o paralamas baixo, colado ao pneu, não prejudica a estabilidade da moto! Como assim?!?!?!
Vamos lá... Se você colocou um paralamas alto, como é o caso do nosso amigo aqui em questão, esse paralamas vai fornecer área de contato para o vento que vai pegar a moto na hora da esradinha!
O paralamas vai trabalhar parecido com uma asa delta, ou seja, o vento vai pegar por baixo do paralamas e vai empurrá-lo para cima, deixando a frente da moto mais leve e, como consequência, menos estável!!
Então, se o camarada pretende pegar estrada com a Ténéré, melhor não mexer no paralamas! Deixa como está!
Mas se sua opção por viagens, principalmente as médias e longas, for muito baixa ou até nula, manda ver troca o paralamas!
Digo isso porque já tive uma Bros e pegava estrada direto com ela (Recife - Maceió: 285km), e sentia isso na moto. Quando estava na estrada, a velocidade de cruzeiro na Bros era de 90km/h. E eu sentia claramente esse efeito na moto, causado exatamente pelo paralamas alto e, sem falar que ele ainda é largo!
Quando troquei a Bros pela Ténéré ntei essa diferença na hora! A dianteira da moto fica mais no chão, porque o vento nõ tem toda aquela superfície do paralamas alto pra agir!
Então fica aí a dica...
Grande abraço a todos!